domingo, 11 de julho de 2010

Confronto de Gigantes!

O dia mais esperado pelos amantes do futebol finalmente chegou. A Grande Final da Copa do Mundo FIFA será disputada no dia 11/07/2010, entre duas seleções que jamais tiveram a emoção de beijar e levantar a taça mais desejada por todos os jogadores. Coincidentemente ambos selecionados tem histórias parecidas, sempre formando grandes times e nunca chegando lá. Já foram incessantemente chamados de amarelões, inclusive eu imaginei que fossem frouxar antes da semifinal. Mas com times concisos, com muita qualidade e, principalmente, com consciência e vontade de ganhar, Espanha e Holanda degladiarão em pleno Soccer City, Johannesburgo, para colocarem a primeira estrela dourada em cima de seus brasões.

Tamanha é a expectativa que até foi produzida especialmente uma bola para o confronto, ao invés da querida por todos Jabulani, agora será a vez da Jo'bulani, uma singela e merecida homenagem a grandiosa nação sul-africana.

Os dois times vão a campo com o que tem de melhor, e será um duelo interessantíssimo entre Robben, Sneijder, Kuyt e companhia, contra os "furiosos" Villa, Xavi, Puyol e sua trupe. A Espanha tem melhores jogadores, principalmente os defensores, em que Puyol, Piqué e Sergio Ramos levam vantagem sobre Boulahrouz, Heitinga e Mathijsen, enquanto Villa é muito melhor do que Van Persie. Xabi Alonso joga mais que De Jong. O favoritismo aponta para a vitória espanhola, mas a vantagem holandesa não mora nos pés, e sim nas cabeças de seus jogadores.

Cada jogador sabe se colocar muito bem em campo, sem sair do esquema tático durante sequer um minuto o jogo todo. Sem contar a frieza de conseguir não se desesperar perante resultados negativos e superioridade adversária. Bert Van Marwjik fez um trabalho excelente com jogadores que já são muito bons. Em momento algum do jogo será visto jogadores holandeses discutindo em campo, ou mesmo perdidos, fora da marcação, salvo raríssimas exceções, como o próprio Van Persie, que não vem bem durante toda a Copa. E é na cabeça não so dos jogadores da Holanda que mora a vantagem para os Laranjas, visto que os espanhóis pecam, principalmente no excesso de preciosismo, preferindo driblar ou dar um toque bonito, em vezes que seria melhor um passe simples ou até mesmo um arremate a gol.
É contando com esse preciosismo espanhol, com a determinação de consagrar uma geração e com a qualidade individual de alguns dos seus jogadores que a Holanda pretende vencer a Copa do Mundo. A Espanha conta com a força do conjunto, com a vantagem na qualidade técnica de seus jogadores e também com a vontade de tirar, de uma vez por todas, a fama de amarelona. Que vença o melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário