sábado, 27 de março de 2010

Os melhores cobradores de faltas

Alguns jogadores tem a capacidade de fazer da bola parada uma arma, e considero que todo time de futebol deveria se preocupar em ter no mínimo um bom cobrador no seu elenco. Atualmente, chega a ser deprimente ver a ausência de um sequer jogador com essa qualidade atuando como titular da Seleção brasileira, e até mesmo esse detalhe pode pesar em nosso desfavor na Copa do Mundo.

Abaixo, destaco alguns dos melhores cobradores de faltas que já vi atuando:

Cristiano Ronaldo em cobrança de falta


* Cristiano Ronaldo (foto) -> Segundo o físico inglês Ken Bray, o chute do luso tem o mesmo efeito de uma bola de beisebol. Daí já se pode imaginar o resultado. Na atualidade, considero-o o melhor cobrador de faltas que existe. Uma mistura de precisão e violência absurdas, que somadas ao efeito mencionado, fazem com que a bola seja praticamente indefensável.

Muitos goleiros já foram "condenados" por levar "frangos" de cobranças do portugues. Porém não há como culpar alguém que se vê diante de uma bola se aproximando à uma velocidade acima dos 100km\h com um efeito traiçoeiro.

O seu aproveitamento em faltas é excelente e, além disso, são raras as cobranças que param na barreira, ou que vão longe do gol. Mesmo quando não marca, costuma tirar gritos e suspiros da torcida.
Juninho Pernambucano cobrando falta pelo Lyon
* Juninho Pernambucano (foto) -> Considerado por muitos o melhor cobrador de faltas de todos os tempos. Talvez seja exagero, talvez não. Fato é que poucos jogadores já marcaram tantos gols de falta na sua carreira. E que carreira, um dos maiores ídolos que já passou pelo Lyon.

Uma pena que nunca chegou a ter uma grande sequencia na titularidade da Seleção brasileira. Sempre o considerei um excelente jogador e talvez seja mesmo o melhor cobrador de faltas que vi em atividade. Para ele, a distância não importava.

* Beckham e Pirlo -> São os legítimos jogadores que fazem as coisas parecem fáceis, verdadeiros maestros com a bola, e com a cobrança de faltas não é diferente. A noção de força e precisão perfeitas os tornam dois dos maiores cobradores que já passaram por suas seleções. Duas armas da bola parada do Milan.

* Ronaldinho Gaúcho -> mesmo recuperando seu futebol e jogando muita bola ultimamente, quando se trata de cobrança de faltas o gaúcho não parece ter a mesma precisão dos tempos de Grêmio\PSG\Barcelona. Já foi um dos melhores do mundo na cobrança de curta distância, pela facilidade de colocar a bola onde queria. Por isso até hoje se discute se o gol contra a Inglaterra na Copa de 2002 foi proposital ou não.

* Rogério Ceni -> Indiscutível, entretanto, é a qualidade desse goleiro para bater faltas. Não a toa é o goleiro que mais fez gols na história, sendo 50 deles, em cobranças. Todavia, assim como Ronaldinho Gaúcho, tem caído de rendimento.

Outros jogadores que merecem ser lembrados: Marcelinho Carioca (ex-Corinthians); Souza (Grêmio); Petkovic (Flamengo); Andrezinho (Internacional); Tcheco e Roberto Carlos (Corinthians); Daniel Alves (Barcelona); Fabregas (Arsenal); Riquelme (Boca Juniors); Chilavert (ex-Vélez); Drogba (Chelsea); entre tantos outros...

Alguns podem ter sentido a falta de nomes como Rivelino e Zico, por exemplo, porém como não acompanhei esses jogadores em atividade, considerei melhor não mencioná-los.

Um comentário:

  1. talvez vc nao acompanhou a época de baggio e ronaldo até a chegada do adriano na inter de milão,recoba era o jogador mais bem pago da história,se houvesse eleição naquele tempo era o melhor do mundo,caiu de rendimento quando chegou o adriano,recoba era excelentes em bola parada,cobrança sempre forte sem se preocupar com a distancia,fazia uma sequência incrível sem errar

    ResponderExcluir