terça-feira, 15 de junho de 2010

Se cuida Brasil !!

Hoje, como sempre, tivemos mais 3 partidas pela Copa do Mundo. O diferencial do dia foi a tão esperada estréia do Brasil na competição.

Nova Zelândia 1 x 1 Eslováquia Maicon comemorando o seu primeiro gol em uma Copa do Mundo
Costa do Marfim 0 x 0 Portugal
Brasil 2 x 1 Coréia do Norte

As primeira disputa do dia não fugiu do esperado. As duas seleções fracas fizeram uma partida marcada por muitos erros, terminando no empate que embolou totalmente o Grupo E. Para a Nova Zelândia, ao menos, o resultado teve um gostinho bom, já que o gol de empate foi marcado aos 48 do segundo tempo e representou o primeiro ponto somado pelo país na sua história na competição. Sestak abriu o placar para a Eslováquia e Reid foi quem empatou o jogo.

O jogo entre Costa do Marfim e Portugal tinha tudo para ser uma verdadeira decisão pois, à menos que aconteça uma grande zebra, uma das vagas será do Brasil e a outra será disputada entre as duas seleções. Apesar disso ambas seleções tiveram medo de avançar excessivamente e o jogo foi muito disputado no meio campo.

Portugal começou bem e Cristiano Ronaldo, em ótima jogada individual, arriscou um belo chute de fora da área que parou na trave. Depois disso a Costa do Marfim, jogando de forma muito compacta, cresceu no jogo e começou a dominar os espaços. No segundo tempo houve alternância de superioridade dos dois lados, com as duas Seleções menos acanhadas e arriscando mais. Drogba foi ovacionado ao entrar em campo substituindo Kalou, mas o marfinense teve poucas oportunidades e o placar acabou zerado.

Para o Brasil o empate foi bom e a vitória contra a Coréia do Norte era obrigação. A vitória realmente veio, mas de forma muito mais simplória do que se esperava. Não chego a dizer que fiquei surpreso com a atuação do Brasil, porque desde que Dunga assumiu o cargo de técnico a Seleção nunca fez boas atuações contra retrancas.

O que acontece!? É muito simples. Os 10 jogadores de linha do Brasil, em campo, parecem com o próprio Dunga. Parece que temos 10 volantes em campo. Com isso o setor defensivo sempre acaba sendo o destaque do jogo, hoje foram os laterais, em especial Maicon que foi o melhor da partida.

Outra coisa que me chamou a atenção era algo que eu temia e já comentava à tempos. Kaká não vem bem de muito tempo, e com Kaká mal em campo, o Brasil tem poder ofensivo muito limitado, dependendo de jogadas individuais de Robinho e Luis Fabiano, o que não acontece com grande frequencia.

Acho que o Brasil ainda se classifica, mas vai ter que jogar muito mais contra Portugal e Costa do Marfim. Não creio que vá jogar bonito, nunca jogou e não vai ser agora, mas pelo menos precisa se movimentar mais, atacar com velocidade e Kaká precisa voltar a jogar como jogava nos tempos de Milan.
.
Com 10 volantes em campo, não dá.
.
Na quarta feira, a tão esperada estréia da Espanha, com as últimas partidas da primeira rodada e o início da segunda: Chile x Honduras (8:30), Espanha x Suiça (11:00) e África do Sul x Uruguai (15:30).

Nenhum comentário:

Postar um comentário