terça-feira, 11 de maio de 2010

Os 23 com o Coração de 190 milhões

Hoje tivemos a tão esperada convocação para a Copa do Mundo, e devo admitir, já esperava algo ruim, mas me decepcionei ainda mais. Abaixo vou listar os 23 convocados, e dar algumas opiniões próprias a respeito.

Júlio Cesar – Qualquer pessoa em sã consciência levaria o Júlio Cesar, o melhor goleiro do mundo na atualidade e talvez o grande destaque da nossa Seleção. Não há o que discutir quanto a isso, creio que seja opinião geral.

Doni – O Doni já foi muito bom goleiro, mas mesmo no seu auge, não chegou a ser um excelente goleiro. Talvez nem mesmo naquele tempo tenha alcançado o nível que o Victor tem hoje. Atualmente, após recorrentes lesões, Doni não ocupa sequer o banco de reservas da Roma. Não está sendo relacionado para os jogos, tendo à sua frente goleiros medianos, nada mais. Escolha infeliz do nosso técnico.

Gomes - Muito bom goleiro, em ótima fase. Concordo com a sua convocação, mas não o faria no lugar do Victor, e sim do Doni, pelos motivos já citados. E para aqueles que dizem que o Victor falhou muito no inicio do ano, os que acompanham o futebol inglês sabem que o mesmo aconteceu com o goleiro do Tottenham.

Lúcio – A zaga do Brasil sempre foi alvo de muitas críticas, costumeiramente o ponto fraco do país do futebol ofensivo e bem jogado. Lúcio veio e mudou isso, hoje em dia um dos melhores (talvez o melhor) zagueiro do mundo. Admiro demais o seu futebol, que pode não ser técnico, mas é extremamente eficiente em todos os sentidos.

Juan – Não fica muito atrás do Lúcio. É um ótimo zagueiro e costuma demonstrar muita segurança com a camisa da Seleção. Figurinha certa.

Luisão – Da mesma forma dos zagueiros anteriores, muito alto, seguro, de poucos erros. Um dos grandes nomes da recente ascensão do futebol do Benfica.

Thiago Silva – Já esperava por essa convocação. O garoto vem jogando muito no Milan, quase sozinho no setor. Marca muito bem, corre muito e ainda tem a vantagem de tocar com muita qualidade a bola e é opção até mesmo para cobranças de falta. Tirou a vaga do Miranda, com total justiça.

Maicon – Desnecessário qualquer comentário. Dispomos dos melhores laterais direitos do mundo, e isso diz tudo.

Daniel Alves - Vide acima.

Michel Bastos - Acho o Michel um bom jogador, mas não na lateral. Rende muito mais no meio campo jogando avançado, quase como um antigo ponta. Considero que há melhores opções para o setor, e se é para improvisar, prefiro sem sombra de dúvidas improvisar o Daniel Alves nesse lado do campo. Tem muito mais qualidade para tanto. Pelo mesmo estilo de jogo, eu chamaria o Marcelo (Real Madrid) que vem jogando muito e tem mais característica de lateral, embora também atue no meio campo em certos jogos.

Gilberto – Da mesma forma do anterior, prefiro o Gilberto atuando no meio campo, mas é um jogador experiente e de muita qualidade, não há como negar. Se não chega a ser meu favorito para a posição, ao mesmo tempo não vejo como uma má convocação.

Felipe Melo - É agora que o bixo pega. Pode até ter feito algumas partidas boas na Seleção (sei lá como). Mas todo mundo sabe que o Felipe Melo não joga nada, sempre foi um perna de pau. Teve um lapso de bom futebol no Fiorentina e apareceu repentinamente, mas foi só... já sumiu de novo. Aliás, não sumiu, porque suas atuações são tão ridículas que está sempre na mídia italiana, que não cansa de fazer piadas com o jogador. Faz um número absurdo de faltas, geralmente desnecessárias e violentas, e erra muitos passes. Para piorar tudo, é titular de confiança de Dunga. Deprimente.

Gilberto Silva - Volante de boa marcação, marca com vigor, mas tem péssima saída de bola. Atrasa o jogo, entrega bolas fáceis e não raras vezes parece simplesmente apagar, some do jogo. Chegou a esquentar banco por várias rodadas na temporada e não tem a desculpa de jogar em um gigante europeu. Dunga conta com a sua experiência, mas a verdade é que não é jogador do nível da Seleção, e até poderia funcionar melhor se ao menos o segundo volante tivesse saída de bola, o que não é o caso.

Josué – Quanto ao Josué, só vou dar um exemplo: imagine o Brasil em um jogo tenso, no meio do segundo tempo a Seleção não joga bem, algo está errado. O Dunga precisa de alguém que possa entrar e mudar o jogo, alguém que possa decidir, ou mesmo segurar a partida. Ele precisa de alguém diferenciado, aí ele olha para o banco de reservas, e chama... Josué. Eu não sei quanto a você, mas eu não sei se começo a rir ou a chorar. Creio que isso diz tudo. Me desculpe Dunga, mas Josué não tem cacife para jogar nem na Seleção da Coréia do Norte.

Ramires – Dentre os meio campistas convocados por Dunga, Ramires é um dos que eu mais apoio. Particularmente, não o considero um grande jogador, mas ao menos ele tem um estilo mais rápido de jogo, e atua um pouco mais avançado, diferentemente dos pernas de pau citados anteriormente. Apesar de não concordar totalmente com a sua convocação, perto dos demais volantes, Ramires parece um gênio.

Elano – Mais uma vez, um jogador bom, nada mais. Esse é o problema desse meio campo, muitos jogadores medianos, que poderiam ser meio campistas do Chile, mas não do Brasil.

Kleberson – Que me perdoem os flamenguistas, mas o Kleberson não joga nada desde a Copa do 2002. Ano passado até viveu um bom momento, mas nada excepcional. E esse ano caiu totalmente de rendimento. Mas parece que o Dunga gosta de jogadores habituados a esquentar o banco de reservas, ou será só impressão minha?

Júlio Baptista – Júlio Baptista é um jogador muito irregular. Viveu grandes e baixos momentos em sua carreira. Infelizmente, atualmente, vive um baixo momento. Sempre na reserva da Roma, Júlio Baptista tem entrado somente no segundo tempo dos jogos, e na maioria deles, fazendo atuações discretas. Na fase que anda, não sei se o convocaria, há muita gente jogando mais futebol.

Kaká – O Kaká é o grande jogador diferenciado que temos no meio campo. O verdadeiro jogador de Seleção brasileira. Está se recuperando de lesão e não tem feito grandes partidas, mas não há como deixá-lo de fora, seria um absurdo, pois sempre representou com extrema qualidade a Seleção e é um dos melhores do mundo.

Nilmar – Pelas boas atuações que teve com a camisa da Seleção e por fechar muito bem com o estilo de jogo da mesma, sua convocação já era imaginada. Apoio sua convocação e não apenas isso, o teria como titular no lugar do Robinho.

Robinho – Não joga nada faz muito tempo, virou mercenário e esqueceu o futebol. Todo mundo começou a perceber isso ano passado após inúmeras atuações deprimentes, mas pelo simples fato de voltar ao Brasil, parece que esqueceram tudo. Sorte a dele que o Santos vai muito bem, mas não por sua causa, tem sido coadjuvante das atuações dos garotos do time. De qualquer forma, nunca acreditei que o Dunga teria coragem de deixá-lo de fora, mas eu provavelmente o deixaria.

Grafite – Muitos criticaram essa convocação. E particularmente, não acho que foi algo genial, mas acho que pode sim dar muito certo. A verdade é que foi uma jogada de risco de Dunga, pois Grafite praticamente não foi testado. De qualquer forma, não há como negar que é um grande jogador, e diante da fase ridícula que Adriano impôs a si próprio, foi uma convocação providencial.

Luis Fabiano – Não chega a ser o Ronaldo ou Romário que nos acostumamos a ver no ataque da Seleção. Mas soube aproveitar as oportunidades e aos poucos ganhou a confiança de Dunga e do torcedor brasileiro. Titular indiscutível da Seleção, fez por merecer tal posto e é a grande esperança de gols para o Brasil na Copa.

----

No geral, considero que o Dunga poderia ter depositado mais confiança em jogadores novos, como Ganso, que vem jogando demais e poderia ser uma opção de criação no meio campo, algo que peca muito no elenco formado. Não convocaria Neymar, acho que temos outras opções. Se quisesse levar um atacante novo, poderia ser o Pato, que está voltando a jogar e também tem qualidade indiscutível.

Ademais, o tempo todo o técnico brasileiro falou sobre compromisso e aproveitar as oportunidades, entretanto vários dos jogadores relacionados nunca fizeram nada pela Seleção, e mesmo assim por algum motivo mantiveram-se no elenco.

Outro fator que me deixou perplexo, foi com relação ao goleiro Victor, escolhido o melhor goleiro do Brasil por dois anos seguidos, unanimidade no país.

Alguns dirão que minha revolta com a não convocação do Victor é desnecessária, eis que terceiro goleiro só assiste aos jogos. E realmente estão certos quanto a isso, entretanto, se foi com esse pensamento que o Dunga o deixou de fora, porque Victor foi convocado tantas vezes, inclusive durante a Libertadores do ano passado quando clube mais precisava dele!? Qual o motivo de tantas convocações para nunca jogar 1 segundo sequer, e simplesmente na véspera da Copa do Mundo ser descartado!? Duvido que seja problemas de relacionamento, tampouco Dunga pode falar que não soube aproveitar as oportunidades.

No geral o meio campo do Brasil é preocupante. Se Kaká se machucar ou não conseguir um bom rendimento, morre totalmente o setor. Nesse sentido Ronaldinho Gaúcho também faz falta. É irregular, já teve vários problemas, já desperdiçou muitas chances... mas também já salvou o Brasil e todo mundo sabe que tem qualidade de melhor do mundo. Merecia sim uma vaga, em um grupo com tantos jogadores medianos, para não dizer ruins.

Às vezes de uma hora para outra mudamos um pouco nossa opinião, mas nesse momento, se eu fosse fazer a convocação, seria a seguinte:

Goleiros: Júlio Cesar; Victor; Gomes;

Zagueiros: Lúcio; Juan; Luisão; Thiago Silva;

Laterais: Marcelo; Gilberto; Maicon; Daniel Alves;

Meio Campo: Thiago Motta; Lucas; Denílson; Hernanes; Elano ou Júlio Baptista; Ganso; Ronaldinho Gaúcho; Kaká;

Atacantes: Luis Fabiano; Nilmar; Grafite; Pato ou Carlos Eduardo;

Incluí na minha lista nomes como Alexandre Pato (Milan) e Carlos Eduardo (Hoffenheim), pela capacidade de decisão e velocidade dos dois. Ronaldinho Gaúcho (Milan) e Ganso (Santos) para dar qualidade na criação e ofensividade ao grupo.

Além disso mudei totalmente os volantes, pois Thiago Motta (Inter de Milão) está jogando MUITO. Lucas (Liverpool) melhorou muito sua qualidade de marcação, e Denílson (Arsenal) e Hernanes (São Paulo) podem apoiar os avanços, com ótimos chutes de longa distância e muita inteligência no toque de bola. Com isso, com certeza a posse de bola do Brasil seria muito maior, tendo maior controle sobre os jogos e maiores opções de formação contra possíveis retrancas.

Na lateral esquerda eu deixaria Marcelo (Real Madrid) ou Daniel Alves improvisado, dependendo do rendimento do mesmo na posição, o que teria que ser testado em treinos. No gol apenas a troca do Victor (Grêmio) mas como reserva, é claro, e na zaga a mesma que foi convocada. Não esquecendo, entretanto, a possibilidade de convocação do zagueiro Alex (Chelsea).

4 comentários:

  1. Excelente post, Eder!! Muito bem argumentado, bem escrito e absolutamente coerente. Tá de parabéns!
    O blog tá cada vez melhor hein!

    ResponderExcluir
  2. Bah, ta loco, perfeito! Lembro que tinhamos comentado em cada um fazer um post, mas concordo com praticamente tudo, tendo pouquíssimas coisas a acrescentar. Esse post matou a pau. Ah, já comprei minha camiseta da Costa do Marfim e apostei um fardo de latinhas de cerveja que o Brasil não passa da fase dos grupos.
    PÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉSSIMO, DUNGA, POR FAVOR! NUNCA ACHEI QUE ELE CONSEGUIRIA ERRAR TANTO!!
    Mas, o técnico conseguiu o que queria, virou unanimidade: NINGUÉM gostou da convocação, até o site da FIFA tirou uma onda. LAMENTÁÁÁVEL!

    ResponderExcluir
  3. Sei lá... eu chamaria Moisés Mendes e George Horta pra dar um pouco de experiencia
    Lucas Freitas, Diegas, Dennis, Marcel e Léo pela afinidade esportiva e Diegazinho para trazer juventude, criação e gás ao time

    ResponderExcluir
  4. Ferrou!O Brasil ta ferrado!Valeu Dunga!Também acho que o Brasil não passa da fase de grupos Moi!aushausahu
    Muitas pessoas vão fazer falta nesse time, como pricipalmente o Victor, que se o Julio César sofrer qualquer lesão (que isso não aconteça por favor!) o Victor iria cumprir o papel com eficiência.
    E o Ronaldinho Gaúcho, que poderia ajudar nas assistencias que são muito boas, e cobrança de faltas, e aquela sua explosão que não poderia faltar!
    Ta todo mundo criticando essa convocação, e eu apoio!
    O post ta muito bom! Concordo com tudo ali!ahsuahusha
    Parabéns pelo blog, ta muito bom =D

    ResponderExcluir