terça-feira, 29 de junho de 2010

Formação "Ideal"

O primeiro jogo de ontem foi marcado por defesas incríveis dos goleiros na boa partida entre Holanda e Eslováquia. Apesar da inspiração dos goleiros Mucha (Eslováquia) e Stekelenburg (Holanda), o placar não ficou no zero, por conta da qualidade indiscutível de Robben e Sneijder, dois dos maiores jogadores da atualidade, e por uma penalidade convertida por Vittek nos acréscimos em favor da Eslováquia.


Holanda 2 x 1 Eslováquia

Brasil 3 x 0 Chile

.

O gol que abriu o marcador saiu na primeira etapa após lançamento de Sneijder, que Robben cortou para o meio e chutou no canto, ao seu melhor estilo. O segundo foi marcado pelo próprio Sneijder após boa jogada de Kuyt. Em uma partida intensa, e a Eslováquia novamente surpreendeu jogando um bom futebol e mostrando que a eliminação da Itália não foi mera ocasionalidade, todavia, prevaleceu a qualidade individual da equipe holandesa, que mais uma vez está no caminho do Brasil.


E por falar em Brasil, na partida de ontem vimos a sua melhor formação. Ramires começando como titular e se apresentando bem no jogo provou que as críticas aos volantes tinham fundamento. Ele pode não ser um grande jogador, mas apenas um único volante dedicado à marcação é o suficiente. Dessa forma, o meio campo fica mais solto e rápido, mais ofensivo e com melhor toque de bola, não apenas toques laterais que atrasam o jogo. Ora, um time caracterizado pela qualidade no contra-ataque precisa jogar com velocidade, isso é óbvio.

.

Luís Fabiano e Robinho marcaram, mas com exceção dos gols, fizeram partidas deploráveis, o último mal conseguia dominar a bola e não concluiu um único drible durante todo o jogo. Quanto ao meio campo, é evidente que Daniel Alves é um jogador diferenciado, deu assistências de qualidade, mas também já restou claro que não consegue colocar em prática todo o seu futebol nessa posição. cometendo alguns erros. De toda forma, é sempre uma boa opção.

.

Gostei do jogo, como sempre, não foi nada espetacular, mas o Brasil dominou o tempo todo. E mais uma vez meu destaque vai para o setor defensivo, principalmente para Lúcio, que depois dessa partida, na minha opinião, está junto com Messi e Villa entre os melhores jogadores da Copa. Que frieza para arrancar ao ataque e que tranquilidade no desarme. Juan também foi muito bem, e foi presenteado com o gol.

.

Vale lembrar também que Maicon, apesar de não ter feito boa partida, se apresentou para algumas cobranças de faltas e escanteios e foi muito bem nesse ponto. Se essa for a média dele, deveria ser o cobrador oficial, haja vista que Elano não acertou um escanteio decente na Copa e Daniel Alves (que é ótimo cobrador, diga-se de passagem) também parece não ter se acertado com a Jabulani.

.

É uma pena que Ramires tenha levado o segundo cartão e não possa jogar contra a Holanda. Todavia, não creio que isso faça grande diferença, porque o Dunga é teimoso e orgulhoso, e dificilmente mudaria o sistema. Se Felipe Melo tiver condições perfeitas de jogo, irá sim começar a partida.

.

Brasil x Holanda está marcado para sexta feira às 11:00. Será um grande duelo, de duas seleções que sempre apresentaram um futebol vistoso, mas que atualmente jogam de forma muito pragmática. Sneijder e Robben vem jogando muito mais do que Kaká, Robinho e cia, mas se Lúcio e Júilio Cesar estiverem inspirados... adios Holanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário