segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nenhuma surpresa...

Tivemos nesta segunda-feira a entrega dos prêmios de melhor jogador e melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA.

A conquista da brasileira Marta pelo quarto ano consecutivo como melhor jogadora do mundo já era esperada. Apesar de ter apenas 23 anos a brasileira que tanto nos traz orgulho atingiu uma meta única na história do futebol, quatro títulos de melhor jogadora do ano, e ainda de forma consecutiva. Até então ela dividia o posto com a alemã Birgit Prinz com três premiações. No lado masculino esse número também nunca foi atingido, apenas Ronaldo e Zidane foram escolhidos por três vezes.

Da mesma forma, nenhuma surpresa na escolha do melhor jogador do mundo. Lionel Messi ganhou tudo que disputou pelo Barcelona, provando ser um jogador excepcional que ainda deve um pouco na seleção, mas que nem por isso teve o seu brilho apagado em um ano perfeito. Dito pelo técnico Guardiola o melhor jogador que já viu. Exagero? Talvez seja, mas lembremos que ele tem apenas 22 anos, quem sabe o que o futuro reserva para essa jóia do Barcelona.

Sua vitória foi esmagadora, Messi foi eleito com votos de técnicos e capitães de 147 seleções nacionais somando ao total 1.073 pontos. Cristiano Ronaldo ficou em segundo lugar com 352 pontos, seguido em ordem por Xavi (196 pontos), Kaká (190) e Iniesta (134). Na minha humilde opinião, nenhuma surpresa na ordem, totalmente justa.

O prêmio Puskas (gol mais bonito de 2009), por sua vez, foi recebido por Cristiano Ronaldo. Muitos se surpreenderam, inclusive o próprio jogador, que chegou a dizer na premiação que não esperava ganhar nada este ano. Entretanto, acredito que o luso venceu mais por sua popularidade e pela importância do gol, do que pelo brilhantismo do gol em si. Creio que, não fosse esse o motivo, os gols de Grafite e Nilmar (principalmente o primeiro, que na minha concepção foi o mais bonito do ano) teriam se destacado perante o do português.

Ainda, a Fifa inovou este ano com uma seleção dos melhores do mundo na temporada 2009, votada por cerca de 50 mil jogadores. Curiosamente, apenas jogadores atuantes dos compeonatos espanhol e inglês formaram a seleção. A relação ficou:

Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Vidic (Manchester United), Terry (Chelsea) e Evra (Manchester United); Xavi (Barcelona), Gerrard (Liverpool) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool).



Nenhum comentário:

Postar um comentário