quarta-feira, 3 de março de 2010

O último dos testes


Hoje a nossa Seleção teve mais um amistoso pela frente, o último antes da Copa. Mais uma vez a Seleção do Dunga vence, mas não convence. Não foi um terror, mas está longe de ser aquilo que o torcedor brasileiro gosta de ver.

O jogo foi truncado, a Irlanda tem um bom futebol, muito bem fisicamente e assusta com a marcação em duas linhas de quatro. O juiz passou horas conversando com os jogadores, mas esqueceu os cartões em casa.

Acho um absurdo o futebol brasileiro com todo o talento que possui, jogar recuado diante de uma seleção que tem como principal força a marcação, e foi o que aconteceu principalmente no primeiro tempo com os “titulares”.

Reconheço a qualidade do técnico Dunga, mas discordo dele em muitas decisões.

Primeiro, a Seleção do Dunga é composta de volantes de marcação, sem saída de bola. Gilberto Silva não sabe passar, quando é pressionado se enrola. Ramires que tem mais essa característica, até pela velocidade, não vem fazendo boas partidas e Felipe Melo, nem se fala. Além disso, três volantes sobrecarrega a armação em cima do Kaká. Na grande maioria das vezes que o jogador recebe a bola precisa tentar jogada individual ou se esforçar muito para achar espaço para o toque.

Isso também trava demais a saída da Seleção e deixa o meio campo sem toque de bola, o que obriga os jogadores ao balão quando pressionados. A velocidade só está sendo ditada pelos laterais, diga-se de passagem, muito bem. O Brasil possui os dois melhores laterais direitos do mundo, chega a ser quase um desperdício.

Segundo, não concordo com essa excessiva retranca na Seleção. O futebol do Brasil sempre foi ofensivo. Não digo que isso seja a melhor opção, por exemplo, a última Copa foi vencida pela Itália com uma Seleção bastante defensiva. Mas diante da qualidade individual dos jogadores brasileiros, não concordo em jogar tão recuado, há um meio termo mais aceitável.

Terceiro, se realmente admitido o uso da Seleção tendo como principal arma o contra-ataque, onde está Nilmar? Adriano fica muito prejudicado com o estilo de jogo da Seleção, ele precisa receber a bola, fazer o pivô ou usar o corpo e bater em gol. No contra-ataque ele recebe a bola na maioria das vezes fora da área, e não é característica dele driblar e ficar na cara do gol. Nilmar, por sua vez, é um dos melhores jogadores da atualidade para esse tipo de jogada.

Prova disso é que quando jogava no Inter, fazendo parceria com Taison no ataque, a equipe colorada jogava bastante nessa sistemática, e a dupla fazia a grande maioria dos gols do time no contra-ataque. Nilmar tem uma velocidade fora de série e muita facilidade para trabalhar quando tem espaço. Ademais, vinha fazendo grandes partidas com a amarelinha.

Luis Fabiano tem lugar certo na Seleção, é o melhor atacante brasileiro da atualidade. Não vejo nele a qualidade de Romário ou Ronaldo nos tempos áureos, mas com certeza não há ninguém que faça melhor a sua função no Brasil. Ele tem posição garantida nos titulares, mas eu deixaria Nilmar como segundo atacante e Robinho na reserva. O último, apesar dos gols de hoje, não vem jogando bem na Seleção. Faz uma jogada brilhante vez ou outra, mas erra muitos passes fáceis e não apresenta objetividade.

Além dessas considerações há de se ressaltar a qualidade da zaga brasileira. A dupla Lúcio e Juan se conhece há muito tempo e trabalha muito bem em conjunto. Luisão e Thiago Silva são outros dois ótimos zagueiros. Prefiro o último no lugar de Miranda pois tem mais cabeça, faz menos faltas e ainda tem chance de avançar ao ataque e acertar um belo chute de longe, que é uma de suas qualidades.

A vaga na lateral esquerda, por sua vez, ainda está em aberto. Michel Bastos não fez grande partida, mas particularmente, gosto dele. Como os volantes não saem jogando é bom ter dois laterais que avançam e tem velocidade. Imprescindível até, eu diria, diante do estilo de jogo da Seleção de Dunga.

No seu lugar eu talvez colocasse Marcelo do Real Madrid, que possui características semelhantes e está jogando muito. Apesar de breve gostei também da atuação de Carlos Eduardo e Grafite. O último, já vinha merecendo uma vaga na Seleção faz muito tempo. Nesse caso vejo uma briga muito boa entre o mesmo, Adriano, Pato e Hulk. O último está um passo atrás dos demais, e acho que para essa Copa Adriano será convocado (quase certo), mas em um futuro breve, será uma boa disputa.

Por fim, o principal motivo de discussão dos últimos tempos, Ronaldinho Gaúcho. O brilhante jogador vem fazendo partidas incríveis, jogando tudo e mais um pouco. Acho que se o meio campo do Brasil fosse o melhor do mundo, o Dunga teria coerência em não convocá-lo, mas com tantos jogadores medianos (salvo Kaká), não chamar Ronaldinho Gaúcho é um absurdo. Poderia ficar tranquilamente na reserva, mas se ele continuar jogando o mesmo futebol dos últimos dois meses, não levá-lo é ridículo. Não há como simplesmente fechar os olhos para um jogador que vem jogando um futebol excepcional, como é o caso, e ainda participando de 100% dos últimos 10 ou 15 gols do time.

Enfim, claro que eu não sou a voz da razão... fosse assim quem estaria no comando da Seleção seria eu, e não o Dunga. Mas, somos livres para opinar. O mesmo vale para você. O que você acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário