quarta-feira, 16 de junho de 2010

E PINTOU A ZEBRA!!

A quarta-feira na África do Sul começou com o jogo morno entre Chile e Honduras, duas seleções que ambicionam muito pouco na Copa. Apesar disso, a seleção sul-americana não jogou feio, pressionando sempre com seus três atacantes e com a participação destacada do meia ex-Palmeiras, Valdívia. Enquanto a seleção hondurenha preocupava-se exclusivamente em defender, o Chile não perdeu tempo a abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo, com Beausejour, ex-Grêmio, após belo cruzamento de Isla. O Chile permaneceu no ataque, mas parou nas mãos do bom goleiro de Honduras e o placar não foi ampliado. 1 a 0 para os chilenos, que alcançaram a primeira vitória em Copas do Mundo dos últimos 48 anos.

O segundo jogo era muito esperado, visto que estaria em campo nada mais nada menos do que a principal favorita ao título, a Espanha. Estreando contra a Suíça que, apesar de não ser uma seleção ruim, não contava com o maior artilheiro de sua história, já que Frei foi poupado por lesão muscular. O último jogo da primeira rodada da fase de grupos foi tão simples quanto se imaginava, só não teve o desfecho que todos, e eu reitero, TODOS esperavam. A Fúria atacou durante todo o jogo, teve posse de bola em torno dos 70%, encurralou a Suíça em todo o campo e passou 95% do jogo ao redor da área do goleiro Benaglio. O problema dos atuais campeões da Eurocopa esteve, principalmente nestes 5% e na falta de pontaria de seus jogadores. A Suíça teve duas chances de gol, numa delas, Casillas saiu bem estabanado no atacante, cometeu o pênalti não marcado pelo juiz, mas, para sorte dos suíços a bola sobrou no pé de Fernandes que empurrou para o fundo das redes. O improvável acontecia, a Espanha saiu atrás do placar. Era visível o abatimento e o nervosismo dos espanhóis, que permaneceram tentando e falhando. A Suíça ainda teve a melhor chance de marcar, após belíssima jogada que terminou na trave esquerda do goleiro da Espanha. Final de jogo e o inacreditável ocorrera: a favoritíssima seleção da Espanha, temida por todos, perdeu para o selecionado suíço, que não leva gol em copas há 6 jogos. A zebra deu os ares pela África do Sul e a Suíça computava três pontos importantíssimos, que provavelmente ninguém mais vai conseguir.

O último jogo do dia foi o primeiro jogo da segunda rodada e a segunda participação da seleção dona da casa contra o selecionado uruguaio. Infelizmente para a torcida a apresentação da África não foi tão boa quanto a do primeiro jogo, contra o México, e pra felicidade da torcida sul-americana o Uruguai jogou bem melhor do que no primeiro jogo, contra a França. Forlán anotou duas vezes, um de pênalti, e Pereira fechou o placar. A seleção africana foi decepcionante e ainda teve seu goleiro, um de seus destaques, expulso no lance do gol de pênalti. As esperanças sul-africanas vão indo por água abaixo enquanto as uruguaias crescem e o resultado praticamente garante a classificação para às oitavas-de-final.


Amanhã teremos: Argentina x Coréia do Sul (8h30min), Nigéria x Grécia (11h) e França x México (15h30min).

Nenhum comentário:

Postar um comentário