terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Goleiro do ano pela IFFHS

A IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol) divulgou hoje a lista dos melhores goleiros do ano de 2009. A Federação analisa o desempenho dos arqueiros tanto nos clubes quanto nas seleções e o grande vencedor, pela segunda vez consecutiva, foi o espanhol Iker Casillas. O goleiro do Real Madrid sem dúvidas é craque, mas será que realmente foi o melhor do ano de 2009?


Iker Casillas, goleiro do Real Madrid
Segue o Top 10 do ranking:

1. Iker Casillas (ESP/Real Madrid) 230 pontos.
2. Gianluigi Buffon (ITA/Juventus) 150.
3. Julio César (BRA/Inter de Milão) 124.
4. Edwin van der Sar (HOL/Manchester United) 87.
5. Petr Cech (TCH/Chelsea) 75.
6. Victor Valdes (ESP/Barcelona) 53.
7. José Reina (ESP/Liverpool) 19.
8. Igor Akinfeev (RUS/CSKA Moscou) 17.
9. Timothy Howard (EUA/Everton) 7.
10. René Adler (ALE/Bayer Leverkusen) 6.


A lista está bem feita, são os melhores goleiros da atualidade com certeza mas Casillas não foi o melhor de 2009, não conquistou títulos e nem teve atuações brilhantes como nos outros anos. Então quais foram, afinal, os critérios usados pela IFFHS? Títulos ou Atuações? Parece que nenhum dos dois. Uma verdadeira confusão o ranking. Aliás, se foi considerado os títulos ganhos, o melhor deveria ser o Victor Valdes (mas todos sabem da deficiência do goleiro do Barça). No caso das atuações, alguém discorda de que o melhor foi o camisa 1 do Brasil?


Julio César, um dos melhores goleiros da atualiade, defende a Inter de Milão e a Seleção Brasileira

Foi isso que mais me surpreendeu no ranking, o fato do goleiro Julio César ter alcançado apenas a terceira posição. Afinal, ele jogou muito em 2009. Foi o melhor ano de sua carreira, tanto na seleção quanto pelo clube e conquistou praticamente todos os títulos que disputou, sem falar nos milagres que operou defendendo a camisa da Inter de Milão e da Seleção Brasileira. Jogou mais e conquistou mais que Casillas e Buffon, teria perdido devido ao nome de menor expressão? Seria bobagem também, afinal já é um jogador renomado mundialmente e que teria vaga em qualquer time e seleção.


O que vocês acham? Monte o seu ranking.

2 comentários:

  1. Eis o meu ranking:

    1. Julio César (BRA/Inter de Milão)
    2. Gianluigi Buffon (ITA/Juventus)
    3. Iker Casillas (ESP/Real Madrid)
    4. Edwin van der Sar (HOL/Manchester United)
    5. Petr Cech (TCH/Chelsea)
    6. Victor (BRA/Grêmio)
    7. Andújar (ARG/Estudiantes)
    8. Igor Akinfeev (RUS/CSKA Moscou)
    9. José Reina (ESP/Liverpool)
    10. Víctor Valdés (ESP/Barcelona)

    ResponderExcluir
  2. se o próprio Buffon, que já foi vencedor do prêmio por 2 ou 3 ocasiões (não lembro exatamente), disse em 2009 que sabia que não receberia esse título, já que a temporada do Julio César era perfeita... então dispenso comentários

    concordo também com a inclusão do goleiro Victor na lista, e tiraria fora o goleiro do Barcelona, que considero a peça mais fraca na equipe catalã

    ResponderExcluir