sábado, 9 de janeiro de 2010

Técnico do ano pela IFFHS

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, conhecida como IFFHS, divulgou recentemente uma lista com os melhores técnicos de clubes do ano de 2009. O grande vencedor foi Josep Guardiola, e não poderia ser diferente, o jovem treinador teve um ano perfeito no comando do Barcelona.

Josep Guardiola, técnico do Barcelona e considerado o melhor treinador de 2009 pela IFFHSSegue abaixo o top10 do ranking:

1. Josep Guardiola (ESP/Barcelona) 300 pontos.
2. Alex Ferguson (ESC/Manchester United) 137.
3. José Mourinho (POR/Inter de Milão) 66.
4. Alejandro Sabella (ARG/Estudiantes) 54.
5. Mircea Lucescu (ROM/Shakhtar Donetsk) 50.
6. Arsene Wenger (FRA/Arsenal) 44.
7. Guus Hiddink (HOL/Chelsea) 38.
8. Laurent Blanc (FRA/Girondins Bordeaux) 34.
9. Jorge Fossatti (URU/LDU de Quito) 16
10. Felix Magath (ALE/Wolfsburg/Schalke) 15

Nenhuma surpresa nas três primeiras colocações. Sir Alex Ferguson e José Mourinho são treinadores excepcionais, com currículos invejáveis e uma história de títulos. O mesmo vale para Guus Hiddink, outro treinador que já fez façanhas como, por exemplo, levar a Coréia do Sul à uma semi-final de Copa do Mundo, derrotando no caminho nada mais nada menos do que a Seleção da Itália. Todos eles tiveram muito sucesso em 2009, e merecem a colocação.

Destaque também para o ótimo trabalho de Alejandro Sabella, Felix Magath e o mais novo técnico atuando no Brasil: Jorge Fossatti, atual treinador do Internacional.

Entre os técnicos brasileiros, o melhor colocado foi Sérgio Farias com o 14º lugar. O treinador do Pohang Steelers, time que disputa a K-League (correspondente à série A do campeonato sul-coreano), atua no clube desde 2005, e a seqüência do seu trabalho vem recebendo reconhecimento a nível mundial, embora no Brasil pouquíssimo se ouça a seu respeito.

Em 2009 o treinador conseguiu levar o time à uma participação inédita do Mundial de Clubes, ficando com o terceiro lugar da competição. Um treinador que os clubes brasileiros deveriam ficar de olho.

2 comentários:

  1. Gostaria de destacar o jóvem treinado do Bordeaux, o francês Laurent Blanc. Fez um 2009 muito bom no comando do Girondins e tem tudo para se tornar um dos grandes treinadores da Europa.

    ResponderExcluir
  2. Só achei engraçada a pontuação que deram... se 10 lugar tem 15 ponto imagina quem ainda bem a baixo.

    ResponderExcluir