segunda-feira, 1 de março de 2010

Recordes

A última partida da primeira fase do Gauchão deu o título (se é que dá pra chamar um turno de estadual de título) ao time do Grêmio. Apesar de não ter sido nem de perto uma partida brilhante, tricolor gaúcho acabou com um jejum de mais de 1000 dias sem levantar uma taça. Um dos maiores interregnos temporais da história do clube.

Em contrapartida, com mais uma vitória o Grêmio atingiu o recorde nacional de partidas invicto em casa, empatando com o Internacional. São 46 partidas sem deixar a sua torcida na mão e com grandes chances de aumentar essa marca. A equipe Colorada, por sua vez, atingiu o feito entre 1973 e 1975.

José Mourinho, técnico da Inter de Milão, um dos melhores do mundoEmbora o site do Palmeiras publique que o clube ficou invicto por 68 partidas no Palestra Itália, já foram constatadas algumas derrotas que ocorreram no período vitorioso da equipe são paulina, o que gerou bastante discussão acerca do assunto e da razão para tais afirmações.

Muito mais impressionante é a marca de José Mourinho, atual treinador da Inter de Milão. O treinador auto intitulado “the especial one” completou 158 partidas sem saber o que é ver seu time perder em casa em campeonatos nacionais. São 8 anos de invencibilidade por 3 clubes diferentes: Porto, Chelsea e Inter de Milão. Uma marca realmente incrível.

Abaixo, seguem alguns outros recordes, números e curiosidades do mundo do futebol:

* A maior média de público de um campeonato brasileiro é do Flamengo em 1980, com média de 66.507 torcedores por partida.

* Washington foi o maior artilheiro em uma única edição do campeonato brasileiro, marcando 34 gols em 2004 pelo Atlético PR.

* Considerando todas as edições, o maior artilheiro foi Roberto Dinamite com 190 gols.

* Pelé foi o jogador que mais marcou gols na carreira, balançando as redes 1.271 vezes.

* O gol mais rápido já marcado no mundo foi de Albert Mundy, do Aldershot, da quarta divisão da Inglaterra, aos seis segundos do primeiro tempo.

* O jogo com maior público divulgado no campeonato brasileiro foi Flamengo 3 x 0 Santos no Maracanã em 1983, com público de 155.523 torcedores.

* A maior goleada em Copa do Mundo foi Hungria 10 x 1 El Salvador em 1984.

* O maior público que já assistiu a um jogo de futebol foi registrado nas eliminatórias da Copa de 70, no jogo Brasil 1 x 0 Paraguai. 183.341 pagantes estiveram no Maracanã para ver essa partida.

* O clube com maior número de títulos nacionais é o Linfield, da Irlanda, com 81. Em segundo está o Rangers, da Escócia, com 74.

* O Bochum, da Alemanha, foi fundado em 10 de setembro de 1848 e é o clube mais antigo do mundo.

* O Spordany Juvenil, de Andorra jogou 22 partidas pelo campeonato Andorrano da divisão principal da temporada 1996/1997 e perdeu todos os jogos, terminando a temporada com saldo negativo de 124 gols.

* Ronaldo é o maior artilheiro em Copas, com 15 gols.

* Entre os anos de 1977 e 1978, atuando pelo Vasco da Gama o goleiro Mazaropi conseguiu atingir a marca de 1.816 minutos sem sofrer gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário