sexta-feira, 11 de junho de 2010

Igualdade no grupo A

A Copa do Mundo 2010 finalmente começou, foram duas partidas disputadas no dia de hoje pelo grupo A, as duas terminaram em empate. A disputa acirrada, ponto a ponto, no grupo já era esperada. Afinal, a França é a potência no grupo, mas passa por má fase. México e Uruguai não chegam a ser favoritos mas são boas seleções, e a África do Sul, que seria a pior do grupo, joga em casa com apoio da torcida. Os jogos de hoje provam que somente nos últimos minutos serão definidos os classificados.

África do Sul 1 x 1 MéxicoTshabalala, autor do primeiro gol da Copa do Mundo da África
França 0 x 0 Uruguai

No Soccer City, quase 90 mil pessoas vibraram com o gol da África do Sul. Naquele momento da partida (10 minutos do segundo tempo), o México detinha maior posse de bola, mas pouco criava e nada arriscava, enquanto a África jogava quase somente nos contra-ataques.

Eis que em um desses contra-ataques Tshabalala (foto) encontrou um buraco na marcação da zaga mexicana e fez um belíssimo gol, o primeiro da Copa da África. O México continuou com a posse da bola, e chegou ao gol de empate com o zagueiro Rafa Márquez.

Apesar da maior posse de bola do México, a África do Sul teve as melhores chances, e poderia ter saído até com a vitória após uma bola na trave no fim da partida. Pelo que foi apresentado não se pode dizer, entretanto, que o resultado foi injusto.

Também não foi injusto o placar sem gols na segunda partida, entre Uruguai e França. Ribery, Anelka e Gouvou tiveram atuação discreta e pouco criaram. O Uruguai até teve algumas chances com jogadas individuais de Diego Forlán mas também não passou muito disso. O jogo foi abaixo das espectativas.

No final da partida, com a entrada de Henry - que na minha opinião deveria ser titular - a França avançou a marcação e o Uruguai preocupou-se apenas em defender. A equipe francesa chegou a colocar uma pequena pressão mas esbarrou na boa marcação e na própria falta de inspiração.

Destaco também a ótima atuação dos juizes e principalmente dos bandeiras nas duas partidas. Criticamos tanto estes, de vez em quando também é bom elogiar, e nesse caso merecidamente.

Nada mal para o primeiro dia. Amanhã teremos Coréia do Sul x Grécia (8:30), Argentina x Nigéria (11:00) e Inglaterra x Estados Unidos (15:30).

Um comentário:

  1. Infelizmente não pude assistir o segundo jogo.

    Já a abertura me interessou e muito. Admito que fiquei surpreendido: com o México por ter demonstrado um futebol abaixo do esperado, e com a África por ter superado as minhas expectativas. Gostei do futebol dos Bafana-Bafana, até torci para que eles vencessem, e acho que mereciam. Mas o placar acabou justo, no final das contas.

    ResponderExcluir