segunda-feira, 15 de março de 2010

Novo sistema de transferências da FIFA.

Pois é, pessoal, vai ter muito espertinho se dando mal agora, visto que a entidadade máxima do futebol, a FIFA, instalou um novo método de transferência de jogadores.

FIFA logo
Até então a transferência era feita com o envio de fax-símile entre as federações nacionais dos clubes envolvidos. A FIFA alegou que este sistema era um "prato-cheio" para abusos, desvios, extorsão e todo e qualquer tipo de ilegalidade. As transações agora serão acompanhadas pelo TMS (sigla em inglês para Sistema de Transferência), sendo necessário que os clubes envolvidos informem o valor da transferência, o agente responsável, durante quanto tempo vigorará o contrato do jogador e o salário que ele receberá. O dinheiro agora deve ser transferido da conta bancária de um para a do outro clube.

Essa adaptação é muito válida. Qualquer esforço para terminar com a "pirataria" de jogadores é um esforço bem vindo. Sem contar que a prática de tais atos ilícitos é rotina na América do Sul. A Fifa finalmente aposenta um sistema arcaico e completamente cheio de lacunas para um completamente novo, com tecnologia de ponta e a favor do futebol. Casos com o do Tevez (que jogava no Corinthians, foi pro West Ham com suposta ilegalidade e deu muito problema, inclusive com a justiça desportiva envolvida) provavelmente vão acontecer com menos frequência e maus agentes e empresários serão obrigados a agir na legalidade ou então sair de cena.

Nota 10 pra FIFA, não concordam?

Abraços!

3 comentários:

  1. Realmente estava precisando mudar. Vamos ver se vai funcionar agora.

    ResponderExcluir
  2. a FIFA costuma ser conservadora demais... é mto bom ver esse tipo de mudança

    ResponderExcluir
  3. Eles deveriam é ser mais rigidos com a idade para tranferência, visto que os clubes celeiro, principalmente da América do Sul, acabam vendendo os jogadores sem terem "brilhado" com suas camisas. E por valores que poderiam ser melhores.

    ResponderExcluir