terça-feira, 22 de junho de 2010

Cade a Europa?

Terça feira e os primeiros grupos começa a ser definidos. No Grupo A Uruguai e México passam para a próxima fase, enquanto no Grupo B Argentina e Coréia do sul avançaram para as oitavas de final. Confira os resultados:

França 1 x 2 África do Sul
Uruguai 1 x 0 México
Argentina 2 x 0 Grécia
Coréia do Sul 2 x 2 Nigéria

Primeiro o fiasco do dia e, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A França demonstrou dentro e fora de campo que necessita de uma renovação imediatamente. Salvo o bom goleiro Lloris, que salvou os franceses de goleadas, não há quem não tenha decepcionado nesses três jogos. Não há o que se falar de Domenech, pífio, incompetente e mesquinho, demonstrou que suas "firulas" ilimitadas viriam por terra mais cedo ou mais tarde. E, convenhamos, foi bem mais cedo do que mais tarde. A África não se importou com isso, acreditou na classificação e jogou como nunca. Tschabalala comeu a bola, parecia jogador de primeiro nível. O 2 a 1, no final, acabou sendo injusto, merecendo os Bafana-Bafana um resultado mais largo e, quem sabe, até uma classificação para a próxima fase. Parabéns, apesar da desclassificação, aos donos da casa.

Na outra partida, o tão falado "jogo de compadres" não entrou em campo. Dois times aguerridos, um mais "quebrador" outro mais "na correria" demonstraram um futebol invejável, principalmente pelos seus sistemas defensivos. O Uruguai marcou num lance de bola aérea, sua especialidade, fez o gol que lhe garantiu a liderança da chave e a escapatória da temida Argentina. Parabéns aos uruguaios e mexicanos, seleções americanas, que desbancaram um gigante europeu.

Pelo Grupo B, disputava-se a segunda colocação, tendo chance os três times restantes. Na partida da Argentina, a Grécia bem que tentou, mas a falta de jogadores de qualidade no frente, esbarrou no selecionado misto de Maradona, que ainda teve qualidade o suficiente para balançar a rede duas vezes, uma delas com ele, Palermo (não de pênalti, evidentemente). Messi foi bem, mas não conseguiu balançar as redes, estará ele guardando pra quando precisar? Só veremos com o tempo.

A Coréia enfrentou os nigerianos endiabrados, jogando em campo não só os quatro anos de trabalho, como pareciam colocar a vida toda dentro das quatro linhas. Não foi fácil para nenhum dos lados, e se tivessem caprichado um pouco mais na finalização, a Nigéria teria vencido o jogo e classificado, ao menos uma seleção da África. O 2 a 2 foi justo, uma bela demonstração de vontade de jogar e de futebol bem jogado, é uma pena, de fato, que os nigerianos não tenham conseguido se classificar. Os primeiros confrontos das oitavas de final serão: México x Argentina e Uruguai e Coréia do Sul.

Amanhã mais quatro jogos: EUA x Argélia e Inglaterra x Eslovênia (11hrs) e Gana x Alemanha e Austrália x Sérvia (15h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário