terça-feira, 29 de junho de 2010

Formação "Ideal"

O primeiro jogo de ontem foi marcado por defesas incríveis dos goleiros na boa partida entre Holanda e Eslováquia. Apesar da inspiração dos goleiros Mucha (Eslováquia) e Stekelenburg (Holanda), o placar não ficou no zero, por conta da qualidade indiscutível de Robben e Sneijder, dois dos maiores jogadores da atualidade, e por uma penalidade convertida por Vittek nos acréscimos em favor da Eslováquia.


Holanda 2 x 1 Eslováquia

Brasil 3 x 0 Chile

.

O gol que abriu o marcador saiu na primeira etapa após lançamento de Sneijder, que Robben cortou para o meio e chutou no canto, ao seu melhor estilo. O segundo foi marcado pelo próprio Sneijder após boa jogada de Kuyt. Em uma partida intensa, e a Eslováquia novamente surpreendeu jogando um bom futebol e mostrando que a eliminação da Itália não foi mera ocasionalidade, todavia, prevaleceu a qualidade individual da equipe holandesa, que mais uma vez está no caminho do Brasil.


E por falar em Brasil, na partida de ontem vimos a sua melhor formação. Ramires começando como titular e se apresentando bem no jogo provou que as críticas aos volantes tinham fundamento. Ele pode não ser um grande jogador, mas apenas um único volante dedicado à marcação é o suficiente. Dessa forma, o meio campo fica mais solto e rápido, mais ofensivo e com melhor toque de bola, não apenas toques laterais que atrasam o jogo. Ora, um time caracterizado pela qualidade no contra-ataque precisa jogar com velocidade, isso é óbvio.

.

Luís Fabiano e Robinho marcaram, mas com exceção dos gols, fizeram partidas deploráveis, o último mal conseguia dominar a bola e não concluiu um único drible durante todo o jogo. Quanto ao meio campo, é evidente que Daniel Alves é um jogador diferenciado, deu assistências de qualidade, mas também já restou claro que não consegue colocar em prática todo o seu futebol nessa posição. cometendo alguns erros. De toda forma, é sempre uma boa opção.

.

Gostei do jogo, como sempre, não foi nada espetacular, mas o Brasil dominou o tempo todo. E mais uma vez meu destaque vai para o setor defensivo, principalmente para Lúcio, que depois dessa partida, na minha opinião, está junto com Messi e Villa entre os melhores jogadores da Copa. Que frieza para arrancar ao ataque e que tranquilidade no desarme. Juan também foi muito bem, e foi presenteado com o gol.

.

Vale lembrar também que Maicon, apesar de não ter feito boa partida, se apresentou para algumas cobranças de faltas e escanteios e foi muito bem nesse ponto. Se essa for a média dele, deveria ser o cobrador oficial, haja vista que Elano não acertou um escanteio decente na Copa e Daniel Alves (que é ótimo cobrador, diga-se de passagem) também parece não ter se acertado com a Jabulani.

.

É uma pena que Ramires tenha levado o segundo cartão e não possa jogar contra a Holanda. Todavia, não creio que isso faça grande diferença, porque o Dunga é teimoso e orgulhoso, e dificilmente mudaria o sistema. Se Felipe Melo tiver condições perfeitas de jogo, irá sim começar a partida.

.

Brasil x Holanda está marcado para sexta feira às 11:00. Será um grande duelo, de duas seleções que sempre apresentaram um futebol vistoso, mas que atualmente jogam de forma muito pragmática. Sneijder e Robben vem jogando muito mais do que Kaká, Robinho e cia, mas se Lúcio e Júilio Cesar estiverem inspirados... adios Holanda.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Decisões, Golaços e Falhas de Arbitragem

A segunda fase da Copa da África começou. De agora em diante ao final de cada partida existirá uma contradição de sentimentos. De um lado a esperança da equipe vencedora e do outro o abalo pelo sonho acabado.

Foram 4 partidas que marcaram o final de semana:

Luis Suarez atacante goleador do UruguaiUruguai 2 x 1 Coréia do Sul
EUA 1 x 2 Gana
Argentina 3 x 1 México
Alemanha 4 x 1 Inglaterra

No sábado o Uruguai enfrentou a Coréia do Sul. A partida foi boa, muito disputada. A celeste marcou duas vezes com Suarez e avançou para as quartas após décadas de participações inexpressivas em Copas.

Logo após, Gana e EUA fizeram o duelo. A equipe africana abriu o placar com Boateng e os EUA empataram no segundo tempo, após cobrança convertida de penalti por Donovan, levando o jogo para a prorrogação. Gana estava mais inteira em campo e conseguiu mais um gol, desta feita do artilheiro Gyan, garantindo a vitória e sendo motivo de orgulho do povo africano.

No domingo a bola continuou a rolar. Primeiro o grande duelo das oitavas, Alemanha x Inglaterra. O time alemão começou arrasador e marcou duas vezes (gols de Klose e Podolski). A Inglaterra recuperou o bom futebol, marcou com Upson e protagonizou o lance de maior repercussão da Copa até então. Lampard fez lindo gol encobrindo o goleiro, a bola entrou 33 centímetros após bater no travessão, mas o bandeira não viu. O juiz não deu o gol, o que revoltou jogadores e torcedores ingleses. Uma falha grosseira inaceitável.

Tevez brigando pela bolaA partida continuou e a Inglaterra, tendo que avançar ao ataque, deu espaços, resultando em mais dois gols da seleção alemã, marcados pelo jovem jogador Muller. Foi uma pena o erro do juiz, talvez a história tivesse sido diferente, mas não há como negar que a Alemanha jogou melhor, inclusive nas demais partidas da Copa, e mereceu mais do que a decepcionante Inglaterra.

Para encerrar, a partida final do dia foi entre Argentina e México. Novamente um erro do juiz/bandeirinha foi determinante. A Argentina marcou duas vezes com Tevez (o segundo deles um golaço) e uma vez com Higuaín após falha feia do zagueiro mexicano. O México descontou com belo gol do bom atacante Hernandéz.

Enquanto atacou a Argentina foi muito bem, mas quando resolveu recuar apresentou falhas de marcação. Agora resta ver se contra a Alemanha essa defesa argentina irá funcionar, será um grande duelo.

Amanhã mais dois jogos: Holanda x Paraguai (11:00) e Brasil x Chile (15:30).

sábado, 26 de junho de 2010

Dados da Copa

A primeira fase da Copa do Mundo esteve longe de ser um espetáculo, mas foi melhorando gradativamente. A primeira rodada teve a menor média de gols da história (1,56) por partida, mas aos poucos as seleções se sentiram mais soltas, mais determinadas a buscar o placar e pudemos assistir algumas partidas empolgantes. Veremos a seguir alguns números, e também alguns destaques da fase de grupos da Copa da África:

Foram disputadas 48 partidas com 101 gols marcados (média de 2,1 por partida).

Argentina e Holanda foram as únicas seleções com 100% de aproveitamento. A campanha dos hermanos é superior no saldo de gols, boa parte deles por conta de Higuaín, que marcou 3 vezes e foi o artilheiro da Copa da primeira fase, juntamente com David Villa da Espanha.

Camarões foi a primeira seleção matematicamente eliminada da Copa, enquanto a Holanda foi a primeira classificada para as oitavas.

A maior goleada foi o “passeio” de Portugal sobre a Coréia do Norte, 7 x 0, que foi também a maior goleada da história da seleção portuguesa em Copas do Mundo. Com isso Portugal teve, juntamente com a Argentina, o melhor ataque com 7 gols marcados. O pior foi o de Argélia e Honduras, que não balançaram a rede.

A melhor defesa ficou por conta de Uruguai e Portugal que não sofreram gols. A defesa mais vazada obviamente foi a da Coréia do Norte que sofreu 12 gols. A seleção norte coreana também teve a pior campanha com 0 pontos e histórico saldo negativo de -11, marcou apenas contra o Brasil.

Abaixo algumas opiniões pessoais:

Quem mostrou o melhor futebol? Meu voto vai para a Argentina. Por incrível que pareça a equipe do pseudo técnico Maradona demonstrou um futebol muito bonito, mas também objetivo e eficiente. A defesa que costuma ser o ponto fraco da seleção argentina não foi perfeita, mas se apresentou bem, levando apenas 2 gols em 3 jogos, quanto ao meio campo e ao ataque, não há necessidade de comentar.

Quem decepcionou? A Itália, eliminada em último lugar do grupo, com a pior campanha da sua história. A França também foi uma grande decepção, mas a campanha vergonhosa da azurra com certeza foi mais surpreendente.

Quem foi a maior zebra? A Eslováquia, que venceu a Itália e eliminou a atual campeã da Copa. A seleção da Eslováquia conseguiu o que muitos achavam impossível. Sem dúvidas a maior zebra.

Quem foi o melhor jogador? Alguns podem discordar, já que ele ainda não fez nenhum gol, mas Lionel Messi foi muito bem nos 3 jogos, deu lindos dribles, assistências e apenas não marcou por mérito dos goleiros e bolas na trave. Jogou bem o tempo todo. Cheguei a pensar em colocar aqui David Villa que fez belos e importantes gols, mas acho que nem mesmo ele jogou tão bem quanto Messi. De toda forma, ambos jogaram muito e prometem ainda mais.

Quem foi o jogador que mais decepcionou? Muitos grandes jogadores tiveram atuações discretas na primeira fase, mas aquele que se esperava muito e mais decepcionou, na minha opinião, foi Wayne Rooney. Sem ele a Inglaterra não possui qualidade no ataque, e o seu desempenho modesto reflete diretamente nas atuações fracas da seleção inglesa.

Qual foi a melhor seleção africana? Acho que no geral as seleções africanas decepcionaram, mas gostei do futebol da África do Sul que se superou com a vitória (merecida) sobre a França. Todavia, por ter salvado o continente de não ter nenhum representante na segunda fase, Gana merece o “título” de melhor seleção africana da Copa.

Quem foi o melhor jogador africano? Na indecisão, escolhi dois jogadores. Enyeama (goleiro da Nigéria), que nos dois primeiros jogos evitou o que poderiam ser goleadas com diversas defesas dificílimas. Além dele, Tshabalala (África do Sul) que jogou muita bola. Fez um belo gol na primeira partida e comandou o jogo contra a França. Os dois jogadores ofuscaram as atuações de Eto'o e Drogba.

Acabou a moleza, de agora em diante quem perder faz as malas e vai para casa.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Termina a fase de grupos.

Hoje terminou a fase de grupos, confirmando-se os últimos confrontos das oitavas de final. Nada de surpreendente nos resultados, que seguem:

Brasil 0 x 0 Portugal
Costa do Marfim 3 x 0 Coréia do Norte
Espanha 2 x 1 Chile
Suíça 0 x 0 Honduras

O jogo da Seleção Brasileira foi um legítimo "jogo de cumpadres". De análise que se pode fazer é o que segue: Júlio Baptista não é um jogador ruim, mas não há como depender dele para o lugar de Kaká; Elano, apesar de não ser fora de série, ainda consegue trazer mais dinâmica ao meio-campo do que Daniel Alves. Nilmar pode jogar como titular e junto com Robinho, caso Kaká ou Elano precisem sair. Ramires PRECISA, DEVE, TEM QUE, entrar no lugar de Felipe Mello, que é um jogador destemperado, isso sem falar na sua falta de qualidade. O 0 a 0 acabou sendo justo pelo futebol apresentado, mas não justo para os torcedores.

Na partida disputada em Mbombela, a Costa do Marfim precisava fazer algo em torno de uns 10 gols. Diferença técnica entre os marfinenses e coreanos existia para tanto, mas o 3 a 0 com gols de Touré, Kalou e Romaric definiu a única vitória dos africanos na Copa e levou a Coréia do Norte para a casa com o saldo negativo de 11 gols, mas com a glória de terem feito o seu único gol contra a Seleção Brasileira.

Durante a tarde a definição do adversário do Brasil estava em pauta. A Suíça enfrentava a inexpressiva Honduras e precisava de uma vitória simples para se classificar. Os europeus confirmaram que, assim como é difícil de tomarem gols, é igualmente complicado fazerem gols. Inacreditavelmente o 0 a 0 ficou no placar durante todos os 90 minutos. Nem há o que comentar, só que não consigo admitir que o mesmo selecionado que parou a Espanha, não conseguiu vencer os hondurenhos. Jogo de desclassificados com justiça

A outra partida seria perigosa. O Chile estava a ponto de bala para enfrentar uma Fúria que, até então, parecia bem calma. Villa fez o primeiro, após uma saída precoce do goleiro chileno, e Iniesta ampliou o placar após ele mesmo tabelar com Torres e com Villa. A expulsão injusta de Estrada complicou as coisas para o Chile, que ainda conseguiu diminuir no início do segundo tempo com Millar. Foi um jogo bem disputado e bem aberto, com os dois times jogando bem abertos e procurando o ataque. O Brasil que se cuide com os chilenos, que não vieram a passeio para a África.

Fechando as oitavas de final, Brasil x Chile e Portugal x Espanha. E que venha o mata-mata!

O adeus do campeão..

A quinta-feira foi de tristeza para alguns e de felicidade para outros. Agora, o sentimento comum foi o de perplexidade, pois a atual Campeã do Mundo, a Itália, caiu na primeira fase da Copa, com uma campanha pífia, dois empates, uma derrota e nenhuma vitória. Seguem os resultados:

Itália 2 x 3 Eslováquia
Paraguai 0 x 0 Nova Zelândia
Holanda 2 x 1 Camarões
Japão 3 x 1 Dinamarca

Os primeiros jogos foram inesperados. Onde todos apostavam em vitórias tranquilas da Itália e Paraguai acabou se dando mal. A Nova Zelândia entrou em campo com chances, mesmo que pequenas, de se classificar, e demonstrou ter vontade de passar as oitavas. O Paraguai não tinha a classificação garantida, mas tinha boas chances de seguir adiante e não venceu pois acabou perdendo muitas chances. Um 0 a 0 um pouco chato, sonolento, muito batalhado no meio de campo, mas com falta de qualidade de ambos os ataques. Importante destacar a classificação de mais uma seleção das Américas e também da campanha invicta da Nova Zelândia.

Já na outra partida, a Itália podia empatar para passar a próxima fase, enquanto a Eslováquia precisava vencer a Tetra Campeã Mundial para chegar nas oitavas. E para isso, contavam principalmente com Hamsik, que fez as assistências pros dois primeiros gols, e com Vittek, que balançou a rede as primeiras duas vezes no jogo. Quando resolveu acordar, a Itália tinha 15 minutos para empatar o jogo, e descontou com Di Natale. O jogo pegou fogo, cardíacos começaram a passar mal. Então, entrou em campo Kopunek e, no seu primeiro toque na bola, ampliou para os eslovacos, aos 44 do segundo tempo. Então, quando muitos já desistiam, Quagliarella fez um golaço aos 46, e transformou o Ellis Park num vulcão. No entanto, a pressão italiana dos últimos minutos não resultou no empate e a Itália teve que ir para a casa mais cedo. Festa eslovaca!

Pela tarde o Japão enfrentou o forte selecionado dinamarquês, e não tomou conhecimento de seus adversários. Com gols de Honda, Endo (ambos de falta) e Okazaki, os asiáticos patrolaram os europeus, que conseguiram descontar com Tomasson, de pênalti, que não foi o suficiente para classificarem-se para às oitavas. O Japão segue adiante, e passa de um time ruim, como fora definido pelos jornalistas japoneses, a uma surpresa indigesta.

O outro jogo foi entre a quase classificada Holanda e entre o já desclassificado Camarões. Os africanos lutavam para sair da Copa de cabeça erguida, enquanto os europeus tentavam, pela primeira vez na sua história, conseguir vencer os três jogos da fase de grupos. Van Persie, após bela tabela com Van der Vaart e uma ajudinha de Kuyt, marcou o primeiro gol, enquanto Huntelaar, pegando a sobra da bela jogada de Robben, num chute que foi parar na trave, fechou o placar para os holandeses. Os camaroneses fizeram o seu gol com Eto'o, de pênalti, e terminou assim.

As oitavas-de-final, com esses resultados, ficaram assim: Holanda x Eslováquia, Japão e Paraguai.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Europa e África mostram as suas credenciais...

Os jogos desta quarta-feira classificaram mais quatro seleções para as oitavas-de-final, garantindo ao menos uma vaga aos africanos, dois campeões mundiais e mais uma seleção americana. Confira os resultados:

Estados Unidos 1 x 0 Argélia

Inglaterra 1 x 0 Eslovênia

Sérvia 1 x 2 Austrália

Alemanha 1 x 0 Gana

A Inglaterra começou seu jogo bem, ofensivamente, com bons passes e um futebol envolvente. Não foi a toa que logo aos 23 minutos, Defoe abriu o placar para os ingleses e começou a enterrar a Eslovênia, que parecia que ia levar uma goleada. No entanto, logo após o gol, seja por estarem satisfeitos com o placar ou então por cansarem do jogo, o English Team parou em campo e deixou os eslovenos criarem chances. Pecando nas finalizações e sentindo falta de um craque, o selecionado do leste europeu não conseguiu alcançar o gol e manteve o 1 a 0 que classificou a Inglaterra.

No outro jogo do Grupo C, os Estados Unidos tinham uma tarefa aparentemente fácil perante a Argélia. No entanto o que se viu foi uma boa marcação da seleção africana e um ataque apático dos americanos. Um jogo sonolento para quem via de fora, só torcendo para uma das seleções para manter-se empolgado com o jogo. E o futebol premiou quem acreditou até o fim. Quando se apitava o final da outra partida do grupo, e os eslovenos comemoravam o empate entre americanos e argelinos, Donovan, que já virou herói, marcou o gol que selou a vitória e carimbou os Estados Unidos como líderes do Grupo C.

O Grupo D também classificou outro campeão mundial e a primeira seleção africana, tudo isso só no jogo entre Alemanha e Gana. Pra quem esperava ver um jogo de qualidade, ainda deve estar sentado em algum lugar do Soccer City esperando por isso. Sonolento e sem empolgação: daria para definir exatamente assim os dois selecionados que jogaram uma partida que valia a classificação para a próxima fase de uma Copa do Mundo, por mais que estivesse parecendo mais um amistoso. A Alemanha chegou a vitória com um belíssimo gol do Özil, aos 14 minutos do segundo tempo, mas esse lance foi uma ilha perto do mar de morosidade que tomou conta dos outros 89 minutos.

Sérvia e Austrália fizeram um jogo um pouco mais interessante. Apesar da falta de qualidade técnica do selecionado da Oceania, quem dominou as ações foram os Socceroos, podendo ser dito que fizeram sua estréia na Copa ontem. Os dois gols australianos Cahill e Holmann, aos 24 e 28 minutos do segundo tempo, e por alguns momentos eu cheguei a acreditar que eles conseguiriam classificar-se para as oitavas, repetindo o feito da última copa. No entanto, Pantelic aos 39 jogou um mar de água fria nas esperanças da Austrália e enterrando de vez as duas Seleções. Final de jogo, 2 a 1, os dois desclassificados.

Com os jogos desta quarta, ficaram os seguintes confrontos nas oitavas de final: Gana x Estados Unidos e o temido e adiantado encontro entre Inglaterra x Alemanha.

Os jogos desta quinta-feira serão os seguintes: Eslováquia x Itália e Paraguai x Nova Zelândia (11hrs), Dinamarca x Japão e Camarões x Holanda (15h30min).

terça-feira, 22 de junho de 2010

Cade a Europa?

Terça feira e os primeiros grupos começa a ser definidos. No Grupo A Uruguai e México passam para a próxima fase, enquanto no Grupo B Argentina e Coréia do sul avançaram para as oitavas de final. Confira os resultados:

França 1 x 2 África do Sul
Uruguai 1 x 0 México
Argentina 2 x 0 Grécia
Coréia do Sul 2 x 2 Nigéria

Primeiro o fiasco do dia e, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A França demonstrou dentro e fora de campo que necessita de uma renovação imediatamente. Salvo o bom goleiro Lloris, que salvou os franceses de goleadas, não há quem não tenha decepcionado nesses três jogos. Não há o que se falar de Domenech, pífio, incompetente e mesquinho, demonstrou que suas "firulas" ilimitadas viriam por terra mais cedo ou mais tarde. E, convenhamos, foi bem mais cedo do que mais tarde. A África não se importou com isso, acreditou na classificação e jogou como nunca. Tschabalala comeu a bola, parecia jogador de primeiro nível. O 2 a 1, no final, acabou sendo injusto, merecendo os Bafana-Bafana um resultado mais largo e, quem sabe, até uma classificação para a próxima fase. Parabéns, apesar da desclassificação, aos donos da casa.

Na outra partida, o tão falado "jogo de compadres" não entrou em campo. Dois times aguerridos, um mais "quebrador" outro mais "na correria" demonstraram um futebol invejável, principalmente pelos seus sistemas defensivos. O Uruguai marcou num lance de bola aérea, sua especialidade, fez o gol que lhe garantiu a liderança da chave e a escapatória da temida Argentina. Parabéns aos uruguaios e mexicanos, seleções americanas, que desbancaram um gigante europeu.

Pelo Grupo B, disputava-se a segunda colocação, tendo chance os três times restantes. Na partida da Argentina, a Grécia bem que tentou, mas a falta de jogadores de qualidade no frente, esbarrou no selecionado misto de Maradona, que ainda teve qualidade o suficiente para balançar a rede duas vezes, uma delas com ele, Palermo (não de pênalti, evidentemente). Messi foi bem, mas não conseguiu balançar as redes, estará ele guardando pra quando precisar? Só veremos com o tempo.

A Coréia enfrentou os nigerianos endiabrados, jogando em campo não só os quatro anos de trabalho, como pareciam colocar a vida toda dentro das quatro linhas. Não foi fácil para nenhum dos lados, e se tivessem caprichado um pouco mais na finalização, a Nigéria teria vencido o jogo e classificado, ao menos uma seleção da África. O 2 a 2 foi justo, uma bela demonstração de vontade de jogar e de futebol bem jogado, é uma pena, de fato, que os nigerianos não tenham conseguido se classificar. Os primeiros confrontos das oitavas de final serão: México x Argentina e Uruguai e Coréia do Sul.

Amanhã mais quatro jogos: EUA x Argélia e Inglaterra x Eslovênia (11hrs) e Gana x Alemanha e Austrália x Sérvia (15h30min).

Finalmente...

Finalmente a lógica preponderou nesta segunda-feira. Os jogos foram vencidos por seus favoritos, belas apresentações foram vistas, um recorde foi batido e a maior goleada da Copa, até então, foi aplicada. Vamos aos resultados:

Portugal 7 x 0 Coréia do Norte

Chile 1 x 0 Suíça

Espanha 2 x 0 Honduras

O primeiro jogo foi uma lavada. Quem viu apenas o primeiro tempo, que terminou 1 a 0, não acreditaria no placar final. A Coréia abriu-se bem mais e partiu em busca do gol, no entanto o time português tem muito mais qualidade técnica e tática, soube aproveitar os buracos deixados pela fraca marcação asiática e aplicou a maior goleada, até agora, da Copa. Raul Meireles, Simão, Hugo Almeida, Liedson, Cristiano Ronaldo e Tiago, duas vezes, marcaram os gols do baile luso. O grupo G agora conta com Brasil com 6 pontos, Portugal com 4, Costa do Marfim com 1 e Coréia do Norte com 0.

Pelo Grupo H, enfrentaram-se Chile e Suíça. O time sul-americano buscava afirmação após vitória magra sobre Honduras, enquanto a Suíça visava manter os pés no chão e quebrar o recorde de maior tempo sem levar gols, em Copas. O jogo foi muito corrido, sendo que os chilenos tiveram domínio total do segundo tempo. Os suíços até agüentaram sem levar gol o suficiente para baterem o recorde, mas não até o apito final. Gol de Gonzáles quebrando a invecibilidade dos europeus aos 29 do segundo tempo e colocando o Chile no topo do grupo.x

Fechando o dia, Espanha e Honduras enfrentaram-se buscando reabilitação após ambos terem sido derrotados na primeira rodada. A Fúria, como era de se esperar, foi superior o jogo todo e, novamente, desperdiçou muitas chances de gol, inclusive um pênalti. David Villa, que perdeu a penalidade máxima, anotou duas vezes para os espanhóis e garantiu os primeiros três pontos da sua seleção na Copa, deixando o Grupo H muito apertado, com o Chile alcançando 6 pontos, seguido por Espanha e Suíça com 3 pontos, e em último a Seleção de Honduras com 0 pontos.

domingo, 20 de junho de 2010

Brasil com cara de Brasil

Mais um dia de Copa, mais um dia de parar o Brasil para acompanhar os representantes do nosso país. Dessa vez, valeu a pena parar para assistir o jogo. Se não chegou a ser uma partida brilhante, e realmente não foi, ao menos começamos a ver um pouco de bom futebol.

Luís Fabiano, o melhor da partida contra a Costa do MarfimParaguai 2 x 0 Eslováquia
Nova Zelândia 1 x 1 Itália
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

À começar pelos nossos vizinhos, o Paraguai dominou a maior parte da partida contra a Eslováquia e conseguiu garantir a sua vitória sem grande dificuldade, com gols de Vera e Riveros. A seleção paraguaia vem confirmando a boa fase das eliminatórias, se refletindo na liderança do grupo F na Copa.

Ainda no mesmo grupo, a seleção da Itália foi novamente decepcionante. Começou perdendo de forma surpreendente para a fraquíssima seleção da Nova Zelândia, com gol de Smeltz logo no início do jogo, em lance irregular. Irregular ou não, de uma seleção campeã do mundo se espera muito mais, e o máximo que a azurra conseguiu foi o empate após gol de penalti convertido por Iaquinta.

Apesar disso, há de se lembrar que a história da seleção italiana sempre foi essa, sofre para passar da fase de grupos, mas quando passa, fica cada vez mais difícil segurar. Portanto, não subestimem a azurra, ela pode e provavelmente vai surpreender, embora a ausência de Pirlo e Buffon tenham diminuído drásticamente o nível do grupo.
.
Agora chega de falar dos adversários, o que importa mesmo é a nossa Seleção. O primeiro tempo foi mediano, Luis Fabiano fez belo gol mas fora isso o Brasil pouco criou, e quem controlava a partida era a Costa do Marfim. No segundo tempo as coisas melhoraram bastante, mas infelizmente a partida de hoje foi marcada pela pior atuação de um arbitro na Copa até então.

O segundo gol de Luis Fabiano foi uma pintura, mas o jogador usou o braço duas vezes para fazer essa pintura. O juiz parece ter visto, mas na dúvida preferiu não interromper o lance. Enquanto isso o outro gol do Brasil, convertido por Elano, foi marcado pela evolução de Kaká.

O gol de Drogba para a Costa do Marfim, por outro lado, aconteceu em um momento de apagão da zaga, mas isso não muda o fato de que ela atuou de forma tranquila na maior parte do jogo, Lúcio jogou muito bem e Júlio Cesar pode mostrar um pouco da sua qualidade.

Hoje o Brasil foi um pouco mais Brasil, ainda demonstrou algumas falhas como a saída de bola dos volantes, alguns erros individuais, mas fez jogadas de qualidade, acertou as finalizações e arriscou um pouco mais, isso tudo é muito positivo para a nossa Seleção.

A baixa do jogo foi a pancadaria que a Costa do Marfim recorreu no segundo tempo, culpa principalmente do juiz, que permitiu que o jogo chegasse a tal ponto. Pior ainda a expulsão injusta de Kaká, que apenas levantou o braço à altura do peito, como os jogadores fazem para evitar o impacto, enquanto o jogador adversário corria em sua direção.
.
O juiz foi fraco, muito fraco. Errou no gol do Brasil, errou durante toda a partida ao não coibir com cartão, lances de violência, um deles que resultou na saída de Elano, e ao expulsar Kaká indo apenas no "grito", acreditando que o meio campista brasileiro havia agredido o jogador, sem sequer estar atento ao lance.
.
O jogo era difícil, então para o Brasil dou nota 8 pela atuação. Para o juiz, dou nota 3, mas para o técnico Dunga, dou nota 0. Não pelo que o último fez em campo, mas pela sua coletiva pós-jogo.
.
Os repórteres e colunistas vem evitando atrito com o treinador nas coletivas, principalmente durante a Copa, já que não adianta à essa altura criticar. Mesmo assim Dunga foi de uma má educação inexplicável, sendo ignorante, sarcástico, e falando uma infinidade de palavrões, sem a menor justificativa. Não que haja uma justificativa para alguém na sua posição sair falando esse tipo de coisa, e assim como Maradona foi punido pela FIFA por certas palavras, uma punição à Dunga seria muito justa.
.
Honestamente, minha paixão pela Seleção começa a ficar cada vez mais dividida com a minha antipatia pelo nosso técnico, que se agora já se sente em posição de falar o que quer, imaginem se vencer a Copa. Felizmente, diante do que o BRASIL representa, dunga é NADA.
.
Amanhã, como sempre, mais 3 jogos: Portugal x Coréia do Norte (8:30), Chile x Suiça (11:00) e Espanha x Honduras (15:30).

A Primeira Vítima

Na sexta feira (19) começou a segunda semana de Copa do Mundo, dando continuidade à segunda rodada, que tem sido muito mais empolgante do que a primeira, tanto pelos jogos mais abertos, bem como pelos placares elevados e grande quantidade de surpresas. Abaixo os resultados do dia:

Gana 1 x 1 AustráliaSneijder em meio à Seleção Holandesa comemorando o seu gol
Holanda 1 x 0 Japão
Camarões 1 x 2 Dinamarca

A "zebra" decidiu tirar uma folga e não aparecer nesse sábado. Gana tinha a chance de praticamente garantir a sua vaga nas oitavas ao vencer a segunda partida seguida, mas foi surpreendida logo ao início do jogo com um gol de Holman para a seleção da Oceania.

O destino, todavia, parecia estar à favor da seleção africana. Kewell, o melhor jogador da Austrália, colocou a mão na bola dentro da área, penalti e cartão vermelho para o atacante. Gyan converteu a penalidade, segundo gol da Seleção na Copa, o segundo de penalti. Mas se o destino fez um favor, a seleção africana não soube aproveitar mesmo com um homem a mais em campo, e o empate permaneceu até o apito final.

Holanda e Japão era o jogo do dia, mas só no papel. O primeiro tempo da partida foi sonolento, quase torturante. A Holanda tem um toque de bola perfeito, mas o Japão faz uma marcação em toda a sua metade do campo, de forma compacta e com muita velocidade. O jogo melhorou na segunda etapa (e não tinha como piorar). Sneijder (foto) fez belo gol com um chute muito forte de fora da área e Afellay ainda perdeu duas chances claras.

Por fim, Camarões e Dinamarca encerraram as partidas do dia. Foi um jogo empolgante que terminou de forma dramática. Com muitas chances desperdiçadas. o que se viu nesse jogo foi muita determinação de ambos os lados em vencer e dar mais um passo importante para a classificação.

Com isso, houve muito espaço na marcação de duas seleções ofensivas. Eto'o finalmente resolveu jogar e marcou o seu primeiro gol, ainda tendo colocado uma bola na trave. Mas Bendtner empatou a partida para a Dinamarca em jogada com lindo e raro lançamento onde a bola viajou longos 55 metros. Aos 15 minutos do segundo tempo Rommedahl (o melhor em campo) decretou a virada da seleção dinamarquesa.

Depois disso Camarões até tentou pressionar, mas o desespero tomou conta do elenco e faltou capricho nas finalizações. Resultado: Camarões, a primeira seleção matematicamente eliminada da Copa do Mundo, e Holanda a primeira garantida nas oitavas.

Ainda hoje: Paraguai 2 x 0 Eslováquia (jogo encerrado), Nova Zelândia x Itália (em andamento) e o tão esperado Brasil x Costa do Marfim (15:30).

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sexta Feira Inusitada

As zebras são animais mamíferos que vivem, principalmente, nas regiões central e sul do continente africano. Talvez seja coincidência, talvez seja exatamente por isso que a aparição delas nessa Copa do Mundo esteja virando rotina. Segue aí, a explicação:

Alemanha 0 x 1 Sérvia
Eslovênia 2 x 2 Estados Unidos
Inglaterra 0 x 0 Eslovênia

Muitos não diriam que a Alemanha era franca favorita para bater a Sérvia, antes da Copa, mas após a bela apresentação no jogo contra a Austrália e a péssima apresentação dos sérvios contra Gana, os germanicos haviam se tornado até os maiores candidatos ao título, já. Logo, a vitória dos estreantes pode sim ser considerada uma zebra, e das grandes. Os alemães bem que tentaram, mas com a expulsão de Klose aos 36 e o gol de Jovanovic aos 37 desestabilizaram os líderes do grupo, tanto que no segundo tempo Podolski cobrou um pênalti nas mãos de Stojkovic. Final da história, vitória da Sérvia e decepção do lado alemão.

O segundo jogo do dia, que parecia não prometer muito, foi de tirar o fôlego. Eslovênia e Estados Unidos enfrentaram-se e protagonizaram um belíssimo confronto. O selecionado europeu saiu na frente, com um golaço de Birsa e um gol de Ljubijankic. Até aí tudo certo, os eslovenos permaneciam em campo, e os metódicos americanos pareciam entregues à derrota. No entanto Donovan estufou a rede para diminuir a diferença e colocar fogo no jogo. Bradley, filho do técnico, empatou a partida aos 37 do segundo tempo. Aos 39 os EUA ainda passaram a frente, mas tiveram seu gol erroneamente anulado e o jogo terminou empatado, um placar justo, no final das contas. A boa participação da Eslovênia desse jogo pode ser considerada uma zebra.

O último mamífero listrado a entrar em campo nessa sexta, foi no jogo entre Inglaterra e Argélia. Quando todos esperavam um domínio massiço dos ingleses o que se viu foi os argelinos com uma leve vantagem, durante quase todo o jogo. Mas, no final das contas, o jogo foi péssimo, passes errados, chutes errados. O 0 a 0 acabou sendo justo para as seleções, mas injusto para os torçedores. Foi de dar sono. A sorte dos ingleses é que todos do grupo empataram e a Eslovênia lidera com 4 pontos, seguida por Eua e Inglaterra com 2 e por último Argélia com 1 ponto. Todos tem chance de se classificar.

Amanhã teremos Holanda x Japão (8h30min), Gana x Austrália (11h) e Camarões x Dinamarca (15:30)

E Começa (agora sim) a Copa do Mundo!

Após uma primeira rodada de jogos muito sonolentos, com uma média de gols de 1,56 por partida, a pior da história, e de só a Alemanha ter vencido e convencido, a Copa do Mundo começou de verdade. A segunda rodada começou na quarta-feira com o bom jogo do Uruguai e continuou quinta-feira adentro com os seguintes resultados:

França 0 x 2 México
Nigéria 1 x 2 Grécia
Argentina 4 x 1 Coréia do Sul

O primeiro jogo do dia foi marcado por três principais pontos: uma bela apresentação de Messi, os três gols de Higuaín e a apresentação das credenciais da Argentina para a Copa. Coitada da Coréia do Sul que, apesar de ter feito uma boa apresentação no segundo tempo e de ser um time bem qualificado, não teve forças suficientes para parar o melhor ataque da copa, não só em números, como também em nomes. O único que esteve um pouco aquém foi Tevez, que mesmo assim foi muito esforçado. Maxi Rodriguez entrou bem na posição de Veron, que deve voltar no próximo jogo. A Argentina chega a 6 pontos, com 5 de saldo de gols e está praticamente classificada.

Pelo mesmo grupo enfrentaram-se Nigéria e Grécia. O selecionado africano começou muito melhor, saindo na frente com gol de Uche, logo aos 15 minutos. No entanto, em jogada infantil, Kaita foi expulso aos 38 minutos do primeiro tempo. A Grécia, com jogador a mais, aproveitou o desespero dos nigerianos e empatou com Salpingidis, ainda no primeiro tempo. A segunda etapa começou e os gregos não tiveram pena, partiram pra cima e o goleiro da Nigéria, Enyeama, que vinha sendo o destaque, teve um azar e falhou no gol de Torosidis, que selou a primeira vitória do selecionado europeu na história das Copas. A Grécia chega a 3 pontos, junto com a Coréia. A Nigéria, quase desclassificada, permanece com 0 pontos.

O último jogo do dia, mas agora pelo grupo A, era a chance de redenção de México e França. Não há muito o que se falar, só que sinto pena dos torçedores franceses por terem que assistir uma seleção tão individualista e sonolenta em campo. Melhor para o México que, mesmo sendo um selecionado mediano, aproveitou o bate cabeça francês e fez seus gols com Blanco e Hernandez, e alcançou a primeira vitória sobre a França na história. O Grupo agora tem Uruguai e México com 4 pontos e França e África do Sul, em situação complicadíssima, com apenas 1 ponto.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

E PINTOU A ZEBRA!!

A quarta-feira na África do Sul começou com o jogo morno entre Chile e Honduras, duas seleções que ambicionam muito pouco na Copa. Apesar disso, a seleção sul-americana não jogou feio, pressionando sempre com seus três atacantes e com a participação destacada do meia ex-Palmeiras, Valdívia. Enquanto a seleção hondurenha preocupava-se exclusivamente em defender, o Chile não perdeu tempo a abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com Beausejour, ex-Grêmio, após belo cruzamento de Isla. O Chile permaneceu no ataque, mas parou nas mãos do bom goleiro de Honduras e o placar não foi ampliado. 1 a 0 para os chilenos, que alcançaram a primeira vitória em Copas do Mundo dos últimos 48 anos.

O segundo jogo era muito esperado, visto que estaria em campo nada mais nada menos do que a principal favorita ao título, a Espanha. Estreando contra a Suíça que, apesar de não ser uma seleção ruim, não contava com o maior artilheiro de sua história, já que Frei foi poupado por lesão muscular. O último jogo da primeira rodada da fase de grupos foi tão simples quanto se imaginava, só não teve o desfecho que todos, e eu reitero, TODOS esperavam. A Fúria atacou durante todo o jogo, teve posse de bola em torno dos 70%, encurralou a Suíça em todo o campo e passou 95% do jogo ao redor da área do goleiro Benaglio. O problema dos atuais campeões da Eurocopa esteve, principalmente nestes 5% e na falta de pontaria de seus jogadores. A Suíça teve duas chances de gol, numa delas, Casillas saiu bem estabanado no atacante, cometeu o pênalti não marcado pelo juiz, mas, para sorte dos suíços a bola sobrou no pé de Fernandes que empurrou para o fundo das redes. O improvável acontecia, a Espanha saiu atrás do placar. Era visível o abatimento e o nervosismo dos espanhóis, que permaneceram tentando e falhando. A Suíça ainda teve a melhor chance de marcar, após belíssima jogada que terminou na trave esquerda do goleiro da Espanha. Final de jogo e o inacreditável ocorrera: a favoritíssima seleção da Espanha, temida por todos, perdeu para o selecionado suíço, que não leva gol em copas há 6 jogos. A zebra deu os ares pela África do Sul e a Suíça computava três pontos importantíssimos, que provavelmente ninguém mais vai conseguir.

O último jogo do dia foi o primeiro jogo da segunda rodada e a segunda participação da seleção dona da casa contra o selecionado uruguaio. Infelizmente para a torcida a apresentação da África não foi tão boa quanto a do primeiro jogo, contra o México, e pra felicidade da torcida sul-americana o Uruguai jogou bem melhor do que no primeiro jogo, contra a França. Forlán anotou duas vezes, um de pênalti, e Pereira fechou o placar. A seleção africana foi decepcionante e ainda teve seu goleiro, um de seus destaques, expulso no lance do gol de pênalti. As esperanças sul-africanas vão indo por água abaixo enquanto as uruguaias crescem e o resultado praticamente garante a classificação para às oitavas-de-final.


Amanhã teremos: Argentina x Coréia do Sul (8h30min), Nigéria x Grécia (11h) e França x México (15h30min).

terça-feira, 15 de junho de 2010

Se cuida Brasil !!

Hoje, como sempre, tivemos mais 3 partidas pela Copa do Mundo. O diferencial do dia foi a tão esperada estréia do Brasil na competição.

Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia Maicon comemorando o seu primeiro gol em uma Copa do Mundo
Costa do Marfim 0 x 0 Portugal
Brasil 2 x 1 Coréia do Norte

As primeira disputa do dia não fugiu do esperado. As duas seleções fracas fizeram uma partida marcada por muitos erros, terminando no empate que embolou totalmente o Grupo E. Para a Nova Zelândia, ao menos, o resultado teve um gostinho bom, já que o gol de empate foi marcado aos 48 do segundo tempo e representou o primeiro ponto somado pelo país na sua história na competição. Sestak abriu o placar para a Eslováquia e Reid foi quem empatou o jogo.

O jogo entre Costa do Marfim e Portugal tinha tudo para ser uma verdadeira decisão pois, à menos que aconteça uma grande zebra, uma das vagas será do Brasil e a outra será disputada entre as duas seleções. Apesar disso ambas seleções tiveram medo de avançar excessivamente e o jogo foi muito disputado no meio campo.

Portugal começou bem e Cristiano Ronaldo, em ótima jogada individual, arriscou um belo chute de fora da área que parou na trave. Depois disso a Costa do Marfim, jogando de forma muito compacta, cresceu no jogo e começou a dominar os espaços. No segundo tempo houve alternância de superioridade dos dois lados, com as duas Seleções menos acanhadas e arriscando mais. Drogba foi ovacionado ao entrar em campo substituindo Kalou, mas o marfinense teve poucas oportunidades e o placar acabou zerado.

Para o Brasil o empate foi bom e a vitória contra a Coréia do Norte era obrigação. A vitória realmente veio, mas de forma muito mais simplória do que se esperava. Não chego a dizer que fiquei surpreso com a atuação do Brasil, porque desde que Dunga assumiu o cargo de técnico a Seleção nunca fez boas atuações contra retrancas.

O que acontece!? É muito simples. Os 10 jogadores de linha do Brasil, em campo, parecem com o próprio Dunga. Parece que temos 10 volantes em campo. Com isso o setor defensivo sempre acaba sendo o destaque do jogo, hoje foram os laterais, em especial Maicon que foi o melhor da partida.

Outra coisa que me chamou a atenção era algo que eu temia e já comentava à tempos. Kaká não vem bem de muito tempo, e com Kaká mal em campo, o Brasil tem poder ofensivo muito limitado, dependendo de jogadas individuais de Robinho e Luis Fabiano, o que não acontece com grande frequencia.

Acho que o Brasil ainda se classifica, mas vai ter que jogar muito mais contra Portugal e Costa do Marfim. Não creio que vá jogar bonito, nunca jogou e não vai ser agora, mas pelo menos precisa se movimentar mais, atacar com velocidade e Kaká precisa voltar a jogar como jogava nos tempos de Milan.
.
Com 10 volantes em campo, não dá.
.
Na quarta feira, a tão esperada estréia da Espanha, com as últimas partidas da primeira rodada e o início da segunda: Chile x Honduras (8:30), Espanha x Suiça (11:00) e África do Sul x Uruguai (15:30).

Segunda-feira é segunda-feira...

Segunda-feira sempre é a mesma coisa. Passou o final de semana, volta-se a trabalhar, estudar, todo mundo naquela sonolência. Mas engana-se quem acha que é assim só no Brasil. Na África do Sul, pelo visto, é a mesma coisa. Foi o que nos provaram Holanda, Dinamarca, Camarões e Japão.


O primeiro jogo, entre as duas seleções européias, ainda foi um pouco melhor, mas os holandeses, candidatos ao título, demonstraram fragilidade e que sentem falta de seu craque, Arjen Robben, poupado no primeiro jogo. A Dinamarca conseguiu armar muito bem a sua defesa, e até ameaçou uma ou outra vez o gol de Stekelenburg, mas não conseguiu combinar a eficiência defensiva e a ofensiva. O primeiro gol foi contra, numa jogada de muito azar, e o segundo foi uma bobeira do zagueiro, após um belo lance de Sneijder e Elia, que Kuyt aproveitou para fechar o marcador. No fim a Holanda começou a jogar melhor, visto que a Dinamarca abriu mais espaços, e poderia até ter feito três ou quatro, mas ficou no 2 a 0, mesmo.


Da segunda partida já não se esperava muito, e, como diz o ditado: “De onde nada se espera, é dali que não sai nada mesmo”. Eto’o provou que um craque só não ganha partidas. É impossível, apesar do nível altíssimo do atleta, fazer alguma coisa jogando junto de 10 jogadores, no máximo, medianos. O Japão demonstrou faltar qualidade técnica, mas que são muitos competentes no que se refere a tática. Com um posicionamento invejável em campo, cada jogador sabia muito bem o que fazer dentro das quatro linhas, o que acabou por dar a vitória à seleção asiática. Gol de Honda, após bobeira da zaga.


O último jogo do dia era o mais esperado: a estréia da atual campeã Itália contra o forte selecionado do Paraguai. O jogo começou muito pegado, praticamente um campo de guerra, os ânimos não se exaltavam, pois é de característica dessas duas seleções o futebol mais duro. Os atuais campeões partiram pro ataque, fechando os espaços dos sul-americanos, e tiveram boas chances com Iaquinta e Montolivo. E então, numa falta inexistente, Alcaráz subiu mais do que Cannavaro e testou a bola para o fundo das redes, abrindo o placar para os paraguaios. O jogo permaneceu quente nas entradas, mas pouco criativo. Então, o arqueiro Villar falhou, deixou a bola passar, após cruzamento de Pepe, e de Rossi aproveitou para igualar o placar. Ninguém mais conseguiu produzir e o jogo permaneceu empatado.


A terça-feira tem Eslováquia x Nova Zelândia, Costa do Marfim x Portugal e a estréia da Seleção Brasileira contra a Coréia do Norte.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A Potência Alemã

O Terceiro dia de Copa do Mundo começou devagar. Parecia mais um dia de jogos mornos com poucos gols, até o momento em que entrou em campo o selecionado alemão, com o time de menor média de idade de sua história.


Argélia 0 x 1 Eslovênia

Sérvia 0 x 1 Gana

Alemanha 4 x 0 Austrália


A partida entre Argélia e Eslovênia foi a primeira da Copa que não pude assistir. Acordar tão cedo para ver essa disputa não parecia valer a pena, e pelo que pude acompanhar das reportagens e lances do jogo, tomei a decisão certa.


Foi uma partida lenta, de baixo nível técnico mostrado por duas seleções sem grandes qualidades, que terminou com um gol de Koren aos 36 do segundo tempo, após falha do goleiro da Argélia. A seleção argelina já prepara sua despedida da Copa do Mundo. Perdeu a partida mais fácil no grupo e somente avançará para a próxima fase se conseguir um milagre.


Logo após uma disputa que deveria ser um pouco mais interessante. Sérvia e Gana fizeram um jogo de difícil prognóstico. A Sérvia com melhor elenco individual. Gana com jogadores rápidos de muita raça e também com maior apoio da torcida.


A partida, entretanto, não foi das melhores. A Sérvia trocou muitos passes mas não foi objetiva, os atacantes estavam muito mal no jogo e Stankovic pouco aparecia. Gana tinha menor posse de bola, arriscava mais jogadas mas também não tinha inspiração. Até que no segundo tempo falhas individuais infantis crucificaram os sérvios. Lukovic foi expulso após falta desnecessária e Kuzmanovic colocou a mão na bola dentro da área. Penalidade convertida por Gyan e vitória de Gana, a primeira seleção africana a vencer na Copa 2010.


Os poucos gols e atuações abaixo do esperado começavam a me deixar um pouco frustrado com o que havia visto da Copa do Mundo até o momento. Foi aí que a Alemanha mudou um pouco essa história. O grupo rejuvenescido mostrou um futebol muito ofensivo contra a Austrália. Mesmo após abrir o placar não abdicou das chances de atacar, e foi assim que aos poucos os gols foram surgindo. Foi a melhor apresentação de uma seleção na Copa até então.


A Austrália não ofereceu grande resistência. Esperava um pouco mais dessa seleção que apresentou melhoras consideráveis nos últimos anos. Os gols foram marcados por Podolski, Klose (na foto comemorando o 11º gol dele em Copas do Mundo), Müller, e pelo brasileiro naturalizado alemão, Cacau. Destaque individual para as atuações de Podolski e Ozil, que fizeram grande partida.


Ainda hoje (14/06/10), mais três jogos: Holanda 2 x 0 Dinamarca (jogo já encerrado, que terá comentários no próximo post), Japão x Camarões (11:00) e Itália x Paraguai (15:30).

sábado, 12 de junho de 2010

Gol Relâmpago e Frangaço

O título desse post foi direcionado para o terceiro jogo de hoje, onde Inglaterra e Estados Unidos protagonizaram uma partida sem grande brilho, mas com exemplo de marcação e organização tática.

Coréia do Sul 2 x 0 GréciaGerrard, capitão da Seleção Inglesa
Argentina 1 x 0 Nigéria
Inglaterra 1 x 1 Estados Unidos

A vida dos ingleses parecia fácil quando Gerrard (foto) entrou na área e tirou do goleiro, marcando o gol mais rápido do Mundial até o momento, com apenas 3 minutos de bola rolando. Todavia, isso não refletiu positivamente no restante da partida, já que o jogo foi muito disputado, ambas Seleções parando na marcação e abusando dos "balões".

No primeiro tempo os EUA tiveram maior posse de bola e empataram o jogo com um chute de muito longe de Dempsey que o goleiro Green aceitou, o primeiro frango da Copa 2010 (que fique claro que a Jabulani não teve influência na falha do goleiro). Já no segundo tempo a Inglaterra jogou melhor, principalmente nos últimos 20 minutos de partida, quando Rooney começou a aparecer e tentar desequilibrar. Mas já era tarde, placar final 1 x 1.

Antes disso, na parte da manhã tivemos duas partidas. Na primeira delas a Coréia do Sul fez bom jogo, demonstrou muita qualidade e venceu a Grécia por 2 x 0. Não chegou a ser um espetáculo, mas valeu a pena acordar cedo para assistir o jogo. Os gols foram marcados por Jungsoo e Park Ji-Sung que teve atuação de destaque.

Por fim, mas não menos importante, aquele jogo ao qual a maioria dos brasileiros observou curiosamente. A partida dos nossos rivais hermanos. Esse foi, possivelmente, o melhor jogo até o momento. Ambas seleções atacaram com muito perigo por diversas vezes, com uma certa superioridade da Argentina que marcou com uma cabeçada de Heinze.

A Argentina fez o de sempre, atacou com muito vigor, mas deu espaços na zaga, prejudicada pela própria lentidão. Higuaín apareceu bastante no jogo, mas perdeu chances claras, enquanto Di Maria pode-se dizer que sequer tocou na bola. Quem jogou muito foi Messi, que arriscou dribles, a maioria deles bem sucedidos e deu belíssimos chutes. O argentino apenas não fez o gol, e apenas não foi o melhor do jogo, porque esbarrou na muralha Enyeama. O goleiro da Nigéria foi o nome da partida.

Argentina e Coréia do Sul deram passos importantes rumo à classificação. Quanto a Inglaterra e EUA, apesar do empate, acredito que a vaga será deles.

Amanhã tem mais: Argélia x Eslovênia (8:30), Sérvia x Gana (11:00) e Alemanha x Austrália (15:30).