sábado, 26 de junho de 2010

Dados da Copa

A primeira fase da Copa do Mundo esteve longe de ser um espetáculo, mas foi melhorando gradativamente. A primeira rodada teve a menor média de gols da história (1,56) por partida, mas aos poucos as seleções se sentiram mais soltas, mais determinadas a buscar o placar e pudemos assistir algumas partidas empolgantes. Veremos a seguir alguns números, e também alguns destaques da fase de grupos da Copa da África:

Foram disputadas 48 partidas com 101 gols marcados (média de 2,1 por partida).

Argentina e Holanda foram as únicas seleções com 100% de aproveitamento. A campanha dos hermanos é superior no saldo de gols, boa parte deles por conta de Higuaín, que marcou 3 vezes e foi o artilheiro da Copa da primeira fase, juntamente com David Villa da Espanha.

Camarões foi a primeira seleção matematicamente eliminada da Copa, enquanto a Holanda foi a primeira classificada para as oitavas.

A maior goleada foi o “passeio” de Portugal sobre a Coréia do Norte, 7 x 0, que foi também a maior goleada da história da seleção portuguesa em Copas do Mundo. Com isso Portugal teve, juntamente com a Argentina, o melhor ataque com 7 gols marcados. O pior foi o de Argélia e Honduras, que não balançaram a rede.

A melhor defesa ficou por conta de Uruguai e Portugal que não sofreram gols. A defesa mais vazada obviamente foi a da Coréia do Norte que sofreu 12 gols. A seleção norte coreana também teve a pior campanha com 0 pontos e histórico saldo negativo de -11, marcou apenas contra o Brasil.

Abaixo algumas opiniões pessoais:

Quem mostrou o melhor futebol? Meu voto vai para a Argentina. Por incrível que pareça a equipe do pseudo técnico Maradona demonstrou um futebol muito bonito, mas também objetivo e eficiente. A defesa que costuma ser o ponto fraco da seleção argentina não foi perfeita, mas se apresentou bem, levando apenas 2 gols em 3 jogos, quanto ao meio campo e ao ataque, não há necessidade de comentar.

Quem decepcionou? A Itália, eliminada em último lugar do grupo, com a pior campanha da sua história. A França também foi uma grande decepção, mas a campanha vergonhosa da azurra com certeza foi mais surpreendente.

Quem foi a maior zebra? A Eslováquia, que venceu a Itália e eliminou a atual campeã da Copa. A seleção da Eslováquia conseguiu o que muitos achavam impossível. Sem dúvidas a maior zebra.

Quem foi o melhor jogador? Alguns podem discordar, já que ele ainda não fez nenhum gol, mas Lionel Messi foi muito bem nos 3 jogos, deu lindos dribles, assistências e apenas não marcou por mérito dos goleiros e bolas na trave. Jogou bem o tempo todo. Cheguei a pensar em colocar aqui David Villa que fez belos e importantes gols, mas acho que nem mesmo ele jogou tão bem quanto Messi. De toda forma, ambos jogaram muito e prometem ainda mais.

Quem foi o jogador que mais decepcionou? Muitos grandes jogadores tiveram atuações discretas na primeira fase, mas aquele que se esperava muito e mais decepcionou, na minha opinião, foi Wayne Rooney. Sem ele a Inglaterra não possui qualidade no ataque, e o seu desempenho modesto reflete diretamente nas atuações fracas da seleção inglesa.

Qual foi a melhor seleção africana? Acho que no geral as seleções africanas decepcionaram, mas gostei do futebol da África do Sul que se superou com a vitória (merecida) sobre a França. Todavia, por ter salvado o continente de não ter nenhum representante na segunda fase, Gana merece o “título” de melhor seleção africana da Copa.

Quem foi o melhor jogador africano? Na indecisão, escolhi dois jogadores. Enyeama (goleiro da Nigéria), que nos dois primeiros jogos evitou o que poderiam ser goleadas com diversas defesas dificílimas. Além dele, Tshabalala (África do Sul) que jogou muita bola. Fez um belo gol na primeira partida e comandou o jogo contra a França. Os dois jogadores ofuscaram as atuações de Eto'o e Drogba.

Acabou a moleza, de agora em diante quem perder faz as malas e vai para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário