quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

20ª Rodada do Inglês

Assim como prometido, aqui vão os resultados da 20ª rodada da Premier League.

O atacante argentino Carlos Tevez em ação pelo Manchester City no Campeonato Inglês
Tottenham 2-0 West Ham
Everton 2-0 Burnley
Stoke 0-1 Birmingham
Blackburn 2-2 Sunderland
Chelsea 2-1 Fulham
Wolves 0-3 Man. City
Aston Villa 0-1 Liverpool
Bolton 2-2 Hull
Portsmouth 1-4 Arsenal
Manchester United 5-0 Wigan

Destaques da rodada: o Liverpool venceu mais uma, mas não se enganem, o jogo foi horrível. Um gol aos 48 minutos do segundo tempo foi o que salvou a noite dos Reds. Carlos Tévez marcou 2 gols na vitória do Manchester City por 3 a 0 sobre os Wolves. O argentino estava em noite inspirada e por isso, ilustra o nosso post. O campeonato permaneceu com o Chelsea em primeiro com 45 pontos, seguido pelo Manchester United e pelo Arsenal, com 43 e 41 pontos, respectivamente. Os gunners tem um jogo a menos que seus adversários.

Um abraço!

Ainda há salvação para o mundo!

Eai Pessoal! Vou fugir um pouco da nossa alçada, mas creio que todos vão concordar comigo que esse é um fato que deve ser comentado, trazido a público e espalhado pelos quatro cantos do mundo. Primeiro, o vídeo:

O craque esloveno Valter Birsa jogando pelo Auxerre, no Campeonato Francês
http://www.youtube.com/watch?v=8tU_NvJT0a4&feature=player_embedded

Agora, o fato:

Olympique de Marseille e Auxerre se enfrentavam pelo campeonato francês até que o jogador do Auxerre, Birsa, cai no chão após uma suposta cotovelada do jogador Koné do Marseille. O juiz não pestaneja e expulsa Koné. Birsa, deitado, vê o que acontece, se levanta, vai até o árbritro e diz que não foi atingido, e que Koné não merece ser expulso. Conversam por alguns segundos, e o juíz volta atrás no lance.

O Olympique perdeu por 2 a 0. O Auxerre levou os 3 pontos. Mas o verdadeiro vencedor foi o Futebol. O bom futebol. O futebol limpo, bonito, bem jogado, suado. O futebol que alegra, que enlouquece, que move montanhas. O futebol que emociona, que enaltece, que diversifica e que une o mundo. O futebol é uma linguagem universal. Koné é marfinense e Birsa é esloveno. Mas, em apenas um gesto de generosidade, caráter, respeito e humildade, os dois falaram a mesma língua. A língua da humanidade, da civilidade. Esse é um exemplo de jogador. Guardem esse nome: Valter Birsa. Pois aí está um homem de caráter e, quem sabe, um dos poucos que restam para salvar o mundo! (Birsa ilustra o post de hoje, convenhamos, ele mereceu)

Temos de concordar, nada como terminar o ano assim.
Um abraço!

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

NOTÍCIA BOMBÁSTICA! - EURO 2012


Eaí pessoal! O Globo Esporte, setor esportivo da Globo, adquiriu os direitos de passar os jogos da Eurocopa-2012. Graças a tal compra, TODOS os jogos da competição, que será sediada na Ucrânia e na Polônia, vão passar, ao vivo, nos canais SporTV's e na Band. A Globo ainda se comprometeu a passar dois jogos das quartas de final, dois da semi-final e o jogo da final!
Uma ótima notícia para quem gosta de ver o melhor do futebol europeu em plena ação, tem de tudo pra fazer um grande sucesso essa transmissão e, quem sabe, vire exemplo pros próximos campeonatos.

Aqui, o vídeo da apresentação do Logo oficial da Euro-2012.
http://www.youtube.com/watch?v=E5_YfiA3Ex0

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Jogos do Campeonato Inglês

O final de semana foi recheado de jogos pela Premier League, que alcançou a sua 19ª rodada. Aí vão os resultados:

Dia 26 e 27 de dezembro:
Birmingham 0-0 Chelsea
Fulham 0-0 Tottenham
West Ham 2-0 Portsmouth
Burnley 1-1 Bolton
Man. City 2-0 Stoke
Wigan 1-1 Blackburn
Sunderland 1-1 Everton
Liverpool 2-0 Wolves
Arsenal 3-0 Aston Villa
Hull 1-3 Man. United

O Chelsea seguiu como líder com 42 pontos, seguido por Manchester United e Arsenal, respectivamente com 40 e 38 pontos. (Os Gunners tem um jogo a menos que seus adversários)

O destaque da rodada ficou para o jogador espanhol Francesc Fabregas (que ilustra o post de hoje), que saiu do banco de reservas no segundo tempo e marcou duas vezes na vitória do Arsenal. Importante citar, ainda, o Liverpool que venceu mais uma partida e deu uma leve desafogada na crise.

P.S.: Hoje e nos próximos 2 dias (28, 29 e 30) estarão sendo disputados os jogos da 20ª rodada do Campeonato Inglês.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Confrontos Liga Europa e Champions League (Parte II)

Tal qual prometido, aqui vai mais um post sobre os confrontos da próxima fase dos campeonatos europeus:

Liga Europa:
AFC Ajax (HOL) x Juventus (ITA)

Um jogo perigoso para o time italiano e uma chance de ouro para o time holandês. O Ajax não possue um título expressivo desde a Champions League de 1995 e só ganhou 2 títulos da Eredivisie (1ª Divisão Holandesa) nesta década. Vem atuando abaixo do esperado neste ano, ocupando, atualmente, a terceira colocação no Campeonato. No entanto, é um time de grande tradição européia e que costuma não se importar com o tamanho de seu adversário. Seus principais jogadores são o brasileiro Kerlon, o uruguaio e capitão do time Luis Suárez e o dinamarquês veterano Dennis Rommedahl.

Já a Juventus está num jejum incrível de títulos, não ganha nada desde a Lega Calcio (1ª Divião Italiana) de 2002-2003, isso sem contar na decepcionante apresentação que vem fazendo no Calcio que, apesar de ocupar a 3ª colocação, vem amargando derrotas em cima de derrotas. Somando isso ao fato da desclassificação na fase de grupos da Champions League e que a cabeça do treinador Ciro Ferrara estar a premio, a "Velha Senhora" vai precisar suar muito e, no mínimo, levar o título da Liga Europa pra poder dizer que a temporada 2009/10 teve algum proveito. Como principais jogadores tem os italianos Gianluigi Buffon e Alessandro del Piero, os brasileiros Diego e Amauri e conta ainda com David Trezeguet e Giorgio Chiellini.

Tem tudo para ser um ótimo jogo, com os dois times jogando a temporada já nesta fase. Não vai ser um jogo fácil, assim como o palpite é bem complicado. Tenho duas apostas(mas caso você não concorde, é só comentar e justificar): se o boato de que o técnico Luis Felipe Scollari vai assumir a Juventus for verdadeiro, acho que o time italiano ganha. Agora, se for só mais um boato, acredito na força do time holandês.

sábado, 26 de dezembro de 2009

2010 – Contratações (Parte II)


Conforme prometido, a seqüência...

Fluminense

Depois de uma infinidade de trocas de jogadores e treinadores em 2009, o Fluminense parece ter finalmente encontrado o grupo certo, e assim deve ser manter em 2010. Thiaguinho (ex-botafogo) foi o único jogador apresentado até então. Fred e Conca devem permanecer em 2010.

Goiás

Perdeu Iarley, Léo Lima e tem boas chances de perder Fernandão, Vitor e Júlio César, entre outros. A perda até então é superável, ao meu ver, mas precisa segurar Fernandão, ou contratar alguém de qualidade para o seu lugar, visto que o ataque ficou muito enfraquecido. O time contará com o retorno de Jadílson (ex-Grêmio) e a contratação do apoiador Angel Rojas (ex-Univ. do Chile), entre outros.

Grêmio

O Grêmio teve a saída de dois dos jogadores mais antigos no clube, Tcheco e Léo, porém tem conseguido suportar as propostas dos clubes europeus por revelações como Douglas Costa, Rever, Mário Fernandes, entre outros. Confirmados para 2010 estão Silas no lugar de Autuori (que retornou ao futebol árabe), Maurício (ex-palmeiras) e Leandro (ex-Verdy Tókio). Espera-se confirmar em breve a contratação de Hugo e Borges, ambos do São Paulo. Já a permanência do atacante Maxi Lopes, ainda é uma incógnita.

Guarani

O clube tentará repetir o sucesso alcançado na série B, e apostará no mesmo elenco para 2010, com parcas alterações. Conseguiu renovar com seu principal jogador, o atacante Ricardo Xavier, artilheiro do time em 2009.

Inter

Na dificuldade de encontrar um treinador de qualidade a disposição no Brasil, até pelos altíssimos salários exigidos, o Inter foi em busca de um profissional que conhece o caminho da Libertadores, e apostou forte em Jorge Fossati (ex-LDU). No mais, algumas contratações, como a do lateral Nei (ex-Atlético PR), entretanto nenhum grande nome. Tem mantido, por enquanto, seus principais jogadores.

Palmeiras

Além da troca Maurício por Léo, nenhuma contratação ou dispensa muito significativa. Há boatos sobre um interesse pelo retorno de Valdivia, que está jogando atualmente no futebol árabe, bem como sobre a possível ida de Wagner Love para o Flamengo. O clube investiu pesado em 2009, e a inesperada perda da vaga da libertadores provavelmente irá limitar as contratações para 2010.

Santos

Após a milésima (com o perdão do exagero) tentativa de Luxemburgo no peixe, o time aposta agora em Dorival Jr. (ex-Vasco). Além disso, Kleber Pereira e Emerson deixaram o clube, que teve como principal contratação o meia Marquinhos (ex-Avaí).

São Paulo

O clube está investindo pesado na contratação de jogadores que foram destaque no brasileirão 2009, como Marcelinho Paraíba (ex-Coritiba), Léo Lima (ex-Goiás) e Fernandinho (ex-Barueri), o último foi a revelação da ultima competição. Ao que tudo indica, o São Paulo vai repetir os últimos anos e incomodar muito.

Vasco

Falar de todas as alterações do Vasco para 2010 exigiria um post próprio. Isso não significa, necessariamente, algo positivo ao clube. Destaques para a contratação do técnico Wagner Mancini (ex-Vitória) e o retorno à atividade do atacante Dodô, após mais de dois anos fora dos gramados.

Vitória

O técnico Ricardo Silva assumiu o clube para 2010. Os reforços são Elton (ex-Náutico) e Rafael Granja (ex-América RN). Leandro trocou o clube pelo Atlético MG.


Por enquanto é isso, porém os clubes continuam em busca de reforços, e muita coisa pode acontecer.

(na foto, o atacante Dodô vestindo a camisa do Vasco, promessa de belos gols em 2010)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

2010 – Contratações (parte I)



No próximo ano o futebol brasileiro vai ser recheado de novas caras. Durante a janela de final de ano muitos jogadores trocam de times, alguns são dispensados e outros são “promovidos” e partem para o futebol europeu.

Abaixo segue um sucinto relatório com algumas das principais contratações e alterações dos clubes que disputarão a série A do campeonato nacional no próximo ano.

Atlético GO

Subiu à elite do futebol brasileiro com um elenco modesto, e ao que parece assim vai permanecer. Não anunciou nenhuma grande contratação.

Atlético MG

Para 2010 o galo vai contar com um novo treinador. Após a dispensa de Celso Roth por sua irregularidade, assumiu o cargo Vanderlei Luxemburgo. Entre os jogadores, destaco as contratações de Muriqui (ex-Avaí) e Jairo Campos (ex-LDU), mas o time precisa segurar Diego Tardelli, seu principal jogador. A vinda de V. Luxemburgo pode, ainda, acarretar a contratação de Kleber Pereira, que recentemente deixou o Santos.

Atlético PR

Nenhuma grande movimentação no clube. Mantém a mesma base de 2009.

Avaí

Ao contrário do Atlético PR o Avaí será outro em 2010. O clube não apenas trocou de treinador (Silas foi para o Grêmio) como trocou quase metade do time. Com novas peças o clube vai precisar lutar muito para repetir a boa campanha de 2009.

Barueri

Eis mais um clube que mudou de técnico, Vinicius Eutrópio tomou o lugar de Luís Carlos Goiano. Fora isso, poucas alterações significativas. Thiago Humberto acertou com o Inter e Márcio Careca foi para o Vasco.

Botafogo

As pretensões do clube para 2010 são para lá de ousadas, incluindo até mesmo Ronaldinho Gaúcho (sic). Enquanto sonham com o jogador, a realidade é que o clube perdeu algumas peças importantes, como Thiaguinho, Juninho, Reinaldo e Jobson. Por enquanto, anunciou oficialmente apenas a contratação de Renato Cajá (ex-Grêmio).

Ceará

René Simões irá comandar a equipe em 2010. De resto, poucas mudanças na equipe.

Corinthians

O Corinthians foi um dos times que mais perdeu jogadores na janela de transferências do meio do ano passado, e provavelmente por isso da sua campanha irregular no campeonato brasileiro. Mas dessa vez o clube está contratando pesado. São contratações experientes como Tcheco (ex-Grêmio), Iarley (ex-Goiás) e Roberto Carlos (ex-Fenerbahçe). Resta saber se a idade avançada desses jogadores vai pesar a favor, ou contra.

Cruzeiro

Com poucas mudanças, parece estar apostando na continuidade da equipe. Conseguiu o principal: manter Adilson Baptista. Agora se esforça para segurar jogadores como Jonathan, que vem sendo sondado, inclusive pelo Real Madrid.

Flamengo

O Flamengo renovou com Andrade e Adriano, mas isso gerou um alto custo. Apesar de ser o clube que vai receber o maior apoio do patrocinador em 2010, isso deve ter limitado bastante as suas contratações. Por enquanto, há apenas uma novela envolvendo a possível ida de Wagner Love para o rubro negro, e sondagens de clubes europeus por alguns jogadores como Willians e Juan, mas pouca coisa em concreto.


O assunto em pauta, principalmente nessa época, é muito complicado, já que existem muitas especulações envolvidas. Portanto, diante de qualquer equivoco ou mera divergência de opinião, sinta-se à vontade para comentar. ;)

Parte II em breve...

(na foto, Roberto Carlos, principal contratação do Corinthians para 2010)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Feliz Natal!


Nós aqui do blog Olho no Futebol desejamos a todos um Feliz Natal. Que ele seja muito feliz e que traga muita felicidade a todos.
Desejamos ainda que os jogos sejam mais bonitos, os dribles mais pensados, os desarmes mais precisos, os chutes mais direcionados, os gols bem comemorados, as derrotas sirvam como um crescimento e que sempre que ocorram vitórias, saibamos aproveitá-las ao máximo.

São os votos do Blog Olho no Futebol! Um abraço de todos nós!

A bruxa ta solta!

Eai pessoal! Hoje vamos falar de um assunto não muito divertido. Pra falar a verdade, será um assunto bem dolorido. Trata-se das lesões que possivelmente vão tirar ótimos jogadores da Copa do Mundo da África do Sul.

Primeiro foi o Pepe, zagueiro brasileiro, naturalizado português e que atualmente defende o Real Madrid. Ele lesionou-se durante a partida entre o seu time e o Valencia e foi constatado que o jogador rompeu os ligamentos cruzados do joelho direito, e teve que ir "pra faca". A possibilidade de jogar a copa é mínima, mas vontade não falta ao zagueiro luso-brasileiro.

Como se não bastasse, ficou constatado agora que o atacante holandês Robbie Van Persie só poderá voltar aos gramados em abril ou maio de 2010. O jogador do Arsenal sofreu uma lesão também no joelho direito quando jogava um amistoso pela sua seleção contra a Itália.

Recordo-me, neste instante, do atacante brasileiro Ronaldo. Diversas vezes com lesões seríssimas no joelho e sempre voltando a jogar futebol. Com certeza é algo bastante complicado, levando-se em consideração a possibilidade dele ter complicações no joelho após se aposentar.

Pelo visto a bruxa ta solta e, infelizmente, aguardaremos quem será o próximo, visto que é inevitável este tipo de acontecimento quando se joga um futebol de altíssimo nível e de competitividade extremamente acirrada. Torçemos para que não aconteça, mas manteremos vocês informados assim que algo mais acontecer.

Um abraço!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Time do ano da UEFA



Eai pessoal!
No site da UEFA, tem um link para votar no time do ano da UEFA. É bem simples, prático e divertido. A pior parte é ter que escolher entre Messi, Kaká, Gerrard, Cristiano Ronaldo, Villa, Ibrahimovic.

Aí vai o link:
http://www1.uefa.com/fanzone/teamoftheyear/index.html

Quem quiser comparar, aí vai a minha escalação:
Julio César (Internazionale/Brasil)
Na minha opinião, o atual melhor goleiro do mundo. Vem pegando até pensamento na Seleção Brasileira e ajudando muito a Internazionale a manter a liderança do Campeonato Italiano.

Maicon (Internazionale/Brasil)
Um lateral direito primoroso, como poucos da atualidade. Marca, corre, passa, cruza, lança e até chuta a gol, tudo com extrema precisão.

Patrice Evra (Manchester United/França)
Outro lateral completo, peça chave no time dos Diabos Vermelhos. Não há comparações com ele.

John Terry (Chelsea/Inglaterra)
Um zagueiro forte, com raça, aguerrido, com técnica e inteligência. Capitão do time dos Blues há anos.

Bruno Alves (Porto/Portugal)
Escolha pessoal. Sou fã do Porto e acho que o time vem mostrando um bom futebol nos últimos tempos, muito em virtude deste grande zagueiro que é o Bruno Alves. Está cotado para assumir o lugar de Pepe no Real Madrid.

Dejan Stankovic (Internazionale/Sérvia)
Um meio campista completo, com sua principal arma o chute a distância, ou alguém já se esqueceu do gol do meio de campo que ele fez esses dias?

Frank Lampard (Chelsea/Inglaterra)
Técnico, veloz, inteligente. Qualquer clube sonha em ter Frank Lampard entre seus 11 títulares, mas só o Chelsea tem essa sorte.

Steven Gerrard (Liverpool/Inglaterra)
Esse sim, capitão dos Reds desde que me conheço por gente. Na seleção inglesa é o jogador mais importante. Chute certeiro, marcação implacável e com um passe impecável, é presença confirmada em qualquer seleção do mundo.

Franck Ribery (Bayern de Munique/França)
Com certeza vão discordar dessa minha escolha, mas o considero o meia esquerda mais veloz e técnico que o futebol alemão e o francês tiveram notícia nos últimos 10 anos.

David Villa (Valencia/Espanha)
O brilhante centroavante espanhol leva o time do Valência nas costas e forma uma dupla aterrorizante (para os adversários) com Fernando Torres na seleção, presença confirmada, também.

Zlatan Ibrahimovic (Barcelona/Suécia)
Este jogador, que deve ter 8 entre os 10 gols mais inacreditáveis da história, leva a seleção sueca nas costas. É alto, bom no jogo aéreo, mas não fica pra trás quando o assunto é chutar. Na minha opinião, o melhor atacante jogando na atualidade.

Josep Guardiolla (Barcelona)
Um técnico novo, que assumiu o Barcelona no meio de diversos problemas e que conseguiu colocar o time no prumo certo e conquistar tudo o que lhe era possível. Técnicamente e táticamente pode não ser o melhor, mas pelo seu ano de 2009, merece estar aqui.

Faça sua seleção e mande pra nós e, se quiser, justifique suas escolhas ou as ausências. Abraço!

Pra não deixar passar em branco:

Antes tarde do que nunca, aí vão os resultados do final de semana de futebol no Campeonato Espanhol, no Inglês e no Italiano, respectivamente:


Campeonato Espanhol:
Athlético de Bilbao 2-0 Osasuna
Sevilla 1-2 Getafe
Real Madrid 6-0 Zaragoza
Valladolid 2-1 Sporting Gijón
Villarreal 2-0 Racing
Málaga 2-1 Mallorca
Espanyol 2-0 Almería
Tenerife 1-1 Atlético de Madrid
Deportivo 0-0 Valencia
(Na foto, o atacante argentino do Real Madrid, Gonzalo Higuaín, autor de 2 gols da goleada madrilenha)




Campeonato Inglês
Portsmouth 2-0 Liverpool
Blackburn 0-2 Tottenham
Manchester City 4-3 Sunderland
Aston Villa 1-0 Stoke
Fulham 3-0 Manchester United
Arsenal 3-0 Hull City
Wolves 2-0 Burnley
Everton 1-1 Birmingham
West Ham 1-1 Chelsea
(Na foto, o volante brasileiro do Arsenal, Denilson, autor de um dos gols da goleada dos Gunners)








Campeonato Italiano
Livorno 3-1 Sampdoria
Roma 2-0 Parma
Napoli 2-0 Chievo
Palermo 1-0 Siena
Juventus 1-2 Catania
Internazionale 1-0 Lazio
(Na foto, o atacante lituano do Livorno, Tomas Danilevicius, que fez dois dos três gols do seu time na vitória sobre a Sampdória)
(Dois jogos do campeonato italiano foram adiados devido à forte nevasca que atinge o país)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nenhuma surpresa...

Tivemos nesta segunda-feira a entrega dos prêmios de melhor jogador e melhor jogadora de futebol do mundo pela FIFA.

A conquista da brasileira Marta pelo quarto ano consecutivo como melhor jogadora do mundo já era esperada. Apesar de ter apenas 23 anos a brasileira que tanto nos traz orgulho atingiu uma meta única na história do futebol, quatro títulos de melhor jogadora do ano, e ainda de forma consecutiva. Até então ela dividia o posto com a alemã Birgit Prinz com três premiações. No lado masculino esse número também nunca foi atingido, apenas Ronaldo e Zidane foram escolhidos por três vezes.

Da mesma forma, nenhuma surpresa na escolha do melhor jogador do mundo. Lionel Messi ganhou tudo que disputou pelo Barcelona, provando ser um jogador excepcional que ainda deve um pouco na seleção, mas que nem por isso teve o seu brilho apagado em um ano perfeito. Dito pelo técnico Guardiola o melhor jogador que já viu. Exagero? Talvez seja, mas lembremos que ele tem apenas 22 anos, quem sabe o que o futuro reserva para essa jóia do Barcelona.

Sua vitória foi esmagadora, Messi foi eleito com votos de técnicos e capitães de 147 seleções nacionais somando ao total 1.073 pontos. Cristiano Ronaldo ficou em segundo lugar com 352 pontos, seguido em ordem por Xavi (196 pontos), Kaká (190) e Iniesta (134). Na minha humilde opinião, nenhuma surpresa na ordem, totalmente justa.

O prêmio Puskas (gol mais bonito de 2009), por sua vez, foi recebido por Cristiano Ronaldo. Muitos se surpreenderam, inclusive o próprio jogador, que chegou a dizer na premiação que não esperava ganhar nada este ano. Entretanto, acredito que o luso venceu mais por sua popularidade e pela importância do gol, do que pelo brilhantismo do gol em si. Creio que, não fosse esse o motivo, os gols de Grafite e Nilmar (principalmente o primeiro, que na minha concepção foi o mais bonito do ano) teriam se destacado perante o do português.

Ainda, a Fifa inovou este ano com uma seleção dos melhores do mundo na temporada 2009, votada por cerca de 50 mil jogadores. Curiosamente, apenas jogadores atuantes dos compeonatos espanhol e inglês formaram a seleção. A relação ficou:

Casillas (Real Madrid); Daniel Alves (Barcelona), Vidic (Manchester United), Terry (Chelsea) e Evra (Manchester United); Xavi (Barcelona), Gerrard (Liverpool) e Iniesta (Barcelona); Messi (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Real Madrid) e Fernando Torres (Liverpool).



domingo, 20 de dezembro de 2009

Final do Mundial de Clubes


Não foi um jogo primoroso. Os craques Messi, Ibrahimovic e Henry estiveram muito aquém do que jogam normalmente. O estudiantes se posicionou bem em campo, jogou simples, tranquilo e, não sem méritos, chegou ao primeiro gol, com o bom atacante argentino Boselli, de cabeça, e manteve a vitória até os 43 minutos do segundo tempo. Porém, o Barcelona é o Barcelona e o Estudiantes é o Estudiantes. Após MUITO "abafa" do time catalão, sem ninguém mais no seu campo defensivo, com o zagueiro Piqué jogando de centroavante, sem tática alguma, o Barcelona chegou ao gol de empate com a revelação deste campeonato. Após confusão na área, a bola foi alçada, Piqué cabeçeou pra cima e a bola caiu na cabeça do espanhol Pedro que, com muita categoria, só tirou do goleiro argentino. 1 a 1.

Começou a prorrogação e o jogo continuou muito parecido. Barcelona atacando e Estudiantes defendendo. Até que, após primoroso cruzamento de Daniel Alves, o "Melhor do Mundo" Messi fez um gol no peito, na raça. Exatamente, um gol de peito. Belo gol para premiar o belo futebol que o Barcelona costuma apresentar.

Enfim, o time catalão conseguiu conquistar o único título que lhe faltava. Neste ano de 2009, foram nada mais nada menos do que seis canecos: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopas da Europa e da Espanha e o Mundial de Clubes.

Destaques do jogo: pelo lado argentino: Boselli, Braña e Enzo. Pelo lado espanhol: Pedro, Jeffren, Xavi e o ótimo técnico Josep Guardiola (que na foto, voa nos braços de seus comandados, após o título.)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Confrontos Liga Europa e Champions League (Parte I)

Buenas!!!

Nesta sexta-feira foram sorteados os confrontos da Copa dos Campeões e da Liga Europa, ambos com jogos que vão fazer pegar fogo a Europa. Vamos destacar os principais, pelo menos na nossa opinião. (Pra quem discordar ou achar que deixamos de colocar algum jogo importante, é só comentar e justificar ;))

Champions League:

AC Milão (ITA) v Manchester United FC (ING)
Dispensa comentários. Os diabos vermelhos são sempre perigosíssimos em campeonatos estilo "mata-mata", sem contar que possuem o sempre incrível Sir Alex Ferguson no comando da equipe. O time milanês vem de uma crescente, após péssimo início de temporada, finalmente começam a se encaixar as peças, com destaque para o holandês Seedorf e o brasileiro Pato. Tem tudo pra ser um jogão de bola, mas creio numa leve vantagem do clube inglês que, mesmo sem o astro Cristano Ronaldo, me parece ter mais time e um grupo melhor encaixado!









FC Internazionale de Milão (ITA) v Chelsea FC (ING)
Simplesmente o duelo entre os atuais líderes dos campeonatos mais disputados da Europa. A Inter vem de péssimos resultados nos campeonatos europeus dos últimos anos e vem fazendo o mínimo para manter-se como líder do campeonato italiano, tendo em vista que seus adversários insistem em tropeçar. É um time muito consistente, com uma troca de passes e uma variedade de jogadores excelentes, em principal o argentino Cambiasso, o camaronês Eto'o e os brasileiros Julio Cesar e Maicon. Já o Chelsea tem o costume de ser o "time do quase" na Champions, mas esse ano, especialmente após a chegada do grandioso Carlo Ancelotti, deu uma boa ajeitada no atual grupo e o tornou mais competitivo do que já era. Conta principalmente com os ingleses Terry e Lampard, com o checo Petr Cech e com o perigoso marfinense Drogba. Acredito, mais uma vez, numa vitória inglesa, mais pelo retrospecto negativo da Inter em campeonatos europeus nos últimos anos.

Por enquanto a análise dos jogos fica por aqui, afinal, os jogos começam só em meados de fevereiro e, até lá, ainda teremos muitos post's abordando este assunto.

Um abraço!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Vandalismo x Futebol


Muitos clubes já passaram por centenários obscuros, mas poucas vezes se viu história semelhante à do Coritiba neste ano. O ‘Coxa’ ocupou a zona de rebaixamento apenas uma única rodada no brasileirão de 2009, entretanto, justamente naquela que não poderia ocupar.

Não bastasse isso, o ato de vandalismo praticado pela torcida organizada do time foi um dos maiores relatados nos últimos anos no país, o que acabou punindo o time com a perda de 30 mandos de campo, e ainda, com a multa nada modesta de R$610.000,00.

Resta uma dúvida nesse caso: É justo uma punição tão severa ao clube, quando apenas dezoito das centenas de torcedores que invadiram o campo foram presos? A polícia está trabalhando para identificar o maior numero de torcedores envolvidos, e não quero aqui defender o Coritiba, por certo não seria justo ignorar um incidente como esse. Todavia, essa é uma questão que ainda não me parece ser totalmente justa, acredito que ainda não encontramos a maneira ideal para resolver esse tipo de problema.

Caso análogo, resguardadas as devidas proporções, aconteceu essa semana ao Bari pelo campeonato italiano, quando o time foi punido com multa no valor de R$25.000,00 pelo ato (diga-se de passagem, totalmente desnecessário) de um torcedor que durante a partida contra a Juventus no último sábado, usou um laser que atingiu os olhos do jogador Diego.

Por óbvio, não há qualquer suspeita de quem tenha cometido esse ato, que por sinal tem sido bastante comum em alguns jogos. Ademais, é impossível que o clube faça algum tipo de controle com relação a isso. Já imaginou revistar um por um, de modo a identificar quem entra nos estádios com um laser que mede alguns poucos centímetros!?

Permanece, portanto, a minha dúvida: até onde vai a responsabilidade do clube?

Cumprindo a promessa...



Assim como prometido, aí vão os resultados de hoje da 17ª rodada da Premiere League, e os outros resultados da Liga Europa:

Premiere League
(13º)Burnley 1 x 1 Arsenal(3º)
(1º)Chelsea 2 x 1 Portsmouth(20º)
(6º)Liverpool 2 x 1 Wigan(14º)
(5º)Tottenham 3 x 0 Manchester City(8º)

Liga Europa
Grupo J
Club Brugge KV(BEL) 1-0 Toulouse FC(FRA)
FK Partizan(SER) 1-0 FC Shakhtar Donetsk(UKR)

Grupo K
AC Sparta Praha(RPT)0-3 FC København(NOR)
CFR 1907 Cluj(ROM) 0-2 PSV Eindhoven(HOL)

Grupo L
Athletic Club(ESP) 0-3 Werder Bremen(ALE)
CD Nacional(POR) 5-1 FK Austria Wien(AUS)

Classificaram-se para a próxima fase, hoje, os seguintes times:
Sporting CP, Herta Berlin, Galatasaray, Panathinaikos, Sakhtar, Club Brugge, Werder Bremen, Athletic Club, PSV, Kobenhavn, Roma e Fulham.

Quarta-feira pegando fogo pelo mundo!



Buenas, pessoal!

Hoje o dia foi de muitos jogos no Velho Continente. Além de jogos pelo campeonato inglês, ainda tivemos diversos jogos definindo a última rodada e a classificação final dos grupos da Liga Europa (antiga Copa da UEFA).

Pelo campeonato continental tivemos:
Grupo D
Herta Berlin (ALE) 1 - 0 Sporting CP (POR)
Heerenveen (HOL) 5 - 0 Ventspils (LET)

Grupo E
CSKA Sofia (BUL) 0-3 AS Roma (ITA)
FC Basel (BEL) 1893 2-3 Fulham FC (ENG)

Grupo F
Panathinaikos FC (GRE) 3-0 FC Dinamo 1948 Bucureşti (ROM)
SK Sturm Graz (AUS) 1-0 Galatasaray AŞ (TUR)

Ainda, pelo Mundial de Clubes da FIFA, o Barcelona venceu o Atlante por 3 a 1, de virada, com gols de Busquets, Messi e Pedro, com Rojas abrindo o placar para o time mexicano. O time catalão classificou-se para a final, onde vai enfrentar o Estudiantes, neste sábado, às 14hrs.

Os outros jogos da Liga Europa e os da Premiere League ainda não terminaram, então serão atualizados mais tarde! Um abraço!

Mundial de Clubes da FIFA



Não percam hoje a tarde o jogo entre Atlante (MEX) x Barcelona (ESP), a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo da SPORTV. O jogo é válido pela semi-final do Mundial de Clubes da FIFA.
O vençedor deste tento pega o Estudiantes (ARG), que ontem venceu o Pohang Steelers (COR) por 2 a 1. O time asiático teve três jogadores expulsos e, no final, ficou com o atacante brasileiro Denilson no gol.

Na foto ao lado, o Logo da competição, que é disputada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

17ª Rodada do Inglês


Começaremos este BLOG com informações acerca da Premiere League, ou o Campeonato Inglês de Futebol.

Nesta terça-feira, dia 15/12, o Manchester United jogou em casa com um time misto e venceu o time do Wolverhampton pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Rooney, Vidic e Valencia.
Os diabos vermelhos alcançaram a marca de 37 pontos na tabela, empatando com o Chelsea, que tem um jogo a menos, que será disputado nesta quarta-feira contra o Portsmouth, lanterna do campeonato.

Ainda pela 17ª rodada da Premiere, seguem os resultados: (10º)Sunderland 0x2 Aston Villa(3º); (6º)Birmingham 2x1 Blackburn(12º); (17º)Bolton 3x1 West Ham(19º).
E, nesta quarta feira, ainda jogam: Burnley x Arsenal; Tottenham x Manchester City; e Liverpool x Wigan

Na foto, o equatoriano Antonio Valencia em ação pelos Diabos Vermelhos.