domingo, 30 de maio de 2010

5ª Rodada do Brasileirão

Os jogos de sábado na quinta rodada do Campeonato Brasileiro foram de dar sono. Em 3 partidas, 3 empates e apenas 2 gols marcados:

Avaí 0 x 0 Vitória Ceará 1 x 0 Cruzeiro
Flamengo 1 x 1 Grêmio
Palmeiras 0 x 0 Grêmio Prudente

Felizmente, as partidas de domingo foram mais interessantes:

Internacional 4 x 1 Atlético PR
Guarani 0 x 0 São Paulo
Atlético MG 1 x 3 Fluminense
Corinthians 4 x 2 Santos
Botafogo 1 x 1 Vasco
Ceará 1 x 0 Cruzeiro
Atlético GO 1 x 3 Goiás

Sem Jorge Fossati, o Internacional simplificou seu esquema tático e obteve ótimo resultado, vencendo com folga o Furacão. Enquanto isso o Fluminense surpreendeu o bom time do Atlético MG, foi superior em boa parte do jogo, principalmente na segunda etapa, e garantiu a vitória fora de casa. O time de Muricy assume a terceira posição na tabela e começa a ganhar confiança.

Quem também conseguiu somar importantes pontos fora de casa foi o Goiás, com sua primeira vitória na competição, empurrando o rival e adversário do dia para a lanterna da tabela. Apesar disso, o clima continua tenso no clube.

A rodada foi marcada por muitos empates (5 no total), bem como pela permanência do Corinthians na liderança e um novo e surpreendente vice-líder, o Ceará. O time paulista mostrou sua força mais uma vez, marcou muito bem e venceu com autoridade a equipe do Santos, e após 5 partidas mantém o ótimo aproveitamento de 86,7%. O novo vice-líder, por sua vez, enfrentou a grande equipe do Cruzeiro, mas não se assustou e conseguiu uma ótima vitória. Corinthians e Ceará são as duas únicas equipes que continuam invictas no Brasileirão 2010.

Suíça

Vamos falar agora da última das seleções européias da Copa do Mundo, a Seleção Suíça.

Grupo H: Espanha; Suíça; Honduras; Chile;
Participações Anteriores: oito (1934,38, 50, 54, 62, 66, 94,e 2006)
Melhor Colocação: 7º lugar (1934 e 1938)
Destaque: Alexander Frei, maior goleador da história da Seleção Suíça, e centroavante do Basel.
Ranking da FIFA: 24º lugar
Números em Copas:
Jogos disputados: 26
Vitórias: 8
Empates: 5
Derrotas: 13
Gols marcados: 37
Gols sofridos: 51
Desempenho nas Eliminatórias:
Vitórias: 6
Empates: 3
Derrotas: 1

Uma boa campanha nas eliminatórias, com a primeira colocação num grupo considerado relativamente fácil, a Suíça chega a sua nona Copa do Mundo com a promessa de alcançar um bom resultado e quem sabe até ir adiante das quartas-de-final, seu melhor resultado em copas.

Pra isso, os Schweizer Nati, contam com algumas peças experientes no seu elenco: o técnico alemão Ottmar Hitzfield, os bons zagueiros Lichsteiner (Lázio) e Senderos (Arsenal) os meias Tranquillo Barnetta (Bayer Leverkusen) e Behrami (West Ham) e o matador e maior destaque do time, Frei (Basel).

Assim como o grupo das eliminatórias, o seu grupo da Copa é relativamente fácil. Apesar de contar com a favorita Espanha, as seleções do Chile e de Honduras apresentam pouco desafio para os suíços, que devem, tranquilamente, alcançar as oitavas-de-final. No entanto, passar dessa fase implica em, provavelmente, vencer o Brasil, aí já começa a complicar.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Sem mais 100%

Acaba de encerrar a 4ª rodada do Campeonato Brasileiro 2010. Não temos mais nenhum time com 100% de aproveitamento, assim como não há mais nenhum time sem pontos.


A rodada foi marcada pelo bom aproveitamento do fator campo, na qual nenhum dos visitantes venceu. Apenas Corinthians e Ceará conseguiram somar pontos fora de casa. O segundo jogou contra o Goiás que saiu do "zero" na tabela.


Vitória 4 x 3 Atlético MG

Grêmio 3 x 0 Avaí

Fluminense 2 x 1 Flamengo

São Paulo 1 x 0 Palmeiras

Cruzeiro 1 x 0 Botafogo

Santos 3 x 1 Guarani

Grêmio Prudente 2 x 2 Corinthians

Vasco 3 x 2 Internacional

Atlético PR 2 x 1 Atlético GO

Goiás 0 x 0 Ceará


Vale destacar, inicialmente, a campanha do Corinthians, que apesar de perder os 100%, permanece na liderança da competição com 10 pontos somados, 2 acima de Santos e Cruzeiro. O time fez um bom jogo na quarta feira contra o Grêmio Prudente, com boas chances dos dois lados e placar justo.


E por falar em Santos e Cruzeiro, ambos tiveram partidas complicadas, mas conseguiram importantes vitórias e começam a esboçar o que provavelmente será uma disputa pelo título ou ao menos por uma vaga na Libertadores, visto que são duas grandes equipes.


Cabe referir ainda, a boa vitória do Grêmio que parece ter finalmente acordado o time na competição, o triunfo de São Paulo e Fluminense nos clássicos paulista e carioca, e ainda, a virada do Vasco que chegou a estar perdendo por 2 x 0 contra o Internacional.


Restam apenas 3 rodadas até o intervalo da Copa do Mundo e todos querem poder aproveitar essas “férias” sabendo que fizeram um bom inicio de campeonato para não precisar correr atrás do prejuízo depois.


(na foto, o craque Dario Conca, que marcou o gol da vitória do Fluminense)

terça-feira, 25 de maio de 2010

Espanha

São tantos os grandes nomes desta Seleção, que chega a ser muito difícil apontar um principal destaque. É, provavelmente, o elenco mais forte da Copa 2010 e fez uma campanha perfeita nas eliminatórias.
uniforme da Seleção da Espanha
Grupo H: Espanha; Suíça; Honduras; Chile;
Participações Anteriores: doze (1934, 50, 62, 66, 78, 82, 86, 90, 94, 98, 02 e 2006)
Melhor Colocação: 4º lugar (1950)
Destaque: Xavi Hernández, meio-campista, maestro do Barcelona.
Ranking da FIFA: 2º lugar
Números em Copas:
Jogos disputados: 49
Vitórias: 22
Empates: 12
Derrotas: 15
Gols marcados: 80
Gols sofridos: 57
Desempenho nas Eliminatórias:
Vitórias: 10
Empates: 0
Derrotas: 0

Casillas, Puyol, Pique, Xabi Alonso, Iniesta, Xavi, Fábregas, Torres e Villa estão entre os melhores jogadores do mundo em suas posições. A dupla de defesa, assim como o meio campo, possui muito entrosamento vindo do Barcelona, que por sinal é a base dessa Seleção, tanto pelo elenco como pelo estilo de jogo. Já no ataque, os dois jogadores podem não atuar no mesmo clube, mas encaixam em seu estilo de jogo de maneira perfeita. Fernando Torres e David Villa formam uma das melhores duplas de ataque do mundo, talvez a melhor.

Pelo elenco e pelo futebol apresentado nos últimos anos, o time comandado por Vicente del Bosque é apontado por muitos como grande favorito ao título, mas dito isso, seguidamente, vem a tona outra questão: a Fúria sempre chega forte na Copa, e sempre amarela. Nunca disputou uma final e não chega a uma semi desde 1950. Será que isso vai se repetir esse ano?

A verdade é que é impossível saber se isso vai acontecer, por isso discordo daqueles que duvidam da Espanha, pois qualidade ela possui de sobra, e com certeza vai brigar feio para aproveitar aquele que talvez seja o seu melhor momento na história. Pode não ser campeã, mas com certeza vai incomodar, e quem sabe agora seja o momento de quebrar esse tabu!?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Diego Milito, o Rei da Europa!


Neste sábado aconteceu a final da Liga dos Campeões da Europa, que foi sediada em Madri, jogada no Santiago Bernabéu, e disputada pelo atual campeão do Campeonato Alemão e da Copa da Alemanha e pela atual campeã do Campeonato Italiana e da Copa da Itália: Bayern de Munique x Internazionale de Milano.


Um jogo que prometia fortes emoções. De um lado a ausência de um dos cérebros do time, já que Franck Ribery estava suspenso, do outro, um dos baluartes do melhor sistema defensivo do mundo teria de assistir o jogo das arquibancadas, já que Thiago Motta havia sido expulso no jogo anterior. Se as ausências eram sentidas, as presenças eram temidas. Robben, Olic e Schweinsteiger pelo lado alemão e Milito, J. César, Lúcio e Sneijder pelo lado italiano, isso só para citar alguns dos craques que estariam em campo. Além de todo esse circo montado, ainda havia a guerra de gênios nos bancos de reserva, entre o holandês Louis Van Gaal, que diz jogar para a torcida, e o português José Mourinho, que prega o futebol pelo resultado.


O jogo começou quente no meio-de-campo, com ambos os clubes tentando encontrar brechas para abrir o placar. Enquanto a Inter era mais efetiva, o Bayern assustava pouco o goleiro Julio César. E aos 35 minutos, após uma belíssima jogada do holandês Sneijder, a bola sobrou para Milito que deu uma “paradinha”, enganou o goleiro Butt, e tocou a bola para o fundo das redes. Alguns minutos depois, Milito procurou Sneijder, que parou numa bela defesa do goleiro alemão. Em outro lance de perigo, o holandês cobrou uma falta venenosa e mais uma vez Butt fez grande defesa.


A bola rolou no segundo tempo e o Bayern foi ao ataque, Robben em chutes a distância e Olic de dentro da área tiveram suas chances, mas a defesa nerazurri não permitiu que houvesse a igualdade no placar. Jogando nos contra-ataques, sua arma letal, a Inter conseguiu ampliar o placar, com ele, Diego Milito. Após um belo drible de corpo em cima do zagueiro, o argentino tocou novamente para o fundo das redes pra consolidar o placar de 2 a 0. O time alemão até que tentou, Klose e Gómez entraram, mas não conseguiram dar outros números ao jogo. A Inter é campeã da Champions League, depois de um jejum que já passava dos 40 anos.

domingo, 23 de maio de 2010

Brasileirão - Rodada 3

Com o intervalo nas demais competições, finalmente todas as atenções estão centradas para o Campeonato Brasileiro 2010. Esse final de semana aconteceu a terceira rodada. Abaixo todos os resultados:


Botafogo 3 x 0 Goiás

Atlético GO 1 x 2 Santos

Palmeiras 4 x 2 Grêmio

Internacional 0 x 2 São Paulo

Corinthians 1 x 0 Fluminense

Ceará 1 x 0 Vitória

Atlético MG 3 x 1 Atlético PR

Flamengo 3 x 1 Grêmio Prudente

Guarani 2 x 2 Cruzeiro

Avaí 2 x 0 Vasco


Destaque inicial para o Botafogo, que conseguiu mais uma boa vitória no campeonato, desta feita sobre o lanterna Goiás, que permanece sem somar pontos. Ainda é cedo para qualquer tipo de prognóstico, mas o Botafogo está começando a mudar a opinião de muitos que não acreditavam no time esse ano.


Quem também se deu bem foi o Corinthians que, com um belo gol de falta do zagueiro Chicão (foto), venceu o Fluminense e após três rodadas é o único time com 100% de aproveitamento, provando que nem todo seu projeto se resumia à Libertadores.


Também não há como deixar passar em branco a boa atuação do São Paulo, naquela que talvez tenha sido a partida mais observada da rodada, pelo fato de que será o próximo confronto brasileiro na Libertadores. Quem levou a melhor foi o time paulista, com um gol de Fernandão (ex-Inter), o primeiro dele pelo tricolor paulista.


Pelo início do campeonato, o que se pode constatar com nitidez é a disputa acirrada que envolve a competição, onde não há um time muito inferior ou muito superior aos demais. Prova disso é que aqueles times dados como “rebaixados” antes mesmo de começar a competição, já estão surpreendendo. O Avaí venceu mais uma e é segundo colocado, enquanto o Guarani deixou escapar a vitória, mas assim como o Ceará está fazendo um bom início de competição. O Brasileirão promete...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Libertadores e Copa do Brasil - quartas e semi

No meio dessa semana tivemos as partidas decisivas pela Copa do Brasil e Libertadores. Começando pelas semi-finais da primeira:


Vitória 4 x 0 Atlético GO (4 x 1)

Santos 3 x 1 Grêmio (6 x 5)


O Vitória conseguiu aproveitar a vantagem do mando de campo e impôs o seu futebol contra o Atlético GO desde o início da partida, aplicando uma goleada e classificando-se com tranquilidade para a final.

Mas o jogo que todos estavam atentos foi outro. O Grêmio fez um ótimo primeiro tempo, conseguindo inclusive empurrar o time do Santos para o seu campo de defesa. Entretanto, o time visitante não soube aproveitar as oportunidades, e no segundo tempo o Santos voltou determinado a mudar a partida. Como resultado, logo aos 5 minutos, em um lindo chute de fora da área, Ganso abriu o placar. O time do Grêmio se desestabilizou com o gol sofrido e pouco conseguiu criar na segunda etapa, o placar acabou no 3 x 1.


Santos x Vitória Não foi uma partida tão boa quanto a primeira, mas foi um jogo interessante, de animos exaltados, com momentos de superioridade dos dois lados, de grandes jogadas e lindos gols por parte do time paulista. O Grêmio provou ter um ótimo elenco e um time muito competitivo, e o Santos demonstrou que será muito difícil segurar esse time arrasador, e que Ganso merecia sim uma vaga na Seleção.


Quanto a Neymar, digo o contrário, não vejo nele maturidade para tanto, pois além de não ter criado praticamente nada na partida, perdi a conta de quantas vezes se atirou no chão tentando cavar falta ou pênalti.


O Santos é, indiscutivelmente, o favorito ao título da Copa do Brasil, mas como futebol só se decide após o apito final, veremos...


A cotovelada de Kleber em Richarlyson

E é com essa premissa que o Internacional assegurou sua vaga. Na primeira partida 1 x 0 com gol no finalzinho do jogo, e ontem perdendo por 2 x 0 contra o bom time argentino, o Inter marcou o gol da classificação aos 43 do segundo tempo. Apesar da classificação para as semi-finais, Fossati continua sendo contestado e demonstrou muita irritação na coletiva, como sempre.


Abaixo todos os resultados das quartas de final:

Estudiantes 2 x 1 Internacional (2 x 2)
São Paulo 2 x 0 Cruzeiro (4 x 0)
Universidad do Chile 1 x 2 Flamengo (4 x 4)
Libertad 2 x 0 Chivas (2 x 3)

O São Paulo assegurou sua vaga com nova vitória sobre o Cruzeiro, que ficou sem Kleber desde o início da partida, expulso por uma cotovelada no Richarlyson (alguma novidade!?). Enquanto isso o Flamengo deu adeus à competição com uma vitória sobre o Universidade do Chile, mas que não foi o suficiente, pois havia perdido em pleno Maracanã. Quem também venceu mas não se classificou, foi o Libertad.

Assim como na Copa do Brasil, vejo uma "final antecipada" entre Internacional e São Paulo. Não pelo fato de que o vencedor será necessariamente o campeão, pois o futebol tem surpresas, mas porque as duas equipes (mesmo não apresentando grande futebol no ano) são muito superiores aos fracos Chivas e Universidad do Chile.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Adiós, Paradinha!!

Após muito tempo de discussão, finalmente a FIFA deu um ponto final a tão polêmica paradinha. A artimanha era utilizada por diversos cobradores de penalidades de modo a enganar o goleiro que tenta antecipar a cobrança e "escolher" o canto.
o terror dos goleiros, a paradinha
Na Europa a prática não foi adotada com grande frequência, entretanto, no Brasil a moda realmente pegou. O goleiro Rogério Ceni foi um dos que mais polemizou o ato, eis que por diversas vezes reclamou veementemente do uso desta quando estava abaixo das traves, enquanto em suas cobranças, também fez, por certas vezes, a paradinha que tanto criticava. Há duas correntes sobre o assunto, aquela que diz que é uma falta de respeito e ainda dá uma vantagem exagerada ao cobrador que já se encontra em melhor posição que o goleiro, e a outra corrente que afirma que deveria ser válida, pois o pênalti precisa dar o máximo de benefício ao cobrador, já que se trata exatamente de uma punição ao time infrator.

Na verdade ambas estão certas, já que seria injusto o cobrador estar em iguais condições com o goleiro no momento da cobrança, pois precisa ser beneficiado da infração, mas ao mesmo tempo acho a paradinha totalmente desnecessária. Ora, salvo raros milagres dos quais o goleiro tem total mérito, um pênalti bem batido resulta em gol. Então basta que o cobrador tenha qualidade e calma para converter a penalidade. Mesmo batendo mal, ainda tem grandes chances de o goleiro errar o canto e a bola entrar.

Portanto, apoio 100% a decisão da FIFA, e espero que agora a determinação seja respeitada, que determina inclusive que o juiz adverta o cobrador com cartão amarelo pelo ato antidesportivo. A nova regra entra em vigor a partir de junho.

Costa do Marfim.

A última seleção do Grupo da Morte é do continente africano e tem grandes chances de ir longe na Copa, a Costa do Marfim.

Grupo G: Brasil, Coréia do Norte; Costa do Marfim; Portugal;
Participações Anteriores: uma (2006)
Melhor Colocação: 19º lugar
Destaque: Didier Drogba, centroavante do Chelsea
Ranking da FIFA: 27º lugar
Números em Copas:
Jogos disputados: 3
Vitórias: 1
Empates: 0
Derrotas: 2
Gols marcados: 5
Gols sofridos: 6
Desempenho nas Eliminatórias:
Vitórias: 5
Empates: 1
Derrotas: 0

A Seleção Marfinense cai, mais uma vez, no grupo da morte, assim como em 2006, quando esteve ao lado da Holanda, Argentina e Sérvia. Naquela época, só foi capaz de vencer o time da Sérvia e foi de grata surpresa a decepção africana ainda na primeira fase.

No entanto, passada a inexperiência da primeira Copa, a Costa do Marfim chega agora como uma seleção realidade e não como surpresa. Conta com ótimos jogadores em diversas posiçoes, tais como os irmãos Touré, o defensor Eboué, o meio-campista Keita e o atacante Kalou. Isso sem referir um dos três melhores atacantes da atualidade: Didier Drogba.

"Os Elefantes", como são conhecidos, tem grandes chances de irem longe, nessa Copa, sendo que seu maior desafio mora em dois pontos principais: passar pelo grupo e vencer a falta de técnica de algumas peças no seu plantel. Acredito que alçará longos vôos, e que será uma realidade bem interessante ver essa seleção que tanto chama atenção se destacando tanto.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

7 razões para o favoritismo do Brasil na Copa

Pelo título do post, considerando a minha opinião quanto a convocação do Dunga, parece haver uma contradição. Mas na verdade não, pois com o elenco duvidoso que foi chamado, acho que teremos muito trabalho pela frente. Entretanto, isso não muda o fato de que o Brasil é sempre favorito, e esse ano não é diferente, eis o motivo:

1 - Jogadores diferenciados: mesmo com a convocação ridícula de alguns jogadores, temos muita qualidade no setor defensivo, formado por uma das melhores duplas de zagueiros do mundo, um lateral muito forte tanto na marcação quanto no apoio ao ataque, e no gol uma muralha quase intransponível.

2 - Tradição inigualável: o peso da camisa vale muito em uma Copa do Mundo, e que não venham me dizer o contrário, camisa pesa SIM. E nenhuma intimida mais do que a amarelinha.

3 - Equipe vencedora: apesar do futebol desconfiado que vem apresentando, e de ainda não gostar das idéias do técnico Dunga, não há como desconsiderar que o Brasil ficou em 1º lugar nas eliminatórias e recentemente venceu a Copa das Confederações.

4 - Adversários em má fase: somado a tudo isso, é indispensável perceber que os principais adversários do Brasil (Itália, Argentina, França e Alemanha) vem passando por uma fase conturbada, pior do que a nossa. Depois do Brasil são as seleções de maior tradição no mundo e nenhuma delas passa por um grande momento, todas estão sendo contestadas. As seleções mais badaladas no momento talvez sejam Holanda, Inglaterra e Espanha, mas a chance de uma delas amarelar na Copa, é muito grande.

5 - Grandes jogadores de fora da Copa: assim como na nossa pífia convocação, há outros países passando pelo mesmo problema. Na Argentina Maradona conseguiu deixar Zanetti e Cambiasso de fora, sem contar Riquelme que se recusa a jogar pelo técnico. Na França, Benzema sequer foi relacionado, e o mesmo vale para Totti, Balotelli e Amauri na Itália. Os dois últimos eu até concordo com a não-convocação, mas o jogador da Roma, apesar da idade, é um maestro e fez ótima temporada.

Além disso, há também muitos outros desfalques "forçados", causados por lesões e outros problemas, como é o caso de Ballack e Adler (Alemanha), Beckham e Bridge (Inglaterra), entre outros...

Ainda, aqueles que não jogarão mais por suas seleções, e que deixaram um buraco no grupo, ainda não preenchido com a mesma qualidade. Exemplos disso são o carrasco do Brasil, Zinedine Zidane (França) e o ótimo goleiro Van der Sar (Holanda).

6 - A segunda torcida: o apoio do povo africano com certeza será muito grande. O país já viu o Brasil vencer a Copa das Confederações, e com certeza vai torcer muito pela Seleção Canarinho. No mundo inteiro muitos tem como o seu segundo time, o Brasil.

7 - Porque para o Brasil, só o título interessa.

2ª Rodada do Brasileirão!

A segunda rodada do campeonato nacional do país do futebol teve alguns jogos interessantes, passemos aos resultados:

Fluminense 1 x 0 Atlético-GO
Grêmio Prudente 4 x 0 Atlético-MG
Vitória 1 x 1 Flamengo
Grêmio 1 x 2 Corinthians
Santos 1 x 1 Ceará
Goiás 2 x 3 Internacional
São Paulo 1 x 2 Botafogo
Cruzeiro 2 x 2 Avaí
Atlético-PR 2 x 2 Guarani
Vasco 0 x 0 Palmeiras

De destaque positivo o bom futebol apresentado pelo Inter e pelo seu atacante Walter (foto), que após estar perdendo por 2 a 0, virou o jogo, com dois gols do seu avante. O Avaí também demonstrou um bom futebol contra o Cruzeiro, fora de casa, com mais um gol do zagueiro-goleador Emerson. Vale lembrar mais um bom resultado do Botafogo, que apesar de toda a desconfiança, vem demonstrando belas apresentações todos os jogos, e com o seu zagueiro-goleador, Antônio Carlos, venceu o São Paulo fora de casa.

De negativo o péssimo Grêmio que entrou em campo com a cabeça em Santos e não conseguia jogar, melhor para o Corinthians, que mesmo jogando mal, aproveitou para arrancar três pontos importantes e manter os 100% de aproveitamento. Vasco e Palmeiras também fizeram muito feio, jogando um futebol de Série C, nada mais justo que um 0 a 0.

Importante destacar, finalmente, o jogo do Santos contra o Ceará. O time paulista entrou com o time quase completo e sofreu um gol rapidamente. O time visitante ainda ampliou com um gol legítimo, que foi muito mal anulado. O time da casa foi pra cima e numa jogada normal, o juiz cometeu mais um erro, marcando pênalti em Neymar, que se jogou dentro da área: 1 a 1. O segundo tempo começou e lá estava ele de novo: o tão ovacionado Neymar, demonstrando total irresponsabilidade, falta de respeito e personalidade, se jogou, mais uma vez, dentro da área e, mais uma vez, o fraquíssimo juiz cometeu outro erro crasso. Por sorte, o atacante santista bateu pra fora, e o juiz não conseguiu ajudar o time da casa. Abram o olho com essa arbitragem "pro Santos".

domingo, 16 de maio de 2010

Festa no Camp Nou

Barcelona

O dia de hoje foi marcado por muitas conquistas, entre elas, e uma das mais importantes, a do Campeonato Espanhol pela indescritível equipe do Barcelona.


Um título marcado por uma disputa direta e contínua, ponto a ponto, com o rival Real Madrid. Foi uma campanha emocionante das duas equipes, lideradas pelos atuais melhores jogadores do mundo, que fizeram temporadas magníficas.


O Barcelona alcançou a marca de 99 pontos na tabela (novo recorde), 3 a mais que o principal rival. Com aproveitamento incrível de 86%, o que fez por merecer o título dessa equipe histórica foi, principalmente, o triunfo nos confrontos contra o Real Madrid.


No decorrer do campeonato a equipe marcou 98 gols e sofreu apenas 24, tendo uma única derrota em 38 partidas. Desses gols, Lionel Messi foi o autor de 34, e assim, artilheiro da competição, igualando a marca histórica de Ronaldo em 1996/1997.


Para se ter uma noção da supremacia das duas equipes, o Sevilla (4º colocado, e com vaga na Champions League), somou 63 pontos, quase 2/3 do que somou o Barcelona. A outra vaga da Champions ficou com o bom time do Valencia.


Enquanto isso Mallorca e Getafe ficaram em 5º e 6º lugares respectivamente, e Valladolid, Tenerife e Xerez foram rebaixados.


Uma vitória do futebol bem jogado, de uma equipe que soube investir apenas nas contratações necessárias, e que usou principalmente dos craques formados na base e do grupo já criado. Equipe de um técnico promissor, de grandes jogadores, novas promessas e de uma pequena “pulga” que, mais uma vez, encantou o mundo.

Cinco vezes Internazionale!


Maio já vai longe e os campeonatos europeus vão chegando ao seu fim. O Chelsea já garantiu o caneco na Inglaterra, assim como o Bayern levou na Alemanha e o Olympique de Marseille foi consagrado campeão da França. No entanto, hoje pela manhã, ficou decidido quem é que vai guardar no museu o troféu de campeão da temporada 2009/2010 da Lega Calcio. A disputa era acirrada, sendo que apenas um ponto era a diferença entre a líder Internazionale, que tentava alcançar o penta-campeonato, e a vice-líder Roma, que pretendia quebrar a hegemonia interista.

A Inter foi até Siena enfrentar o time da cidade e passou sufoco, em virtude de uma bela apresentação do goleiro Curci. Já a Roma também saiu de seus domínios e foi até Verona, enfrentar o Chievo. A Roma não demorou muito para abrir o placar e acabou por vencer por 2 a 0, placar ainda definido no primeiro tempo, enquanto a Inter esbarrava diversas vezes no milagroso goleiro do Siena. A segunda etapa iniciava e os nerazurri permaneciam perdendo chances de gol, enquanto a torcida romanista já ensaiava um grito de "É campeão".

No entanto, aos 12 minutos do segundo tempo o artilheiro da Inter e segundo goleador do campeonato, Diego Milito, abriu o placar e fechou o campeonato, após uma bela jogada do craque Zanetti. O Siena não teve poder de reação, a Inter manteve o resultado e não havia nada mais que a Roma pudesse fazer. Internazionale campeã pela quinta vez seguida e pela 18ª vez na história. Uma merecida premiação para um clube de ponta, com jogadores fantásticos e um técnico fora de série. A Itália permanece azul e preta

Roma e Milan, além da campeã Inter, classificaram-se para a Copa dos Campeões, Sampdoria classificou-se para a pré-Copa, Palermo e Napoli vão disputar a Liga Europa na próxima temporada e Atalanta, Siena e Livorno terão que jogar pela segunda divisão. O destaque negativo do campeonato ficou por conta da Juventus que, enfim, nem merece muitos comentários.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Final da Liga Europa!


Na quarta-feira de tarde um ótimo jogo presenteou o estádio lotado de torçedores do Atlético de Madrid e do Fulham. Um jogo marcado por um toque de bola rápido e dominado pelo time espanhol, que deu quase três vezes mais chutes a gol do que o time inglês. No entanto, foram raríssimas as chances de gol, três para cada lado. O primeiro gol do Atlético saiu após um chute torto de Aguero que restou pra Forlan (foto), impedido, que só empurrou para o fundo das redes. O gol de empate saiu de uma jogada que parecia fácil, se tornou complicada e, com um chute fortíssimo de Davies, 5 minutos depois de aberto o placar, e o goleiro De Gea não teve como defender. O primerio tempo terminou assim e a segunda etapa foi extremamante sonolenta, praticamente nada aconteceu, tendo se tornado o jogo numa batalha muito acirrada no meio-de-campo. Então, o jogo foi para o tempo extra e aos 100 minutos Aguero perdeu um gol na cara, que poderia ter dado a vitória para os madrilenhos. No entanto, o sucesso veio após nova jogada do argentino, genro do Maradona, que venceu a corrida contra a zaga inglesa, e colocou no meio para o uruguaio Forlan, ele de novo, só desviar para desempatar o jogo e levar a taça para a Espanha.

O primeiro campeão da Liga Europa (antiga Copa da Uefa) é o Atlético de Madrid, e a corneta vai rolar solta na capital espanhola, caso o Real Madrid não vença o campeonato nacional. Já a Inglaterra, considerada o país com o melhor futebol da atualidade, terminou a temporada sem ganhar nada, nem Chelsea, nem Liverpool, nem Manchester, nem Arsenal e nem Fulham honraram a Terra da Rainha. Quantas ironias...

A seguir os melhores momentos da partida.

INACREDITÁVEL!

A quarta feira foi pra poucos. Quem cumpriu a jornada diária de trabalho, voltou pra casa, jantou, abriu a garrafa e serviu a cerveja gelada no copo para relaxar, não estava pronto para o que viria. Cardíacos, hipertensos, céticos e religiosos não deveriam ter ligado a televisão nos canais esportivos. Flamenguistas, cruzeirenses, são-paulinos e, principalmente, santistas e gremistas suaram frio durante a noite, gritaram, xingaram, sorriram, choraram, abraçaram, quebraram e no final, quem saiu ganhando, independente do resultado, foi o amante do futebol.

O Flamengo recebeu o Universidad do Chile no Maracanã e, em 15 minutos, já levava 2 a 0 e seus jogadores pareciam moscas tontas em campo. Após uma substituição, o time rubro-negro ajeitou-se, partiu pra cima e descontou ainda no primeiro tempo, e ficou com um jogador a mais antes do apito para o intervalo. Voltou-se o jogo e esperava-se que o Flamengo viraria... no entanto, o time chileno foi pra cima e fez mais um. No final Juan, de fora d'área ainda, diminui a vantagem do La U numa falha do goleiro. O time carioca terá uma tarefa ingrata no Chile, mas não será impossível.

Em Belo Horizonte o favoritíssimo Cruzeiro recebeu o desacreditado São Paulo pronto para massacrar. No entanto, a noite foi tricolor. Fernandão, em sua estréia, teve uma partida primorosa, fantástica, particpiando dos dois gols do time paulista. Já os mineiros tentaram, tentaram e tentaram, mas pararam na trave, no Ceni, no Junior César, nos impedimentos e na falta de sorte. Moral da história, o São Paulo vai jogar em casa, com uma vantagem incrível e com um time jogando tudo o que sabe e muito mais. O Cruzeiro vai necessitar ter uma partida perfeita, impecável. Promessa de mais um jogo incrível.

Agora, incrível e inacreditável foi o jogo estrelado por dois dos melhores times do Brasil na atualidade. Grêmio e Santos entraram num Olímpico lotado da cabeça aos pés, e entraram com o peso de que este jogo era pra ser o mais emocionante já disputado até agora. E assim foi. Ganso, Robinho e André de um lado, Victor, Jonas e Borges de outro, sem contar os diversos coadjuvantes que transformaram uma partida de futebol num espetáculo. Dunga, caso não tenha visto, deve assistir o reprise, e, com certeza, vai se arrepender de não ter pensado melhor na sua convocação.

O jogo começou tenso, nervoso, ninguém tirava o pé da bola e todos se jogavam pro ataque como loucos. Um pouco desatento, o Grêmio não soube aproveitar as chances e abriu espaços, que os "meninos da vila" não desperdiçaram, com um primeiro tempo primoroso de Ganso e com dois gols de André. 2 a 0 na primeira etapa para o Santos, com direito a Borges e Jonas perdendo gols incríveis, e o tricolor gaúcho indo para o vestiário completamente perdido. A conversa do intervalo de Silas e do Paulo Paixão parece ter surtido efeito. Douglas parou de errar passes e as bolas começaram a chegar nos atacantes gremistas, conclusão? Aos 30 minutos do segundo tempo o placar apontava, seja por milagre ou mesmo por superação dos jogadores, 4 a 2 para o Grêmio. Três gols de Borges e um de Jonas. A virada, a redenção, a vantagem, o grito engasgado e a tradicional imortalidade gremista voltava à pauta e levava a loucura os mais de 40 mil pagantes presentes ao Monumental. Robinho, após mais um passe primoroso de Ganso, ainda descontou para o Santos, deixando a vantagem mínima para o próximo jogo para o lado gaúcho.

Os times entraram em campo e demonstraram porque esse jogo era tão esperado e até, dito por alguns, a final antecipada da Copa do Brasil. Foi um jogo incrível de ver, um placar inacreditável. As duas torcidas gritaram muito e o jogo de volta promete mais emoções incalculáveis e inenarráveis. Preparem-se cardíacos, tem mais Santos e Grêmio semana que vem!

Abraços!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Lealdade x Qualidade

A nossa opinião sobre como foi a convocação do Dunga já foi dada, e discussões sobre se foi certo ou errado vão existir até daqui 100 anos. No entanto, gostem ou não, aqueles são os 23 representantes brasileiro na maior competição mundial de seleções, no máximo ainda há a esperança dos sete suplentes, que podem entrar no lugar de algum dos titulares que venha a se machucar ou desagradar à comissão técnica. Vamos então discutir os motivos da convocação tão badalada do dia de ontem.


Dunga usou, principalmente, as palavras "entrega", "confiança", "lealdade", e "união" para justificar a convocação de cada um dos selecionados. Frisou que os jogadores que ali estão "deram a cara ao tapa" e não tiveram medo de vestir a amarelinha mesmo após a vergonhosa campanha da Copa de 2006.

Vistoso que a qualidade técnica, tática e individual foi deixada em segundo plano pelo técnico, na tentativa de, quem sabe, manter a formação de uma "Família Dunga", referindo-se à campanha vitoriosa de 2002, quando Felipão também foi contestado muito pela imprensa por não chamar Romário para Copa. É difícil de se comparar Júlio Baptista, Josué, Felipe Mello e Doni com Ronaldinho Gaúcho, Hernanes, Tiago Motta e Victor, visto que estes são jogadores que estão "anos-luz", em questão de qualidade, à frente daqueles.

Tudo isso leva muitos a discutirem sobre alealdade de um jogador em comparação com a sua qualidade. É evidente que a entrega em campo e o "pseudo"-amor-a-camisa são questões importantíssimas, mas não devem ser consideradas maiores do que a qualidade técnica, individual e tática, visto que são características que podem, igualmente, decidir jogos e ganhar campeonatos.

Finalmente, discordo não só da convocação dos jogadores pelo Dunga, como referi no comentário do post anterior, mas discordo, principalmente, da ideologia que o técnico trouxe ao selecionado brasileiro, dando mais importância à questões extra-campo do que à questões intra-campo, que, conclusivamente, não são mais nem menos importantes, mas sim harmônicas e deigual relevância.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 com o Coração de 190 milhões

Hoje tivemos a tão esperada convocação para a Copa do Mundo, e devo admitir, já esperava algo ruim, mas me decepcionei ainda mais. Abaixo vou listar os 23 convocados, e dar algumas opiniões próprias a respeito.

Júlio Cesar – Qualquer pessoa em sã consciência levaria o Júlio Cesar, o melhor goleiro do mundo na atualidade e talvez o grande destaque da nossa Seleção. Não há o que discutir quanto a isso, creio que seja opinião geral.

Doni – O Doni já foi muito bom goleiro, mas mesmo no seu auge, não chegou a ser um excelente goleiro. Talvez nem mesmo naquele tempo tenha alcançado o nível que o Victor tem hoje. Atualmente, após recorrentes lesões, Doni não ocupa sequer o banco de reservas da Roma. Não está sendo relacionado para os jogos, tendo à sua frente goleiros medianos, nada mais. Escolha infeliz do nosso técnico.

Gomes - Muito bom goleiro, em ótima fase. Concordo com a sua convocação, mas não o faria no lugar do Victor, e sim do Doni, pelos motivos já citados. E para aqueles que dizem que o Victor falhou muito no inicio do ano, os que acompanham o futebol inglês sabem que o mesmo aconteceu com o goleiro do Tottenham.

Lúcio – A zaga do Brasil sempre foi alvo de muitas críticas, costumeiramente o ponto fraco do país do futebol ofensivo e bem jogado. Lúcio veio e mudou isso, hoje em dia um dos melhores (talvez o melhor) zagueiro do mundo. Admiro demais o seu futebol, que pode não ser técnico, mas é extremamente eficiente em todos os sentidos.

Juan – Não fica muito atrás do Lúcio. É um ótimo zagueiro e costuma demonstrar muita segurança com a camisa da Seleção. Figurinha certa.

Luisão – Da mesma forma dos zagueiros anteriores, muito alto, seguro, de poucos erros. Um dos grandes nomes da recente ascensão do futebol do Benfica.

Thiago Silva – Já esperava por essa convocação. O garoto vem jogando muito no Milan, quase sozinho no setor. Marca muito bem, corre muito e ainda tem a vantagem de tocar com muita qualidade a bola e é opção até mesmo para cobranças de falta. Tirou a vaga do Miranda, com total justiça.

Maicon – Desnecessário qualquer comentário. Dispomos dos melhores laterais direitos do mundo, e isso diz tudo.

Daniel Alves - Vide acima.

Michel Bastos - Acho o Michel um bom jogador, mas não na lateral. Rende muito mais no meio campo jogando avançado, quase como um antigo ponta. Considero que há melhores opções para o setor, e se é para improvisar, prefiro sem sombra de dúvidas improvisar o Daniel Alves nesse lado do campo. Tem muito mais qualidade para tanto. Pelo mesmo estilo de jogo, eu chamaria o Marcelo (Real Madrid) que vem jogando muito e tem mais característica de lateral, embora também atue no meio campo em certos jogos.

Gilberto – Da mesma forma do anterior, prefiro o Gilberto atuando no meio campo, mas é um jogador experiente e de muita qualidade, não há como negar. Se não chega a ser meu favorito para a posição, ao mesmo tempo não vejo como uma má convocação.

Felipe Melo - É agora que o bixo pega. Pode até ter feito algumas partidas boas na Seleção (sei lá como). Mas todo mundo sabe que o Felipe Melo não joga nada, sempre foi um perna de pau. Teve um lapso de bom futebol no Fiorentina e apareceu repentinamente, mas foi só... já sumiu de novo. Aliás, não sumiu, porque suas atuações são tão ridículas que está sempre na mídia italiana, que não cansa de fazer piadas com o jogador. Faz um número absurdo de faltas, geralmente desnecessárias e violentas, e erra muitos passes. Para piorar tudo, é titular de confiança de Dunga. Deprimente.

Gilberto Silva - Volante de boa marcação, marca com vigor, mas tem péssima saída de bola. Atrasa o jogo, entrega bolas fáceis e não raras vezes parece simplesmente apagar, some do jogo. Chegou a esquentar banco por várias rodadas na temporada e não tem a desculpa de jogar em um gigante europeu. Dunga conta com a sua experiência, mas a verdade é que não é jogador do nível da Seleção, e até poderia funcionar melhor se ao menos o segundo volante tivesse saída de bola, o que não é o caso.

Josué – Quanto ao Josué, só vou dar um exemplo: imagine o Brasil em um jogo tenso, no meio do segundo tempo a Seleção não joga bem, algo está errado. O Dunga precisa de alguém que possa entrar e mudar o jogo, alguém que possa decidir, ou mesmo segurar a partida. Ele precisa de alguém diferenciado, aí ele olha para o banco de reservas, e chama... Josué. Eu não sei quanto a você, mas eu não sei se começo a rir ou a chorar. Creio que isso diz tudo. Me desculpe Dunga, mas Josué não tem cacife para jogar nem na Seleção da Coréia do Norte.

Ramires – Dentre os meio campistas convocados por Dunga, Ramires é um dos que eu mais apoio. Particularmente, não o considero um grande jogador, mas ao menos ele tem um estilo mais rápido de jogo, e atua um pouco mais avançado, diferentemente dos pernas de pau citados anteriormente. Apesar de não concordar totalmente com a sua convocação, perto dos demais volantes, Ramires parece um gênio.

Elano – Mais uma vez, um jogador bom, nada mais. Esse é o problema desse meio campo, muitos jogadores medianos, que poderiam ser meio campistas do Chile, mas não do Brasil.

Kleberson – Que me perdoem os flamenguistas, mas o Kleberson não joga nada desde a Copa do 2002. Ano passado até viveu um bom momento, mas nada excepcional. E esse ano caiu totalmente de rendimento. Mas parece que o Dunga gosta de jogadores habituados a esquentar o banco de reservas, ou será só impressão minha?

Júlio Baptista – Júlio Baptista é um jogador muito irregular. Viveu grandes e baixos momentos em sua carreira. Infelizmente, atualmente, vive um baixo momento. Sempre na reserva da Roma, Júlio Baptista tem entrado somente no segundo tempo dos jogos, e na maioria deles, fazendo atuações discretas. Na fase que anda, não sei se o convocaria, há muita gente jogando mais futebol.

Kaká – O Kaká é o grande jogador diferenciado que temos no meio campo. O verdadeiro jogador de Seleção brasileira. Está se recuperando de lesão e não tem feito grandes partidas, mas não há como deixá-lo de fora, seria um absurdo, pois sempre representou com extrema qualidade a Seleção e é um dos melhores do mundo.

Nilmar – Pelas boas atuações que teve com a camisa da Seleção e por fechar muito bem com o estilo de jogo da mesma, sua convocação já era imaginada. Apoio sua convocação e não apenas isso, o teria como titular no lugar do Robinho.

Robinho – Não joga nada faz muito tempo, virou mercenário e esqueceu o futebol. Todo mundo começou a perceber isso ano passado após inúmeras atuações deprimentes, mas pelo simples fato de voltar ao Brasil, parece que esqueceram tudo. Sorte a dele que o Santos vai muito bem, mas não por sua causa, tem sido coadjuvante das atuações dos garotos do time. De qualquer forma, nunca acreditei que o Dunga teria coragem de deixá-lo de fora, mas eu provavelmente o deixaria.

Grafite – Muitos criticaram essa convocação. E particularmente, não acho que foi algo genial, mas acho que pode sim dar muito certo. A verdade é que foi uma jogada de risco de Dunga, pois Grafite praticamente não foi testado. De qualquer forma, não há como negar que é um grande jogador, e diante da fase ridícula que Adriano impôs a si próprio, foi uma convocação providencial.

Luis Fabiano – Não chega a ser o Ronaldo ou Romário que nos acostumamos a ver no ataque da Seleção. Mas soube aproveitar as oportunidades e aos poucos ganhou a confiança de Dunga e do torcedor brasileiro. Titular indiscutível da Seleção, fez por merecer tal posto e é a grande esperança de gols para o Brasil na Copa.

----

No geral, considero que o Dunga poderia ter depositado mais confiança em jogadores novos, como Ganso, que vem jogando demais e poderia ser uma opção de criação no meio campo, algo que peca muito no elenco formado. Não convocaria Neymar, acho que temos outras opções. Se quisesse levar um atacante novo, poderia ser o Pato, que está voltando a jogar e também tem qualidade indiscutível.

Ademais, o tempo todo o técnico brasileiro falou sobre compromisso e aproveitar as oportunidades, entretanto vários dos jogadores relacionados nunca fizeram nada pela Seleção, e mesmo assim por algum motivo mantiveram-se no elenco.

Outro fator que me deixou perplexo, foi com relação ao goleiro Victor, escolhido o melhor goleiro do Brasil por dois anos seguidos, unanimidade no país.

Alguns dirão que minha revolta com a não convocação do Victor é desnecessária, eis que terceiro goleiro só assiste aos jogos. E realmente estão certos quanto a isso, entretanto, se foi com esse pensamento que o Dunga o deixou de fora, porque Victor foi convocado tantas vezes, inclusive durante a Libertadores do ano passado quando clube mais precisava dele!? Qual o motivo de tantas convocações para nunca jogar 1 segundo sequer, e simplesmente na véspera da Copa do Mundo ser descartado!? Duvido que seja problemas de relacionamento, tampouco Dunga pode falar que não soube aproveitar as oportunidades.

No geral o meio campo do Brasil é preocupante. Se Kaká se machucar ou não conseguir um bom rendimento, morre totalmente o setor. Nesse sentido Ronaldinho Gaúcho também faz falta. É irregular, já teve vários problemas, já desperdiçou muitas chances... mas também já salvou o Brasil e todo mundo sabe que tem qualidade de melhor do mundo. Merecia sim uma vaga, em um grupo com tantos jogadores medianos, para não dizer ruins.

Às vezes de uma hora para outra mudamos um pouco nossa opinião, mas nesse momento, se eu fosse fazer a convocação, seria a seguinte:

Goleiros: Júlio Cesar; Victor; Gomes;

Zagueiros: Lúcio; Juan; Luisão; Thiago Silva;

Laterais: Marcelo; Gilberto; Maicon; Daniel Alves;

Meio Campo: Thiago Motta; Lucas; Denílson; Hernanes; Elano ou Júlio Baptista; Ganso; Ronaldinho Gaúcho; Kaká;

Atacantes: Luis Fabiano; Nilmar; Grafite; Pato ou Carlos Eduardo;

Incluí na minha lista nomes como Alexandre Pato (Milan) e Carlos Eduardo (Hoffenheim), pela capacidade de decisão e velocidade dos dois. Ronaldinho Gaúcho (Milan) e Ganso (Santos) para dar qualidade na criação e ofensividade ao grupo.

Além disso mudei totalmente os volantes, pois Thiago Motta (Inter de Milão) está jogando MUITO. Lucas (Liverpool) melhorou muito sua qualidade de marcação, e Denílson (Arsenal) e Hernanes (São Paulo) podem apoiar os avanços, com ótimos chutes de longa distância e muita inteligência no toque de bola. Com isso, com certeza a posse de bola do Brasil seria muito maior, tendo maior controle sobre os jogos e maiores opções de formação contra possíveis retrancas.

Na lateral esquerda eu deixaria Marcelo (Real Madrid) ou Daniel Alves improvisado, dependendo do rendimento do mesmo na posição, o que teria que ser testado em treinos. No gol apenas a troca do Victor (Grêmio) mas como reserva, é claro, e na zaga a mesma que foi convocada. Não esquecendo, entretanto, a possibilidade de convocação do zagueiro Alex (Chelsea).

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Portugal!


Vamos falar agora sobre a Seleção Portuguesa de Futebol, que chega a sua quarta participação em Copas do Mundo e caiu justamente no Grupo G, o grupo da morte!


Grupo G: Brasil, Coréia do Norte; Costa do Marfim; Portugal;
Participações Anteriores: quatro (1966. 1986, 2002 e 2006)
Melhor Colocação: 3º colocado, em 1966
Destaque: Cristiano Ronaldo, atacante do Real Madrid
Ranking da FIFA: 3º lugar
Números em Copas:
Jogos disputados: 19
Vitórias: 11
Empates: 1
Derrotas: 7
Gols marcados: 32
Gols sofridos: 21
Desempenho nas Eliminatórias:
Vitórias: 7
Empates: 4
Derrotas: 1

Longe de ser um time ruim, o problema da seleção da Terrinha moram, principalmente, na falta de crédito que a crítica dá ao selecionado e nas apresentações abaixo da média que o seu principal craque, Cristiano Ronaldo, tem quando disputa jogos pela seleção portuguesa.

O time, que conta com os brasileiros naturalizados lusitanos Deco, Pepe e Liedson, tem um time conciso e um grupo bem unido. Seu meio de campo tem muita técnica e sua defesa é impecável, no entanto a falta de referência nos extremos, ou seja, o centroavante e o goleiro, tornam o time um tanto quanto ineficaz.

Portugal ainda tentará manter a boa campanha da última copa, quando ficou em 4º lugar, na época comandada pelo brasileiro Felipão, que tirou o jejum de 40 anos sem avançar da primeira fase da Seleção Portuguesa, mas agora sob o comando do bom treinador Carlos Queiroz.

Apesar de estar no grupo da morte, vai jogar a vida no primeiro jogo, contra a Costa do Marfim, visto que é dito que no grupo G classificam-se Brasil e mais um. Acredito que vão cair na fase de grupos, em virtude do grupo dificílimo em que cairam.