terça-feira, 18 de maio de 2010

Adiós, Paradinha!!

Após muito tempo de discussão, finalmente a FIFA deu um ponto final a tão polêmica paradinha. A artimanha era utilizada por diversos cobradores de penalidades de modo a enganar o goleiro que tenta antecipar a cobrança e "escolher" o canto.
o terror dos goleiros, a paradinha
Na Europa a prática não foi adotada com grande frequência, entretanto, no Brasil a moda realmente pegou. O goleiro Rogério Ceni foi um dos que mais polemizou o ato, eis que por diversas vezes reclamou veementemente do uso desta quando estava abaixo das traves, enquanto em suas cobranças, também fez, por certas vezes, a paradinha que tanto criticava. Há duas correntes sobre o assunto, aquela que diz que é uma falta de respeito e ainda dá uma vantagem exagerada ao cobrador que já se encontra em melhor posição que o goleiro, e a outra corrente que afirma que deveria ser válida, pois o pênalti precisa dar o máximo de benefício ao cobrador, já que se trata exatamente de uma punição ao time infrator.

Na verdade ambas estão certas, já que seria injusto o cobrador estar em iguais condições com o goleiro no momento da cobrança, pois precisa ser beneficiado da infração, mas ao mesmo tempo acho a paradinha totalmente desnecessária. Ora, salvo raros milagres dos quais o goleiro tem total mérito, um pênalti bem batido resulta em gol. Então basta que o cobrador tenha qualidade e calma para converter a penalidade. Mesmo batendo mal, ainda tem grandes chances de o goleiro errar o canto e a bola entrar.

Portanto, apoio 100% a decisão da FIFA, e espero que agora a determinação seja respeitada, que determina inclusive que o juiz adverta o cobrador com cartão amarelo pelo ato antidesportivo. A nova regra entra em vigor a partir de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário