sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Não apaguem o sorriso do gaúcho

Ronaldinho Gaúcho pelo BarcelonaCampeão da Liga dos Campeões da UEFA em 2005-06, bicampeão do Campeonato Espanhol 2004-05 e 2005-06 e bicampeão da Supercopa da Espanha em 2005 e 2006; Campeão Mundial sub-17 com a Seleção Brasileira em 1997; Campeão da Copa América em 1999 e Copa do Mundo em 2002. Campeão da Copa das Confederações em 2005;

Revelação do ano do Campeonato Gaúcho e melhor jogador da Copa das Confederações de 1999. Bola de Prata da Revista Placar em 2000; Melhor atacante da Liga dos Campeões da UEFA, melhor jogador do Mundo pela FIFA e jogador do ano da revista World Soccer em 2004-05; Bola de ouro da revista France Football 2005 e melhor jogador da Liga dos Campeões da UEFA em 2005-06; Jogador da década da revista World Soccer 2009;

Esses são apenas alguns dos títulos conquistados por Ronaldinho Gaúcho. Um currículo e tanto, digno de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. Entretanto, tudo isso tem o seu lado ruim. A cobrança é muito maior e uma atuação simplesmente “boa” de Ronaldinho não agrada a torcida, que exige, a cada toque de bola, uma jogada brilhante.

Ronaldinho Gaúcho atuando pela Seleção BrasileiraNão quero defender ou criticar o jogador, mas quero sim criticar todo o estardalhaço que está sendo feito por causa de uma suposta festa que o gaúcho teria dado antes do duelo contra a Inter de Milão. Rolam boatos pela imprensa de que Ronaldinho gastou cerca de R$200.000,00 na suposta festa, que o próprio desmente ter ocorrido.

O que me irrita, independentemente de ter realmente acontecido essa suposta festa, é que esse tipo de notícia somente vem à tona quando o jogador tem uma má atuação, tentando encontrar alguma maneira de justificar o seu desempenho decepcionante.

Quem joga futebol ou acompanha com frequência sabe que mesmo um jogador brilhante tem seus dias de azar. Dias em que parece ser muito mais difícil dominar uma bola, ou que a bola não entra por detalhe. Um chute muito bem dado pode, sim, bater na trave, e no final do jogo a diferença deste para um balão para fora do campo, é nenhuma.


Ronaldinho Gaúcho, atualmente jogador do MilanQue Ronaldinho é festeiro todo mundo sabe, mas em janeiro ele foi considerado o melhor jogador do mês no campeonato Italiano, e duvido que ficou todo esse mês sem fazer festa. Será que mesmo assim ele não merece um pouco de credibilidade?

É preciso parar de tentar encontrar um motivo para cada má atuação do gaúcho. Precisamos também ter consciência de que ele pode não ser mais o mesmo jogador do Barcelona de 4 ou 5 anos atrás, mas ainda assim é muito melhor do que a maioria dos pernas de pau que tem sido escalados para compor a reserva da Seleção Brasileira.

Também vale lembrar de jogadores como Romário, Renato Gaúcho, Adriano, entre outros, que fugiram de concentrações, treinos e sempre foram conhecidos pela farra. Todos eles marcaram história.

Vamos parar de crucificá-lo por cada atuação que não seja digna de um melhor do mundo, e aproveitar que ele tem jogado com alegria e tem feito gols. Não acho que ele seja nossa salvação, mas Ronaldinho pode vir a ser uma peça muito importante na próxima Copa. Eu o convocaria. Portanto, não apaguem o sorriso do gaúcho.

3 comentários:

  1. E quem será que deu de bandeja esse assunto pro moi???

    ResponderExcluir
  2. E quem será que escreveu o post?

    Bom, achei muito bem escrito, digasse de passagem. Concordo plenamente com a opinião exposta. É muita pressão, até parece que se o Ronaldinho dobrar a esquina sem ligar o pisca vai ser porque ele fez uma festa umas 3 semanas antes. É ridículo!

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo blog de voces.
    Ronaldinho eh seleção ctz

    http://jovem-tribunaesportes.blogspot.com/

    ResponderExcluir