segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Estados Unidos

A próxima Seleção a ser analisada antes da Copa é uma das Seleções que mais cresce no futebol mundial nos últimos anos.

Uniforme reserva dos Estados Unidos, o títular ainda não foi lançadoGrupo C: Inglaterra; Estados Unidos; Argélia e Eslovênia.
Participações Anteriores: oito (1930, 34, 50, 90, 94, 98, 02 e 2006 )
Melhor Colocação: semifinais em 1930, na época não havia disputa pelo terceiro lugar.
Destaque: Landon Timothy Donovan, meia atacante do LA Galaxy.
Ranking da FIFA: 14º lugar

Apesar de ser um país centrado em outros esportes (Basquete, Baseball, Futebol Americano...) os EUA têm crescido consideravelmente no aspecto profissional do Soccer.

Sua melhor colocação foi na primeira Copa do Mundo em 1930, e ainda ficou 40 anos (entre 1950 e 1990) assistindo do sofá a disputa, todavia, os americanos participaram das últimas 6 competições.

E os jogadores dos EUA, assim como o povo do país, não admitem ser apenas coadjuvantes. Têm brigado de igual para igual com muitos países com maior elenco e história no futebol.

A Copa das Confederações de 2009 foi um exemplo perfeito disso, quando a equipe americana venceu a Seleção da Espanha, que estava há muito tempo sem saber o que era uma derrota. Ainda, na partida seguinte deu muito trabalho para o Brasil, que teve que virar o jogo quando estava perdendo por 2 x 0. Talvez tenha perdido a partida justamente pela falta de experiência e “malandragem”.

Quanto ao elenco não possui muitos nomes de referência. É fácil perceber que um jogador com habilidade incomum nos EUA, é muito raro. Entretanto, o grupo é muito bem preparado fisicamente, com um estilo de jogo muito objetivo. Donovan é sem dúvidas a estrela da equipe, um meio campo de muita velocidade e qualidade técnica.

Acho que passa da primeira fase e talvez chegue até nas quartas de finais. Por enquanto não apostaria em nada além disso, mas se continuar nesse ritmo de evolução e adquirir maior apoio de seus torcedores, pode em alguns anos se tornar uma potência em mais um esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário