domingo, 20 de junho de 2010

Brasil com cara de Brasil

Mais um dia de Copa, mais um dia de parar o Brasil para acompanhar os representantes do nosso país. Dessa vez, valeu a pena parar para assistir o jogo. Se não chegou a ser uma partida brilhante, e realmente não foi, ao menos começamos a ver um pouco de bom futebol.

Luís Fabiano, o melhor da partida contra a Costa do MarfimParaguai 2 x 0 Eslováquia
Nova Zelândia 1 x 1 Itália
Brasil 3 x 1 Costa do Marfim

À começar pelos nossos vizinhos, o Paraguai dominou a maior parte da partida contra a Eslováquia e conseguiu garantir a sua vitória sem grande dificuldade, com gols de Vera e Riveros. A seleção paraguaia vem confirmando a boa fase das eliminatórias, se refletindo na liderança do grupo F na Copa.

Ainda no mesmo grupo, a seleção da Itália foi novamente decepcionante. Começou perdendo de forma surpreendente para a fraquíssima seleção da Nova Zelândia, com gol de Smeltz logo no início do jogo, em lance irregular. Irregular ou não, de uma seleção campeã do mundo se espera muito mais, e o máximo que a azurra conseguiu foi o empate após gol de penalti convertido por Iaquinta.

Apesar disso, há de se lembrar que a história da seleção italiana sempre foi essa, sofre para passar da fase de grupos, mas quando passa, fica cada vez mais difícil segurar. Portanto, não subestimem a azurra, ela pode e provavelmente vai surpreender, embora a ausência de Pirlo e Buffon tenham diminuído drásticamente o nível do grupo.
.
Agora chega de falar dos adversários, o que importa mesmo é a nossa Seleção. O primeiro tempo foi mediano, Luis Fabiano fez belo gol mas fora isso o Brasil pouco criou, e quem controlava a partida era a Costa do Marfim. No segundo tempo as coisas melhoraram bastante, mas infelizmente a partida de hoje foi marcada pela pior atuação de um arbitro na Copa até então.

O segundo gol de Luis Fabiano foi uma pintura, mas o jogador usou o braço duas vezes para fazer essa pintura. O juiz parece ter visto, mas na dúvida preferiu não interromper o lance. Enquanto isso o outro gol do Brasil, convertido por Elano, foi marcado pela evolução de Kaká.

O gol de Drogba para a Costa do Marfim, por outro lado, aconteceu em um momento de apagão da zaga, mas isso não muda o fato de que ela atuou de forma tranquila na maior parte do jogo, Lúcio jogou muito bem e Júlio Cesar pode mostrar um pouco da sua qualidade.

Hoje o Brasil foi um pouco mais Brasil, ainda demonstrou algumas falhas como a saída de bola dos volantes, alguns erros individuais, mas fez jogadas de qualidade, acertou as finalizações e arriscou um pouco mais, isso tudo é muito positivo para a nossa Seleção.

A baixa do jogo foi a pancadaria que a Costa do Marfim recorreu no segundo tempo, culpa principalmente do juiz, que permitiu que o jogo chegasse a tal ponto. Pior ainda a expulsão injusta de Kaká, que apenas levantou o braço à altura do peito, como os jogadores fazem para evitar o impacto, enquanto o jogador adversário corria em sua direção.
.
O juiz foi fraco, muito fraco. Errou no gol do Brasil, errou durante toda a partida ao não coibir com cartão, lances de violência, um deles que resultou na saída de Elano, e ao expulsar Kaká indo apenas no "grito", acreditando que o meio campista brasileiro havia agredido o jogador, sem sequer estar atento ao lance.
.
O jogo era difícil, então para o Brasil dou nota 8 pela atuação. Para o juiz, dou nota 3, mas para o técnico Dunga, dou nota 0. Não pelo que o último fez em campo, mas pela sua coletiva pós-jogo.
.
Os repórteres e colunistas vem evitando atrito com o treinador nas coletivas, principalmente durante a Copa, já que não adianta à essa altura criticar. Mesmo assim Dunga foi de uma má educação inexplicável, sendo ignorante, sarcástico, e falando uma infinidade de palavrões, sem a menor justificativa. Não que haja uma justificativa para alguém na sua posição sair falando esse tipo de coisa, e assim como Maradona foi punido pela FIFA por certas palavras, uma punição à Dunga seria muito justa.
.
Honestamente, minha paixão pela Seleção começa a ficar cada vez mais dividida com a minha antipatia pelo nosso técnico, que se agora já se sente em posição de falar o que quer, imaginem se vencer a Copa. Felizmente, diante do que o BRASIL representa, dunga é NADA.
.
Amanhã, como sempre, mais 3 jogos: Portugal x Coréia do Norte (8:30), Chile x Suiça (11:00) e Espanha x Honduras (15:30).

2 comentários:

  1. O Dunga, ao invés de ser inteligente e agir com superioridade e demonstrar EM CAMPO que é um bom técnico, prefere mostrar que, de fato, é mesquinho e incompetente. Quem assume a seleção brasileira será SEMPRE cobrado AO LIMITE! E o Dunga deveria saber disso, e deveria, não usar de ironias e xingamentos, que são meios utilizados por pessoas baixas, mas sim demonstrar, com simples palavras, que o que ele está fazendo com o time está dando certo. Mais uma vez torci FERRENHAMENTE contra o Brasil no jogo de hoje. Já até apostei que vou comprar uma camiseta do time que eliminar o Brasil, visto que não considero justo uma pessoa com uma personalidade deturpada, tal qual o técnico da Seleção, mereça ter entre suas conquistas pessoais um título de Campeão do Mundo como técnico. É LAMENTÁVEL o que faz Dunga fora de campo. Mais uma vez, muito obrigado por me fazer desgostar da Seleção Brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de toda a insignificância do treinador, vale ainda lembrar o bom desempenho do time brasileiro. Foi uma atuação segura, com desenvoltura. Kaká e L. Fabiano voltaram a jogar, apesar do meia ainda estar aquém do seu potencial. G. Silva marcou, passou e inclusive fez uns bons lançamentos, ao contrário do seu companheiro Felipe Mello, que continua errando passes e falhando na marcação. Ramires pede passagem e com justiça merece uma chance no jogo contra Portugal. Os laterais permaneceram bem, Robinho caiu um pouco, mas ainda assim foi bem também. A Zaga é incontestável e J. Cesar igualmente. De pontos negativos só o "técnico", a expulsão infantil e merecida do Kaká, a má atuação de Felipe Mello e, por último e não menos importante, a ausência de substituições durante o jogo.

    ResponderExcluir