terça-feira, 1 de junho de 2010

Brasileirão pós-Copa do Mundo

O que mudará para os clubes com o intervalo da Copa do Mundo? Quem será beneficiado? Quem será prejudicado? Essas perguntas tem sido pouco realizadas, tendo em vista que a atenção está centrada na própria Copa, entretanto, assim que a competição terminar, teremos que enfrentar a realidade dos clubes que sofrerão algumas mudanças.

Internacional – Para o Inter o intervalo será muito positivo. O clube terá tempo de organizar o time que ainda não encontrou uma identidade, começando pela contratação de um novo técnico. Com certeza a demissão de Fossati antes da Copa já foi decidida tendo isso em mente, com a intenção de aproveitar esse tempo para não apressar as escolhas, e talvez conseguir uma base organizada com o novo técnico antes do retorno ao Brasileirão.


Campeonato Brasileiro 2010

São Paulo e Cruzeiro – Para essas duas potências do futebol brasileiro o intervalo também tende a ser positivo. Provavelmente o elenco será pouco modificado e o entrosamento deverá acertar as falhas que ambas as equipes vem demonstrando. São grupos fortes que tendem a evoluir no decorrer da competição.


Santos – O clube deve estar tranqüilo, embora tenha caído de rendimento nas ultimas rodadas, vem de ótima e surpreendente campanha na temporada. Mas quem vai perder o sono com essa janela de transferências do meio do ano é o torcedor, pois as sondagens por jovens revelações serão grandes, principalmente por Ganso. Se o Santos segurar a garotada, voltará da mesma forma após a Copa, mas se vender, dificilmente manterá a qualidade pelo resto do campeonato. O intervalo definirá muita coisa no peixe.


Ceará, Guarani e Avaí – Para estes, o retorno tem grandes chances de ser negativo, pois todos estão em boa fase e nada garante que isso permanecerá assim após o interregno da Copa do Mundo. Claro que isso é apenas uma possibilidade, algum deles pode voltar até melhor, mas a tendência é que com os demais times fortalecidos, os considerados menores comecem a ter maior dificuldade.


Grêmio – O tricolor gaúcho será, provavelmente, um dos maiores beneficiados com essa folga. O time sofreu muito com lesões no primeiro semestre e após a Copa terá o retorno de importantes peças, como o meio campista Souza, um dos destaques do time do ano passado, bem como os zagueiros Mário Fernandes e Neuton. Além desses, há também Lúcio, Fábio Santos, Joílson, William Magrão, Ferdinando, Douglas, Leandro e Borges. Um time praticamente completo no departamento médico.


Fluminense - O Fluminense vem muito bem no inicio de Brasileirão, mas ainda não provou ser regular, e com mais tempo de treino com o técnico Muricy, a tendência é uma melhora considerável. Apesar disso, o time ainda precisa de alguns reforços em determinados setores, que podem ser analisados durante a Copa do Mundo.


Para outros times como Vasco e Atlético PR, será a chance de acordar, antes que seja tarde. Para Flamengo e Atlético MG que esperavam uma campanha inicial melhor, a chance de se reestruturar.


A única certeza é que no segundo semestre teremos um campeonato totalmente diferente. Esqueçam muito do que vocês sabem sobre os times e não se surpreendam com reviravoltas na tabela. Mas antes, ainda restam duas rodadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário