segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Coréia do Sul

A Coréia do Sul é a primeira Seleção Asiática a ser analisada no blog.

Uniforme reserva da Coréia do Sul, o títular ainda não foi lançado
Grupo B: Argentina; Nigéria; Coréia do Sul e Grécia.
Participações Anteriores: sete (54, 86, 90, 94, 98, 02 e 06)
Melhor Colocação: 4º lugar, em 2002
Destaque: Ji-Sung Park, jogador do Manchester United
Ranking da FIFA: 52º lugar

A Seleção sul-coreana é sem dúvida o grande destaque do futebol Asiático nos últimos anos. Prova disso é que participa de sua sétima Copa do Mundo consecutiva. Todavia, as campanhas nas competições estão longe de ser admiráveis. Apesar de ter conquistado o quarto lugar em 2002, eliminando no caminho a atual campeã do mundo, em todas as outras participações caiu ainda na fase de grupos.

Acredito que a campanha de 2002 não sirva como parâmetro para analisar a qualidade dessa Seleção. Isso porque naquele ano a Coréia do Sul foi país sede da Copa e juntamente com o Japão, tinha a torcida a seu favor. Além disso, era treinada pelo técnico holandês Guus Hidinnk, um dos melhores técnicos do mundo.

Analisando o time, é fácil perceber a baixa estatura dos jogadores, como costuma ser característica das Seleções Asiáticas. Possue um elenco muito técnico e com uma disciplina que é exemplo para o mundo todo, mas quando comparado às Seleções de outros continentes, resta evidente a sua desvantagem no aspecto físico.

O grupo B não é dos mais complicados, mas creio que uma vaga fique garantida com a Argentina. Será uma briga, portanto, pela segunda vaga, e acredito que a Coréia do Sul tem chance, pois tem uma coisa que muitos países não possuem: uma referência. O bom jogador Ji-Sung Park do Manchester United é um raro exemplo de asiático a se destacar em um dos maiores clubes do futebol europeu. Infelizmente, mesmo que venha a passar da fase de grupos, não consigo vislumbrar essa Seleção indo além das oitavas.

2 comentários:

  1. 52ª no ranking da FIFA, só chegou em quarto lugar em 2002 porque todos os juízes ajudaram. E pra terminar, ficou em terceiro lugar na última Copa da Ásia, atrás dos fortíssimos IRAQUE e da ARÁBIA SAUDITA. Fala sério, não vai passar nem da fase de grupos, de novo.

    ResponderExcluir
  2. apesar de preferir a seleção feminina da coréia do sul, boto fé nesses caras...
    minha grande aposta pra essa copa...e tenho dito!

    ResponderExcluir